SÓ JESUS CRISTO SALVA – JOÃO 14.5-7

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno IBVB em 04 de setembro de 2022 na abertura da Campanha de Missões Nacionais

INTRODUÇÃO

  1. Igrejas e juntas missionárias têm um desafio especial: manter crentes envolvidos na obra missionaria. Isto não pode ser feito a qualquer custo porque servimos o Deus de toda justiça, toda verdade e toda santidade. Na verdade, as últimas décadas tem sido de grande reflexão sobre a Evangelização e a obra Missões. 
  2. Evangelho não é apenas uma questão de resultados, mas também de como se faz para chegar lá. O método de Jesus, por exemplo, jamais utilizou as estratégias de conquista da época. Pelos discípulos, ele teria usado o seu poder como Filho de Deus para subjugar Roma e demais inimigos de Israel.
  3. A nossa Junta tem pensado nisto e refletido sobre o tema. Vejamos parte do texto de abertura da Campanha: “Precisamos ver igrejas cheias de vida espiritual e crentes sinceramente interessados na conquista de almas” (citação de O Jornal Batista, de 1979). É com este sentimento que repetimos o tema de 1980, “Só Jesus Cristo Salva”, na Campanha de Missões Nacionais em 2022. A decisão é intencional, visando fortalecer o ímpeto evangelístico em nossa geração que, em diversas regiões do Brasil, não tem mais a oportunidade de realizar evangelismo de porta em porta ou de cultos ao ar-livre, por exemplo, e que precisa de cautela ao falar do evangelho em escolas ou locais de trabalho, pois as regras sociais tendem a considerar desrespeitoso, ou mesmo abusivo, falar sobre religião. Mesmo com as limitações desse tempo, precisamos anunciar que “Jesus Cristo é a única Esperança”, porque “Só Jesus Cristo Salva”. 
  4. A obra se faz pelo trabalho conjunto de crentes coordenados pelas igrejas e pelas juntas missionárias. O texto de João é uma ótima referencia quando o assunto é a vida espiritual dos crentes e seu papel no mundo.  

O TEXTO

  1. A pergunta de Tomé vem depois de uma afirmação do próprio Jesus de que sabiam para onde Ele iria. É como um aluno que dormiu ou faltou naquela aula. Alguns interpretes do texto afirma que foi a pergunta de um homem displicente na sua relação com Jesus. A pergunta punha em dúvida se Tomé conhecia o Pai e o próprio Jesus. Por que o seguia senão sabia destas coisas? 
  2. Assim como ele, como temos dificuldade para enxergar as coisas espirituais! Como o pecado nos cega para o que está diante dos nossos olhos! Ou, também, como o nosso coração demora para alcançar as coisas de Deus. Nem sempre estamos fora do caminho de Deus, mas estamos aquém. Atrasados, lentos, letárgicos.  
  3. Jesus não o condena, mas responde a dupla questão: para onde e por qual caminho. Jesus respondeu com precisão e concisão a pergunta de Tomé: o caminho, a verdade e a vida são ele e a direção para a qual todo que o segue é o Pai. 
  4. É comum que se pergunte quais das palavras é mais importante ou qual coordena as outras. Alguns afirmam que é caminho. Outros que são três palavras independentes, mas a ARC conservou um detalhe do texto que pode soar estranho em português: caminho e a verdade e a vida. Isto significa que todas tem o mesmo peso e se complementam. Então, poderíamos dizer: 
  • Eu sou o caminho da verdade que conduz a vida e até a vida – ou seja, quando escolhemos Jesus como caminho, andamos na verdade que nos levará a Deus; 
  • Eu sou o caminho da vida que conduz a verdade – ou seja, ao andarmos em Cristo estaremos vivendo uma vida de verdade e seguindo rumo ao Pai;  
  • Eu sou a verdade da vida que determina o caminho – ou seja, todo aquele que busca a verdade como forma de viver encontrará em Cristo todas as respostas para uma vida plena na presença de Deus;  
  • Eu sou o verdadeiro caminho que conduz a vida – ou seja, quem mede seus passos e decisões pela vontade de Cristo encontrará a vida eterna; 
  • Eu sou a vida que os conduz pelo caminho da verdade – ou seja, aqueles que confiam suas vidas a Cristo serão conduzidos em toda a verdade e por fim ao próprio Deus; 
  • Eu sou a vida verdadeira que os leva pelo caminho – ou seja, aquele que conclui que não há vida fora de Cristo, será levado até o Pai. 
  • Na ordem, somos convidados a fazer escolhas corretas, a andar pela fé e não pela vista, a buscar a verdade, a analisar a nossa vida em razão dos frutos que produzimos, a sermos conduzidos pelas mãos por Cristo e não confiarmos em ninguém além dele. 

PODEMOS, AINDA, PENSAR QUE CAMINHO, QUE VERDADE E QUE VIDA É JESUS

  1. Que tipo de caminho é Jesus? Difícil, seguro e único. Jesus era um caminhante, um viajante em busca de homens perdidos. Ele não era um inquieto superativo como muitos nos tornamos, mas alguém com uma missão clara que l punha em movimento. Todo crente sabe que a caminhada cristã é especialmente difícil e particularmente desafiadora. Problemas e dificuldades vêm de todos os lados: evangelizar, doar dinheiro, pregar, ir para o campo, vencer a tentação, manter a santidade, etc., são coisas muito difíceis. Além disto, temos fraquezas, medos e tentações querendo nos derrubar. O Apóstolo Paulo captou bem esta ideia de vivermos em Cristo. Ele fala de vivermos nele, nos movermos nele, sermos batizados nele, vivermos com ele, morrermos com ele.  
  2. Que tipo de verdade é Jesus? Capaz de dissipar toda dúvida e incredulidade do coração humano. A verdade que somos pecadores condenados que só podem encontrar salvação em Cristo. Como Jesus lida com as nossas dúvidas e até com a nossa falta de fé? Com cuidado porque sabe o quanto elas podem ser perigosas para nossa fé. Quando eu era novo convertido me ensinaram algo errado, mas eu não aceitei bem a ideia: que toda dúvida é do Diabo. Um gancho para nos fisgar. A pessoa que disse isto confundiu a dúvida sincera que conduz ao conhecimento com incredulidade que é um semente que nos faz duvidar do poder, do amor e da misericórdia de Deus. O que ela deveria ter ensinado é que toda vez que quisermos saber algo devemos perguntar a Deus e ouvir a sua resposta. Andar com Cristo significa que sempre saberemos de tudo? Não, mas que nele podemos nos sentirmos protegidos e seguros na caminhada. 
  3. Que tipo de vida é Jesus? Plena e eterna. Jesus disse que quem andasse com ele teria vida plena. O que isto significa? Proteção do pecado, livramento da ira de Deus, um lar reservado no céu, amigos, irmãos, bençãos. No próprio Evangelho de Joao ele disse: e a vida eterna é esta, que conheçam a ti, como único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.  

COMO ISTO NOS DIRIGE NA VIDA MISSIONÁRIA?

  1. Deus nos dará irmãos, igrejas e salvos se andarmos com Cristo e como Cristo andou. 
  2. Missões é saber que o que não vemos está lá porque Deus não nos chama para trabalhar em vão.  
  3. Ninguém pode pregar de verdade senão conhece o alvo da mensagem que é o próprio Jesus.
0 Ações
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar