OS 4 SENS DE TIAGO 1.19-27

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada no culto noturno de 11.11.2018 – Dia do diácono batista

Introdução

  1. Tiago, irmão de Jesus, é quem escreve esta carta dividida em 108 versos. Destes 108 versos, 52 tem formato de mandamentos, ou seja, Tiago fala diretamente o que precisa ser feito, a estrutura é parecida com a linguagem sapiencial do Antigo Testamento que não pode ser dúbia e confusa, mas direta e de fácil compreensão para que seja posta em prática imediatamente. O tema central é a verdadeira religião.
  2. O senso comum nos leva a explicar a religião pelo termo latino religare (ligar novamente a Deus) que carrega em si a ideia bíblica de reconciliação. No entanto, a palavra grega usada por Tiago que é traduzida por religião (treskeia) é usada para descrever o culto que os anjos e os homens prestam a Deus. Ou seja, para Tiago, nossa vida deve ser vivida com caráter e cuidado e assim será um culto a Deus.
  3. Por que os quatro sens de Tiago: são as quatro coisas que não podemos ter em nossas vidas.
OS SENS

1.       SEM IRA: sem ira, sem raiva, sem ódio (19-20) – a ira do homem não produz a justiça de Deus. Aprendamos a nos calar e ouvir. Um dos exemplos mais dramáticos que mostram os resultados de um momento de ira é quando Moisés bate na pedra ao invés de falar à Rocha – não entrou na Terra Prometida (Números 20.2-13).

2.       SEM ENGANO(21-24) – começando a falar pelo excesso de maldade humana e da necessidade de ouvir a Palavra de Deus em praticá-la, Tiago afirma que o homem que ouve e não pratica está enganando a si mesmo. Podemos lembrar das palavras finais do Sermão do Monte quando Jesus diz que aquele que ouve suas palavras e pratica é como alguém que constrói uma casa sobre uma rocha e não sobre a areia. Na verdade, só guardamos a Palavra de Deus e ela só faz sentido quando a praticamos.

3.       SEM NEGLIGÊNCIA (25): Tiago exorta seus leitores a serem diligentes e perseverantes na lei da liberdade (João 8.32, 36; Romanos 8.2; Tiago 2.8)

4.       SEM FALSIDADE (26-27): a religiosidade de alguém se expressa sempre por meio de suas ações que podem ser medidas e avaliadas. Começando pelo controle da língua, passando pelo cuidado dos preteridos e chegando a uma vida de santidade a Deus, Tiago no adverte a não nos enganarmos e nem fingirmos ser religiosos ligados a Cristo.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar