SER COMO CRIANÇA – MARCOS 10.13-16

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto matutino IBVB em 17 de julho de 2022

INTRODUÇÃO

  1. Mais uma feliz coincidência: chegamos a um texto na sequência das exposições num momento condizente: EBF!
  2. Acredito que uma leitura destas incentive e encoraje ainda mais aqueles envolvidos na realização, os pais das crianças e as próprias crianças.
  3. Mas não podemos no enganar ao lermos um texto como este. Jesus mostra que grandes lições espirituais sempre estão presentes quando falamos de crianças. Ou seja, a nossa preocupação de ensinar as crianças deve se tornar no sábio desejo de aceitar o que recebemos e aprender com elas.
  4. Acredito que todos tenhamos na memória histórias de quando éramos crianças e histórias que presenciamos com crianças. Sempre que leio este texto eu me lembro de um menina num culto no lar que foi quase desesperada chamar a mãe para ver Jesus. Até hoje eu não sei exatamente o que ela queria dizer, se estava confundindo o pastor com Jesus, ou se estava falando para a mãe ouvir sobre Jesus. O fato é que ela estava vendo algo que nenhum adulto via.

TEXTO E O CONTEXTO

Entender o contexto judaico da passagem é fundamental para compreender o ensino.

  1. PRIMEIRO ENSINO DE JESUS: CUIDAR DE CRIANÇA NÃO É PERDA DE TEMPO! – Criança, naquele contexto, eram aqueles entre 8 meses e 12 anos de idade. Aos treze anos os meninos já não eram mais considerados crianças e até hoje os judeus tem um cerimônia especial de passagem chamada bar mitzvah que significa filho do mandamento. Ou seja, ele compreendiam que era o momento em que um menino poderia ser exigido conforme a Lei. Aprender, eles aprendiam desde muito pequenos, agora era hora de serem cobrados. Era a maioridade religiosa. Mas antes disto consideravam uma perda de tempo cuidar de crianças. Um ditado dizia que cuidar de crianças era “uma perniciosa perda de tempo como beber vinho ou associar-se aos ignorantes”. Os discípulos estão, com toda certeza, com isto em mente. Por que trazer alguém que não pode compreender as coisas de Deus para o mestre abençoar? Jesus discorda deste pensamento e ensinou isto aos seus discípulos. A Prof. Satie, da APEC, tem um ensino que muito interessante: quem ganha uma criança para Cristo ganha uma vida inteira!
  2. SEGUNDO ENSINO DE JESUS: É PRECISO TER CORAGEM PARA CUIDAR DAS CRIANÇAS! Os adultos daquele lugar, em geral, desprezavam as crianças. Elas não eram contadas porque não podiam guerrear, porque não podiam trabalhar, etc. Curiosamente, o texto mostra que havia um grupo de pais e adultos que quiseram que seus filhos fossem abençoados pelo mestre e corajosamente os trouxeram a Jesus mesmo contra a corrente vigente. E olha que interessante, ao se aproximarem de Jesus quase foram impedidos pelos discípulos. Que decepção! Que tristeza! Não vamos entrar em detalhes sobre todos os movimentos que existem hoje para assumir o cuidado das nossas crianças porque são muitos e bastante influentes. A nota é: parece que o mundo já percebeu o valor que há em influenciar e determinar o futuro de uma criança. Aqueles pais que levaram as crianças a Jesus nos dão um bom exemplo. Levem as criança a Jesus com coragem porque muitos vão se opor. É preciso coragem para livrar ou para arrancar nossas crianças do poder do mundo.
  3. TERCEIRO ENSINO DE JESUS: AS CRIANÇAS TAMBÉM ESTÃO CONTEMPLADAS EM SEU REINO! –  O que os discípulos também tinham mente que o tempo de Jesus, envolvido em tarefas grandiosas e se aproximando do Calvário, não devia ser gastos com coisas sem importância. O contrário é verdade. Para Jesus, é fundamental, naquele momento, receber as crianças e abençoá-las. Jesus faz duas afirmações que não podem escapar: que destes pequeninos que se aproximam dele é o Reino dos Céus e que devemos nos tornar como eles. Os irmãos sabem que existem debates sobre a participação das crianças na salvação. Há denominações, por exemplo, que batizam os filhos dos crentes ainda bebês. Os batistas, se apoiando na necessidade da consciência para a fé, batizam apenas o mais velhos. Nossa igreja a partir dos 10 anos. As crianças, filhos dos crentes, são apresentadas a igreja. Ou seja, batizando ou apresentado, a igreja faz o correto em obediência a Jesus ao contemplar as crianças em sua vida. Nos dois casos, todas elas devem ser instruídas, o quanto antes, nos caminhos de Jesus. As crianças não são tarefa para os momentos vagos, quando sobra tempo, mas parte do ministério de Jesus e da vida da igreja. Bem-aventurada a igreja que se enche delas. Aqui sempre me faz lembrar que muitas igrejas batistas foram estabelecidas através do trabalho inicial com crianças, alcançando pais e crescendo. Quem conhece, ou conheceu o PEPE, criado pelo Pastor Stuart Cristine, deve ter ouvido dele que quando temos contato com uma criança ela nos levará a cerca de 8 pessoas da sua família: pai, mãe, irmãos, tios, tias, avôs e avós.   
  4. É ENTÃO QUE VEM O ENSINO CENTRAL DE JESUS NO VERSO 15: Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. – Mesmo num contexto em que eram desprezas, as crianças recebiam com alegria o que lhe davam. O texto não narra a reação das crianças ao ver Jesus e serem abençoadas por ele, mas o próprio Jesus afirma que elas vinham com o coração totalmente aberto, simplicidade, e podemos imaginar que com ansiedade e muita alegria. Ou seja, recebiam o reino e Jesus da maneira como Deus espera que todas recebam. Será que Jesus não gosta do jeito adulto de receber o Reino? Não dá pra saber, mas parece preferir a simplicidade, a alegria e aceitação aberta de tudo que vem das suas mãos.         

APLICAÇÕES

  1. Deus abençoe o trabalho que a IBVB faz com crianças e a nossa EBF.
  2. Deus nos dê sabedoria e coragem para livrar nossas crianças do mal e guia-las nos caminhos de Jesus.
  3. Deus nos deixe esquecer que, mesmo quando não são membros da igreja, as crianças já são parte do seu Reino e estão aos nosso cuidados.
  4. E, acima de tudo, que sejamos como elas são, nos alegrando na presença de Jesus.
0 Ações
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar