A PEDRA REJEITADA – MARCOS 12.1-12

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno IBVB de 30.10.2022, mas não foi gravada

INTRODUÇÃO

  1. Hoje vamos falar de rejeição. Da rejeição de Deus e do seu filho Jesus. Jesus, como homem, também foi rejeitado. Quando a Bíblia fala que temos um sumo sacerdote que pode se compadecer das nossas necessidades também falamos de alguém capaz de compreender todas as desventuras humanas.
  2. A rejeição é uma das armas mais cruéis que um ser humano pode usar contra outro. Por que? Porque é uma tentativa de quebra definitiva do relacionamento.
  3. A rejeição é algo tão grave que pode marcar negativamente a vida de uma pessoa para sempre. Muitos órfãos foram crianças rejeitadas pelos pais. Pessoas rejeitam a inclusão de outras em seus grupos.
  4. Mas o que vamos tratar hoje é a rejeição do próprio Jesus e as duras consequências disto sobre aqueles que o rejeitarem.     

O TEXTO

  1. Na semana passada falamos da autoridade de Jesus. Na verdade, Marcos narra na sequência cinco passagens que narram Jesus reivindicando a sua autoridade sobre os homens, sobre o seu povo e sobre tudo e sendo rejeitado. Nesta parábola fica evidente que Jesus também foi enviado para exigir aquilo que pertencer a Deus e que os homens desejam se apossar. 
  2. Esta parábola fala da rejeição dos judeus dos planos de Deus e da rejeição do próprio Jesus. Além disto, de como Deus também leva sua Palavra aos povos gentios e como serão punidos os que rejeitaram a sua Palavra.
  3. Esta parábola também ilustra todo o enredo do plano de salvação divino e da resistência humana por séculos e séculos.
  4. Quem é o homem que plantou a vinha e a protegeu de todas as formas? O próprio Deus. A vinha é símbolo de riqueza, prosperidade e do próprio sangue de Jesus. Ou seja, Deus proporcionou o melhor para o seu povo. Como ele fez isto? Desde quando criou o seu povo, deu a eles a sua palavra, os livrou com milagres, deu-lhes uma terra, deu-lhes profetas, reis e sacerdotes fiéis. A parábola mostra que Deus não apenas prega sua Palavra, mas cerca o povo de condições de vive-la. A rejeição divina também acontece quando negamos as estruturas que Deus nos dá.
  5. Como na parábola dos talentos, esta parábola diz que Deus pede contas de tudo que ele dá ao homem. Este pedido de contas diz respeito a ouvir aqueles que foram enviados por Deus como lideres, profetas e sacerdotes: Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Zacarias são alguns destes homens. No caso, ele lamenta que todos tenham sido rejeitados. Na parábola são narrados três envios antes do filho. Nisto está demonstrada a paciência e misericórdia divina. Sempre aguardando que seu povo se arrependa e lhe dê ouvidos.
  6. Por fim, o que recebeu a maior rejeição foi o próprio filho porque ansiavam se apossar daquilo que é de Deus. Aqui chegamos ao cerne da rejeição humana: ocupar o lugar de Deus, assumir o controle de tudo, não ter que prestar contas da sua própria vida, não ter que obedecer a Deus, etc.
  7. A parábola encerra dizendo que Deus entregaria a vinha a outros lavradores, os gentios, que fariam a sua vontade.
  8. Jesus então cita a profecia de que aquele que seria rejeitado, ele mesmo, seria o fundamento do Reino de Deus e de toda a sua vontade. Aqueles que ouviram aquilo entenderam bem ficaram furiosos.
  9. Uma expressão salta a atenção: coisa maravilhosa. Por que Jesus diria que sua rejeição e punição daqueles homens seria algo maravilhoso? Porque Deus não se deixa vencer pela rejeição e seus planos serão executados e cumpridos plenamente.

CONCLUSÕES E APLICAÇÕES

  1. Jesus entende nossas necessidades porque passou por tudo que passamos, inclusive por rejeição. Ninguém nos entende melhor do que ele.
  2. Somos convidados a aceitar humildemente tudo o que Deus nos dá como forma de manifestar seu amor e domínio sobre todas as coisas.
  3. Aceitar Jesus não é apenas um ato pontual de recebe-lo como Salvador, mas de aprender a cada dia a aceitar o que ele nos dá em todos os sentidos.
  4. Quem rejeita alguém que é enviado por Jesus também o rejeita.
  5. Haverá dura punição para quem rejeita Jesus.
0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar