CURAR OU SALVAR? MARCOS 10.46-52

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno IBVB em 18 de setembro de 2022.

INTRODUÇÃO

  1. Na nossa última mensagem vimos que João e Tiago fizeram um pedido oportunista para Jesus pensando que naquele mesmo dia ele tomaria o poder de Roma e destruiria os seus inimigos. Jesus os confrontou porque não poderiam pedir que se assentassem ao seu lado no seu Reino porque isto não lhe cabia decidir, sendo o papel Pai. O pedido de ambos mostra como o nosso coração pode desejar coisas que não ter nada a ver com o Reino de Deus.
  2. Outra consequência dos nossos maus desejos é gerar problemas e como o pedido de ambos que gerou revolta nos outros 10 discípulos e por pouco não aconteceu uma grande confusão entre eles. Jesus impediu a briga afirmando que no seu Reino as coisas são muitos diferentes. Ou seja, todos dever ser servos e servir os outros. Os maiores são os que servem.
  3. Jesus, sabendo que seus discípulos seriam mortos por causa do seu testemunho, não os advertiu quando afirmaram que poderiam beber o cálice que ele beberia e passar belo batismo que ele passaria. Todo servo de Deus bebe do seu cálice, ou seja, tem comunhão com ele; e é batizado com seu batismo, ou seja, imita o seu exemplo.
  4. Jesus, como também, vimos estava determinado a executar com detalhes a sua missão e se apressou a chegar a Jerusalém. Ele vem do Leste é necessário passar por Jericó para entrar em Jerusalém onde algo muito importante vai acontecer.
  5. Como estavam os discípulos naquele momento? Tinham aprendido uma dura lição e aguardando os novos acontecimentos. Provavelmente, a admiração e o espanto com Jesus cresceram.  
  6. Se com aquele ensino abriram os olhos o suficiente ainda é cedo para dizer, mas com certeza estão mais atentos e medindo as próprias palavras. Quando estamos aprendendo devemos medir as nossas palavras e, depois de aprender, ainda mais.

O TEXTO

  1. Jesus está, mais uma vez, acompanhado por uma grande multidão. Mas agora há dois motivos: além de segui-lo, a Páscoa está às portas, cerca de cinco dias, e judeus de todos os lugares estão em chegando para as celebrações em Jerusalém. Naquela multidão há discípulos, curiosos, pessoas que ainda não o conheciam e inimigos. Jesus, mais uma vez, mostrará o seu poder e a sua mensagem.
  2. No caminho está um homem que, provavelmente não é o único naquela situação e pede esmolas. Ele é o cego. Talvez as pessoas dissessem apenas O CEGO e já sabiam que era Bartimeu. Características pessoais e pecados podem nos marcar, mas elas podem glorificar a Deus se permitirmos que ele nos transforme. O que nos envergonha ou causa temor pode ser transformado para a Glória de Deus.  
  3. O momento era oportuno para este homem cego. A cidade estava cheia de judeus de todos os lugares sensibilizados pela Páscoa e capazes de doar muito. Seriam dias muito rentáveis para os pedintes, mas estamos diante de um homem que procurava dinheiro, mas recebeu muito mais.
  4. Jesus está neste ambiente e Mateus, Marcos e Lucas dão atenção ao fato. O relato de Marcos é diferente do relato de Mateus e de Lucas em aspectos diferentes. Mateus diz que Jesus estava saindo da cidade e que eram dois cegos. Lucas diz que Jesus estava entrando na cidade e que era apenas um cego, mas não diz seu nome. Marcos diz que Jesus estava saindo, que era apenas um cego e que seu nome era Bartimeu. A contradição entre os três Evangelhos é apenas aparente. Mateus e Marcos dizem que Jesus estava saindo da cidade porque foi apenas uma breve passagem por ali e, assim que curou os dois cegos, ele continuou a viagem para Jerusalém. Quanto a serem dois cegos em Mateus e um em Marcos e Lucas, também é fácil entender. Marcos e Lucas enfatizam o que fez apenas um deles por estar em maior evidência. Marcos cita o nome porque era alguém conhecido por Pedro ou pelo próprio Marcos. Ou seja,

Jesus, numa passagem muito rápida por Jericó, em que entrou e logo saiu da cidade, curou dois homens cegos, mas foi Bartimeu, o mais conhecido deles, que gritou e se dirigiu a Jesus, mas ambos foram curados.

  • Bartimeu recebe a notícia de que é Jesus que está passando e ousa chamar pelo nome e lhe chama por um título especial: Filho de Davi! O título é muito significativo por vários motivos: Jesus é descendente de Davi, é o Rei que se assentaria no seu trono, está entrando na cidade de Davi (Jerusalém) e o espirito da Páscoa, como uma libertação, está prestes a encontrar sua máxima significação. Bartimeu sabia de tudo isto? Talvez sim, talvez não, mas o que ele disse é uma verdade profunda e complexa.
  • Bartimeu não se intimida com pessoas que querem que ele se cale e não incomode Jesus. Não se faz de rogado ou pobre coitado. Pelo contrário, quanto mais tentam impedi-lo mais ele insiste. É uma lição de fé muito importante para todos nós: buscar Jesus sem medo. Como alguém que parece muito bem o que está pedindo, ele não apela para sua condição difícil naquele ambiente. Ele apela para a misericórdia de Jesus. É como se dissesse: eu sei que não mereço, mas sei que sua misericórdia é infinita.
  • Bartimeu conhecia a fama de Jesus e quem lhe contou a história foi preciso. Quem lhe contou? Como Bartimeu ficou sabendo de Jesus? Será que foi alguém que foi alvo da misericórdia de Jesus? Uma testemunha da misericórdia de Jesus por outras pessoas? Não é possível saber. O que sabemos é que Bartimeu sabe quem Jesus é (o Filho de Davi) e o que pode fazer (ter misericórdia dele).
  • Neste primeiro momento não é possível afirmar que ele queria ser curado da cegueira. Sabemos disto somente a após a pergunta que Jesus lhe fez. Considerando que ele queria a misericórdia de Jesus, é possível afirmar que ele decidiu se entregar e buscar Jesus e que o próprio Jesus decidisse o que era melhor para ele. Quando clamamos pela misericórdia de Jesus, devemos ter ciência da nossa limitação, mas não exigir de Deus o tratamento que queremos.
  • Há um outro elemento que não está no texto, mas podemos cogitar. Ele poderia ter pedido dinheiro ou esmola para Jesus. Aliás, poderia até ter recebido algum dinheiro e apenas isto. Não temos histórias claras do que acontecia financeiramente no ministério de Jesus, mas sabemos que tinham uma reserva financeira para as viagens, comida e que ajudavam pessoas pobres. Jesus poderia simplesmente ter dado dinheiro para Bartimeu, mas lhe deu a sua misericórdia.
  • Por que as pessoas queriam que Bartimeu se calasse? Há vários motivos possíveis: Jesus estava decidido a chegar a Jerusalém e isto poderia atrasá-lo; Jesus era agora um homem muito importante numa missão fundamental e não podia perder tempo com um cego; as pessoas estavam incomodadas com a ousadia e a gritaria de Bartimeu porque parecia um comportamento inadequado; o próprio Bartimeu podia ser um homem não muito bem aceito e amado pelo povo dali. Mas Bartimeu está diante de uma oportunidade única e não vai deixar passar. Oportunidades no Reino de Deus devem ser muito bem aproveitadas.
  • A narrativa é interessante. Jesus não se dirige a Bartimeu diretamente. Ele pára e pede que as pessoas o tragam. Que lição! Que vergonha! Os mesmo que disseram para se calar agora deviam conduzi-lo dizendo que se animasse porque o mestre estava chamando.
  • Agora sabemos que Bartimeu estava realmente sentado à beira do caminho, mas qual a importância de afirmar que ele tirou a capa? Lançar, neste caso, foi jogar de lado, abandonar no chão, descobrir-se e se expor. Os homens da Bíblia nunca perdem a oportunidade de afirmar que para ir a Jesus é preciso deixar algo para trás.
  • Também afirma que levantou de um salto mostrando a vontade e a determinação que toma o coração de quem deve se dirigir a Jesus. É um homem que rapidamente se dirige a Jesus, mesmo não enxergando. A quantos metros estava de Jesus? Não sabemos. Como chegou? Provavelmente ajudado por outros.
  • Então, temos uma das conversas mais rápidas e objetivas dos Evangelhos. A pergunta de Jesus é singular: que você quer? Um pedido só e não há espaço para especulações. Bartimeu deve ter desejado durante a vida inteira enxergar. A Bíblia diz em Provérbios que quem se deleita no Senhor tem os desejos do coração atendidos.
  • Nem Mateus, nem Marcos e nem Lucas narram como Bartimeu ficou cego ou mesmo se era cego de nascimento. Por que? Porque não importa. A partir de Jesus as coisas velhas passam.
  • A resposta de Bartimeu é certa e direta: ele quer enxergar. O que você responderia se fosse perguntado deste mesmo modo? Quem conhece a história da lâmpada mágica sabe que são três pedidos. Na vida cristã, com Cristo, é um só.
  • Antes de ser curado, Jesus lhe disse algo que merece muita atenção. Ele diz que a fé o salvou. Nossa versão traduz o verbo como está no original: salvar. Outras versões dizem curou como a NVI, NTLH e NVT. E aí? Curou ou salvou? Na verdade, as duas coisas. Não há pessoa que Jesus tenha curado apenas fisicamente sem tocar também na sua alma. Não foi diferente com Bartimeu. Ele voltou a ver, mas se tornou imediatamente um discípulo de Jesus. Há outras situações onde a expressão foi usada e em todas as pessoas passaram a seguir Jesus e crer nele. Alguns exemplos:
  • Mulher com fluxo de sangue – Mateus 9.22, Marcos 5.34, Lucas 8.48 – E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.
  • A mulher que chorou aos pés de Jesus – Lucas 7.50 – E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
  • Ao leproso samaritano que retornou para agradecer – Lucas 17.19 – E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
  • A passagem termina de forma singela afirmando que passou a ver e seguiu Jesus. Ou seja, também testemunhou aqueles momentos duros de Jesus. Abriu os olhos para ver Jesus entregar a sua vida por ele também.

CONCLUSÕES

  1. Podemos confiar no poder de Jesus. Ele tem tempo para nossas orações e dificuldades.
  2. Não há aproximação verdadeira de Jesus sem coragem e sem abandonarmos o que nos atrapalha.
  3. A má vontade de outros nunca é obstáculo para quem tem fé.
  4. Pedidos feitos com fé são aqueles que realmente sabemos o que queremos.
  5. Jesus deseja nossa salvação.
  6. Quem é salvo por Cristo o segue tomando a sua cruz.
0 Ações
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar