ESPÍRITO SANTO E A IGREJA – EFÉSIOS 5.18

0 Ações
0
0
0

Mais do que nunca precisamos nos entregar para que o Espírito Santo faça em nós uma obra de verdade. Muita controvérsia há sobre a operação do Espirito Santo na vida do crente. Há quem erroneamente afirma que os crentes ditos “tradicionais” o são por não crerem na obra do Espírito Santo. Pode até ser que na pratica falhemos bastante, ou seja, tenhamos uma boa doutrina, mas uma prática pouco convincente. A verdade é que os que nos julgam também tropeçam em tem uma prática pouco doutrinária.

O Espírito Santo está presente desde o início da Criação. Como pessoa da Trindade tem todas as características do Pai e do Filho, diferenciando na sua forma de operação com a Criação. No Antigo Testamento o vemos trabalhando na Criação, o vemos na Vida de Saul, de Davi, de todos os Profetas. No Antigo Testamento Ele não habitava crente, mas agia de acordo com os Propósitos Específicos de Deus a cada momento. No Novo Testamento, Jesus o apresenta como Consolador, como Orientador da Verdade, como a Presença Constante de Deus no seu Templo, que somos nós. Ele é apresentado como aquele que nos dá as resposta, como aquele que distribui como quer os Dons Espirituais, aquele que intercede por nós nos ensinando a orar como convém. Ou seja, sua presença é realmente marcante, necessária e perceptível. Negar a presença do Espírito Santo seria negar a presença de Deus em nós. Para que se corrija um erro grave, Jesus está neste momento ao lado do Pai de onde voltará um dia. É exatamente o Espírito Santo que está conosco agora.

O imperativo bíblico é de que nos enchamos dele diariamente, sejamos guiados por ele, andemos nele, sejamos usados por ele. Portanto, não é um assunto para ignorarmos, desprezarmos. É na verdade uma prioridade de vida para cada um de nós.

Creio que Ele nos aponta caminhos diferentes, creio que Ele é quem dá expressão para nossa forma de cultuar, creio que Ele nos mostra a direção a seguir. Particularmente creio que o Espírito Santo tem um caminho para o qual nos convida a andar.

Não enxergo formas humanas, afim de que Ele seja bem mais do que somente uma doutrina para nós. Mas a Bíblia nos mostra o que cada um de nós pode começar a fazer afim de que Ele seja mais presente na nossa vida (“Há momentos em que Ele está tão presente que quase podemos tocá-lo!”):

  1. Gratidão sincera a Deus por absolutamente tudo o que Ele faz;
  2. Adoração de coração e alma, expressão de contentamento diante de Deus;
  3. Testemunho do Amor de Deus ao perdido pecador;
  4. Priorização das coisas de Deus e do seu Reino;
  5. Oração fervorosa e constante;
  6. Amor incondicional para com as pessoas, ou seja, amar os inimigos também;
  7. Busca incessante da Verdade de Deus;
  8. Não se conformar com o próprio estado e sempre buscar melhorar;
  9. Generosidade e sensibilidade espiritual;
  10. Lutar contra Satanás e suas obras e contra nada mais.
  11. Finalmente, estar disposta a mudar sempre que o Espírito tocar nova direção.

Quero com estes breves comentários levar você a pensar mais e buscar mais o Espírito Santo, afim de que sejamos crentes doutrinados e espirituais, pessoas organizadas, mas conduzidas pelo Espírito, gente conhecedora da verdade, mas em constante crescimento e aprendizado.

Que Deus nos abençoe.

PASTOR JOSÉ MARTINS JÚNIOR

MAIO DE 2005

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar