PECADOS COMUNS

0 Ações
0
0
0

Já percebi há muito tempo algumas questões bastante interessantes que afligem, senão a todos, a maioria dos crentes: precisamos ser orientados em relação às coisas do cotidiano e em relação às coisas espirituais. A própria Bíblia diz que erramos por falta de conhecimento e fala, também, dos pecados que cometemos por ignorância, ou seja, aqueles erros que cometemos simplesmente por não saber o que é certo ou errado ou os que, por termos falsas convicções, cometemos convictamente.  Eu como Pastor, seja de púlpito, seja pelas Pastorais, seja nas conversas informais ou formais estou dedicado a isto e tenho sofrido resistência. É óbvio, descobrir que erramos é bastante ruim, fazer as coisas conforme nossa própria cabeça é bem melhor do que servir a quem quer que seja confirmar nossas antigas ideias é bem mais fácil do que converter nosso entendimento e razão.

Seria muito bom sabermos o quanto antes que ser cristão é chocar-se com o mundo e que, muitas vezes, o mundo ainda está bem dentro de nós e precisamos expulsá-lo com urgência. O que faço aqui é um convite a viver em mundo novo onde Deus é o Senhor, o Chefe, o Patrão, o Líder, a Referência.  Aqui vai um convite a não ignorarmos mais a Presença Dele, não mais negligenciando nosso modo de servi-lo.  Preste bem atenção porque o que escrevo não é uma leitura do mundo, mas da nossa igreja que tem crescido e precisa se acertar.

Lembrando que isto significa uma correção da parte de todos nós e uma luta incessante para orientarmos os que vão chegando. Já tenho conversado com muitos pessoalmente, como disse, mas é bom registrar para sua leitura e reflexão.

Os pressupostos de nossa conversa aqui são bem conhecidos: a) Deus é real e está sempre presente em todo lugar (Leia o Salmo 139 completo); b) Ele nos comprou na Cruz e pertencemos exclusivamente a Ele (Leia I Coríntios 6.20); c) Somos chamados a servi-Lo a representá-Lo neste mundo e os de fora querem respostas que podemos dar se permitirmos que Ele nos use (Leia 1 Pedro 2.9-10 e Mateus 5.13-16 e veja que somos chamados para fazer diferença); d) Igreja é o lugar da Palavra, da Oração, da Adoração e da Comunhão (Leia Atos 2.37-47 e veja como viviam os primeiros Cristãos).

Se Deus é real e sempre presente; devo refletir a cada momento a respeito do que faço. Mesmo quando estou sozinho e longe das vistas e holofotes devo me cuidar.  Muita gente tem mais medo do Pastor (que pode me colocar de banco!) do que de Deus (que pode mandar a “alma para o inferno”) Tenho que cuidar dos meus pensamentos também, porque Deus compartilha dos nossos pensamentos. É possível perceber que muitos corações ainda são rancorosos e doentes simplesmente por olhar nos olhos (leia Mateus 6: 22, 23 que afirma que pelos olhos se confirma o bem e o mal nos corações). Há muita gente vivendo sem “Temor e Tremor” nenhum. Buscando apenas uma felicidade e paz mundanas que são um terror para quem quer alguma coisa com Deus.  Meu querido irmão: veja bem o jeito que você anda vivendo e se corrija logo – Deus está presente. Seja mais humilde dentro de casa, pense para falar, abandone os preconceitos como machismo, feminismo, viva uma vida cristã de verdade como uma pessoa de bem, pacata, honesta, trabalhadora, sincera – Deus está presente. Procura corrigir tudo que está errado na sua vida: seu modo de falar, seus horários, suas companhias, pague tudo que deve (dinheiro, amor, perdão, prestação de contas a quem você deve explicações) – Deus está presente.

Parecia-me fácil de entender o fato de que pertencemos somente a Jesus Cristo a partir de agora, mas de fato, não é. Eu pertenço a Jesus e você também. Isto significa que a vontade d’Ele é o melhor para mim e até mais do que isto, a única vontade a produzir algo em mim deve ser a d’Ele. Caso você me pergunte “Como?” eu já lhe respondo e dou exemplos.  Tudo que tenho deve ser dedicado a Ele (casa, carro, tempo, dinheiro, tempo, etc.) significando que não posso usar nada do que me deu de outra forma senão naquilo que o glorifica e atende a Seus propósitos. Estar na igreja, servir a Ele tanto dentro quanto fora dela expressam, também o fato de que ele é o meu dono exclusivo.  O modo como me visto, por exemplo, deve honrá-Lo.

Infelizmente, também, pesa sobre nós a obrigação de “darmos satisfações ao mundo”. Isto não significa que devo parar em cada esquina para expor e justificar meus atos, mas que, de fato, devo viver de um modo a não escandalizar ninguém; a não por pedra de tropeço para ninguém se desviar de andar no Caminho de Deus ou conhecer a Deus. Conheci e conversei durante umas duas horas com um Pastor da Zona Leste nesta semana e é triste perceber o que anda acontecendo por aí. Mentiras e mais mentiras, gente vivendo somente de aparência, o pecado tornando-se algo terrível somente quando é descoberto ou quando o que o praticou não se dá bem no final. Dentro da igreja já começamos a tolerar falsos líderes que não são verdadeiros nem consigo mesmos, transformando a mesma em um lugar de adoração a “ídolos humanos”, vendo gente que nunca se converteu de verdade querendo um espaço que não podem requerer. Gente que nunca disse de verdade: “Eu creio em Cristo como meu Senhor e Salvador e creio que na cruz Ele pagou meus pecados para me salvar do Inferno”.

Estar na igreja é ter uma experiência espiritual, uma ligação com Deus. A igreja existe para que os homens e mulheres de Deus possam expressar toda sua relação com Deus e com os irmãos e, crescer em todas estas coisas também. Não é lugar para aparecer, para se destacar, não é lugar para egoisticamente conduzirmos as coisas como queremos. Não é lugar de bate-papo a não ser com Deus por meio da oração. Durante o culto você deve invocar a Presença de Deus na sua vida em todo tempo, louvar com todo o seu coração, orar com fé, ouvir a Palavra com atenção   e   prazer.   O   seu   desleixo   com estas coisas, atrapalha o culto que outros estão prestando a Deus, e isto não pode acontecer.  Tem gente que vai a Igreja e diz: “Vim assistir ao culto”, como se fosse um programa de TV, na verdade vamos à igreja para “Participar do Culto”, para “Cultuar”.  Perceba que há uma diferença grande.

Trocando em miúdos vejo algumas atitudes que precisam mudar e quero chamar sua atenção a respeito delas: cuidados com seus pecados e vícios e a maneira como você vive porque você não é o único a sofrer com isto, sofre sua família e a igreja também. Sempre que alguém briga, se corrompe, perde o rumo todos a sua volta são despertados e tocados por aquilo, há sofrimento no coração de todos. A gente tem que se preocupar mais com as consequências dos nossos atos.

Tudo que você tem é de Deus. E se tudo que tenho é dele não posso me apegar a nada que seja maldito e nem negar o uso daquilo para o serviço de Deus. Eu não sou mais meu e devo ser mais disponível para a obra de Deus. No domingo, por exemplo, devo congregar com meus irmãos e não ficar em casa. Devo ir aos estudos bíblicos, visitar os não-crentes para evangelizá-los, ser mais disposto para tudo. (Leia Mateus 5: 13-16 e veja que somos chamados para fazer diferença). Vir as quartas-feiras para estudo e oração e não ficar em casa também. Ser, definitivamente fiel em tudo, naquilo que me proponho a fazer, nos dízimos e ofertas, na relação com meus irmãos.

Quando vamos à igreja, vamos por causa de Deus e não para ficar batendo papo durante o culto, ficar nos corredores conversando com os Recepcionistas e outros irmãos, inventando coisas para fazer em casa para ter motivos para sair, fugir na hora em que o Pregador assume o Púlpito para pregar porque não consegue ouvir o recado de Deus.

Estes são alguns pecados comuns que cometemos, mas que de comuns, não tem absolutamente nada. São causa de escândalo e tropeço. Vamos tem mais cuidado com a forma que vivemos e servimos.

Pastor José Martins Júnior

Dezembro de 2007

0 Ações
1 comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar