APENAS EM CRISTO HÁ VIDA – MARCOS 5.21-43

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregado no culto noturno IBVB em 19 de setembro de 2021

INTRODUÇÃO

  1. Hoje vamos ver duas histórias dramáticas de pessoas doentes, famílias desesperadas e de morte. Mas todas com um final feliz.
  2. O desespero da vida é comum ao ser humano. Quantos de nós não nos vimos em situações que julgamos que seria o nosso fim? Foi o caso de Jairo e de uma mulher que não sabemos o nome.
  3. Como pastor, mais e um vez eu recebi pessoas que, no desespero, disseram: Pastor, estou desesperado, e só você pode me ajudar! É um pedido que assusta e exerce uma pressão muito grande sobre nós, mas nossa parte é simples: apontamos para Cristo.
  4. Mas e quantidade de pessoas que buscam vida, solução e alívio por aí? E gente e instituições oferecendo plenitude de vida não faltam.
  5. Plena saúde, plena alegria, pleno sucesso, plena felicidade são falsamente vendidos em cápsulas, em planos de vida, etc. Mas, além de falsas, elas não resolvem o que realmente importa quando o assunto são doenças incuráveis, a vergonha e o desprezo do mundo e a morte.
  6. Jesus está presente naquelas coisas menores e muito mais nas maiores.      

TEXTO

  1. v. 21-24 – Jesus voltou da terra dos Gadarenos e provavelmente está em Cafarnaum e recebe um pedido inusitado por dois motivos: Jairo é chefe da sinagoga e pede que Jesus visite e toque sua filha.
  2. v. 24-34 – No caminho, tumultuado, é tocado pela mulher. Ao contrário de Jairo, que é um homem de posição, ela é uma excluída por causa da sua doença. O pedido de Jairo foi direto a Jesus, esta mulher jogou-se no chão. Jairo pediu o toque de Jesus sobre sua filha. A mulher tocou Jesus. O importante de todas as situações é que o poder e a virtude está em Cristo e não na forma como é feita.
  3. v. 35-43 – vem a notícia de que a menina morreu e a esperança de todos, mesmo de Jesus, foi embora. Talvez alguns tenham condenado Jesus em seus corações pela demora ao atender a mulher com o fluxo de sangue. As cerimônias fúnebres já tinham começado com o lamentos. Jesus encerra os lamentos e muito riem dele. Ele separa alguns dos seus discípulos mais próximo, aproxima-se da menina e a ressuscita. O pais voltam a cuidar dela e Jesus pede algo interessante: que guardem segredo sobre aquilo. Jesus queria que a menina tivesse uma vida normal e não fosse alvo de curiosidade de outros.

Nossos destaques nesta noite estarão sobre as breves, mas decisivas palavras de Jesus para dar vida aos que o buscam 

  1. Quem tocou nas minhas vestes? – A mulher arriscou muito e fez algo que poderia ter sido um problema para ela: era mulher, estava doente e frágil e ainda podia ser agredida pela multidão ou esmagada. Mas ela deixa uma lição aos que querem vida em Cristo: ousadia e coragem! O próprio Jairo também se arriscou porque procurar Jesus, que era considerado um charlatão pelos líderes religiosos, podia trazes problemas para toda a sua vida. A sinagoga não era apenas o lugar de culto aos sábados, mas um centro de educação e reuniões sociais importantes. Jesus não espera menos do que um entrega total de fé nele. Espera orações e pedidos ousados. Infelizmente, o coração humano só se deixa levar por toda esta fé em momento extremos. Mas seria muito bom que tivéssemos fé e coragem para buscar a Cristo em todo tempo. O autor de Hebreus nos convoca a este tipo de fé em Hebreus 10.19-23: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.    
  2. Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal. – A mulher queria a cura da sua doença e Jairo a cura da sua filha. Ambos receberam muito mais: cura e salvação. Quando falamos da vida que Cristo quer dar, isto extrapola em muito uma vida cheia de vitórias nos moldes deste mundo. Tanto a mulher curada como família de Jairo puderam prosseguir em paz. E o que é esta Paz? Paz é Shalom. Resumidamente, é uma condição de vida, ou uma condição existencial, que somente Deus pode conceder ao homem. Não se compra com dinheiro, não se compra com influência, não se compra com esforço próprio. Recebe-se pela fé somente. Uma das promessas ao seu povo se confiasse nele o obedecendo é que seriam bem-aventurados em tudo: saúde, tranquilidade, a família guardada, a proteção de todos os inimigos, as respostas às orações, a salvação. E quem não quer todas estas coisas?          
  3. Não temas, crê somente – esta palavra foi para Jairo e Jesus pode ter identificado um instante de dúvida no homem. Esta dúvida a mulher com fluxo de sangue não teve. A fé é fundamental para o relacionamento com Cristo: quem tem, tem, quem não tem ele dá e fortalece. A todos ele atende e fortalece. Ou seja, Cristo nunca nos deixará sem aquilo que é fundamental para nossa relação com Ele – a fé. Todo crente que vive o Evangelho de verdade é caracterizado por uma fé vida, verdadeira e intensa. Isto pode se manifestar de muitas formas: como a mulher que se joga aos pés de Cristo, como aquele que no silêncio confia e descansa, como aquele que faz isto na rua na frente de todos ou como aquele que faz da sua casa um lugar para Cristo. Crê somente! Foi isto que Cristo pediu!   
  4. Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme – Jesus pede algo que escapa ao racional e logico: estão chorando porque a menina morreu! Jesus disse que ela estava dormindo porque a despertaria da morte, mas para os recursos humanos estava morta e nada podia ser feito. Poderíamos destacar muitos aspectos da vida em Cristo aqui como, por exemplo, ela não acontece no tumulto e no alvoroço, não é o homem quem decreta o fim das coisas, Cristo faz coisas impossíveis aos homens, etc. Mas a reflexão mais importante parece que é um convite a olhar tudo com o olhar de Cristo que, obviamente, é muito diferente do olhar dos homens. Ele vê o que os homens não veem, ele vê de forma diferente dos homens.   
  5. Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. – Jesus disse e fez isto diante de um grupo muito reduzido, mas a história chegou a nós. É comum imaginar que Jesus gritou, impostou a voz, assumiu uma postura mais religiosa e poderosa naquele momento, mas não foi isto. O que Jesus fez assemelha-se a uma mãe ou pai tranquilo que entra de manhã no quarto do filho e o chama para levantar para ir para a escola. Algo tranquilo. Quase corriqueiro. O mundo investe em cores, formas, discursos, apelos emocionais para conquistar o coração. Para o mundo, a forma é muito importante. Os verdadeiros crentes são facilmente conduzidos por Cristo com palavras simples, suaves como pais guiando quando seus filhos a que tanto amam. A vida verdadeira acontece longe do barulho deste mundo. Muito longe.

CONCLUSÕES

  1. Sem fé é impossível agradar a Deus e ter vida verdadeira.
  2. Vida é paz e salvação.
  3. Cristo fortalece nossa fé para vivermos para Ele.
  4. Os desafios da nossa vida são maiores que nós, mas nunca maiores que Cristo.
  5. Ele é um pai cuidadoso nos conduzindo tranquilamente.
0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar