O EXEMPLO DE CRISTO – FILIPENSES 2.1-11

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada no culto matutino de 11.11.2018 na IBVB

1.      Você é humilde?

2.      Ama seus irmãos e a Deus?

3.      É obediente?

 
Jesus Cristo foi tudo isto: humilde, amoroso e obediente

1.  A Bíblia raramente descreve a aparência física de alguém. Poucos homens foram descritos de modo muito genérico na Bíblia: Saul era muito alto, Davi era ruivo, etc, mas, invariavelmente a Palavra de Deus descreve o caráter das pessoas – isto é o que realmente importa para Deus. Jesus é descrito como servo sofredor em Isaías 53.3-7. Neste texto a sua humildade e sua humilhação são descritas.

2. E o amor? É mais do que palavras, mas principalmente são as ações. A Bíblia sempre trata o amor de modo prático: o que a gente faz. Mais uma vez Jesus é o maior exemplo. Em Marcos 10.45 ele é apresentado como aquele que veio para servir a todos. O primeiro ato de Jesus aparece em João 2 e é o milagre da água que se torna vinho nas Bodas de Caná: o casamento não poderia fracassar. O segundo ato narrado em João é a expulsão dos vendilhões do templo: o zelo pela casa de Deus o consumia (Salmos 69.9).

3. Jesus foi obediente em tudo, mas a maior prova de sua obediência se deu em sua morte. Já no Getsêmani Jesus superou seu medo e até o desejo de não passar aquela hora obedecendo ao Pai – Se possível passa de mim este cálice, mas antes seja feita a sua vontade. Ele disse anteriormente que sua comida e sua bebida seria fazer a vontade do Pai. O maior custo exigido pela obediência é a entrega da própria vida.

 
Conclusão e reflexão final

1.  Existe um estado estabelecido de loucura e de insanidade em nosso tempo, uma espécie de dissonância cognitiva, a verdade e a mentira estão misturadas. As pessoas estão desintegradas de si mesmas – não se amam, não tem satisfação, não tem alegria, querem além do razoável e suportável e aceitam padrões descabidos de forma do corpo, de amizades, em tudo. Estão desintegradas em relação ao outros: não conseguem ter relacionamentos de verdade, vivem em conflitos com os outros, são superficiais, os relacionamentos são líquidos. Estão desintegradas de Deus: não tem vida espiritual, negam a existência e a necessidade de um relacionamento com o Criador.

2.  As pessoas são cada vez mais melindrosas: geração mimimi. Não aceitam a correção e não cogitam serem obedientes. Tem baixa resistência a criticas e desistem facilmente das coisas. Mostram muita dificuldade em servir.

3.  Cada vez mais as pessoas estão tomando medicações para ansiedade e depressão entre outros problemas. E não são poucos os que lucram com o vazio emocional das pessoas. De fato, o grande problema do homem continua sendo espiritual, ou seja, de relacionamento com Deus.

Não podemos nos esquecer que tudo isto já foi resolvido. A solução já nasceu. A solução já viveu. A solução já morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia. Jesus é nosso Salvador e também é o nosso maior e único exemplo.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar