AVIVAMENTO E RENOVAÇÃO – RUSSEL P. SHEDD

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SHEDD, Russel P. Avivamento e renovação: em busca do poder transformador de Deus. São Paulo: Shedd, 2004.

Introdução

Jesus chamou a atenção da igreja de Laodicéia por ser morna, da igreja de Éfeso por ter perdido seu primeiro amor e da Igreja de Sardes por ter fama de estar viva mas estar morta. É preciso reagir a frieza e indiferença da igreja contemporânea, assim com perceber a dicotomia perigosa que há entre o discurso e a prática. No Brasil, parece falsa a relação entre o crescimento numérico da igreja evangélica e sua espiritualidade porque o que se observa são os escândalos da liderança e a baixa espiritualidade dos membros.

Definição de avivamento e renovação

A definição pode ser bastante ampla porque é conduzida por Deus em diferente situações e propósitos começando com indivíduos e chegando a cidades e países inteiros. De modo geral, é uma ação poderosa e misteriosa que projeta os indivíduos ao fervor do estudo e proclamação da Palavra, a uma vida de profundas orações, ao arrependimento e a reconciliação com Deus e com os irmãos, ao fervor missionário que lança indivíduos e grupos inteiros no intuito de completar a Grande Comissão, a uma extrema generosidade e desprendimento com os bens materiais, a uma busca incessante pela sã doutrina e por uma prática condizente com esta mesma sã doutrina, etc. Nos avivamentos, líderes e pastores são tocados de modo especial dada sua grande reponsabilidade.

O avivamento em Jerusalém

Uma pesquisa feita entre igreja batista da região central diz que o esforço evangelístico quando comparado ao real número de pessoas batizadas e o grande número de desligamento de pessoas da igreja mostra um descompasso e desperdício de esforço que pode caracterizar a frieza e indiferença da igreja pelos novos convertidos. O avivamento iniciado no Pentecoste marco o início da própria igreja e apresenta padrões e referências dos avivamentos vividos pelos irmãos Wesley, pelos Morávios e pela igreja coreana mais recentemente: pregação que confronta o pecado e exige arrependimento para a qual o povo dá muita atenção e recordação, presença do Espírito Santo, grande alegria, comunhão verdadeira e intensa, aumento considerável do compromisso de oração, adoração profunda e renovadora. Segundo as pesquisas e testemunhos, os milagres não são uma marca tão presentes nos avivamentos quando se poderia esperar, mas alguns são relatados.

O avivamento de Antioquia

O livro de Atos mostra que a igreja de Antioquia era composta de leigos que se puseram em oração. A chegada de Barnabé e depois de Paulo foi relevante para dar corpo ao que acontecia ali. Muitos avivamentos também tiveram início em situações com pessoas leigas que foram tocadas por Deus. Estes avivamentos mostram como a igreja contemporânea pode revelar o seu distanciamento da vontade de Deus: lideranças centralizadoras, uso de recursos de maneira inadequada, adoração sem expressão, pouco ou nenhum empenho missionário, etc. A igreja de Antioquia foi onde começou a se chamar os discípulo de cristãos e isto é muito significativo. O Espírito capacitou homens leigos ali com grande poder e sabedoria como vemos pelo início de Atos 13.

O avivamento de Corinto

Geralmente nos lembramos negativamente da igreja de Corinto pelos resultados apresentados nas cartas. Entretanto, há vários elementos que mostram como o poder de Deus foi intenso naquela cidade. Sua idolatria, riqueza e proeminência como importante cidade romana foram vencidas pelo poder do Evangelho. Pessoas cujo caráter era terrível foram convertidas, os dons superabundaram naquela igreja, pessoas de alta classe também se converteram e ali se identificam verdadeiros homens espirituais em contraste com os homens naturais e os carnais. O poder ali era tanto que o apóstolo precisou orientar de modo muito específico como agir.

O avivamento de Éfeso

Este avivamento é marcado por características únicas. Foi o resultado do trabalho extenuante de Paulo que ensina diariamente no calor escaldante das 11 às 16 horas. Foi marcado por grandes vitórias sobre as trevas e sobre a influência de falsas religiões como a de Diana. O ministério de Paulo era tão evidente que falsos mestres e exorcistas como os filhos de Ceva foram desmascarados pelo próprio maligno. Num ambiente como aquele, de grande quebrantamento e arrependimento, os crentes se colocam como grandes esponjas de conhecimento: aprendem rápido e rapidamente colocam em prática. O ambiente continuou hostil e Paulo os exortou a permanecerem firmes após usa partida porque seriam desafiados e seriam muitos os que desejariam enganá-los. No avivamento os desejo e a simplicidade dos crentes pode dar ocasião para falsos mestres e aproveitadores. Em Éfeso foram os nicolaítas. Por outro, também é perigoso ficar preso a certas formas e não permitir que a igreja se renove a avance.

Conclusão

Por diversos motivos os avivamentos desvanecem. Principalmente pelo abandono das lideranças e pela mudança das práticas e da teologia. Entretanto, ficam as oito marcas do líder avivado: 1. Alguém com claro propósito de vida, 2. Alguém que remove os empecilhos de sua vida, 3. Alguém a disposição de Deus, 4. Pessoa de oração, 5. Estudioso da Palavra de Deus, 6. Com mensagem vital e vigorosa, 7. Com fé que apresenta resultados, 8. Que trabalha com a unção do Espirito Santo.

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