A SEMENTE DA SALVAÇÃO – MARCOS 4.1-20

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno na IBVB em 08 de agosto de 2021

INTRODUÇÃO

  1. Uma parábola bem conhecida e de fácil compreensão ainda que de difícil aplicação. Nem tudo que é fácil de entender é fácil de realizar.
  2. Se realmente entendêssemos esta parábola teríamos dois pensamentos que poderiam ser ambíguos. O primeiro é que nossa responsabilidade é pregar e não produzir a salvação porque ela depende do coração de quem recebe a palavra. O segundo, é constatar que alguns corações não se abriram o suficiente para a Palavra produzir frutos neles.
  3. O que está em questão não é apenas a compreensão de algum ensinamento profundo, mas a própria salvação.

O TEXTO

  1. Naquele dia Jesus estava mais uma vez cercado de pessoas e seu método de ensino estava estabelecido: na beira da praia cercado por um multidão e agora usando parábolas.
  2. Marcos escreve que ele já estava ensinando através de muitas parábolas. Naquele dia ele usou elementos muito comuns aos que o ouviam, mesmo tendo muitos pescadores, doentes, comerciantes a sua volta. Isto exprime o desejo de Jesus de comunicar sua mensagem de um modo que muitos possam entender.
  3. Os elementos são bem conhecidos, mas vale a pena recordar:
  4. 3Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu e a comeram. / 15 e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles. O diabo rouba a semente do coração de alguns levando-os a ver o que não importa, ver os defeitos dos irmãos da igreja, quando aceitam o que se diz por aí a respeito do Evangelho e da igreja. Estes nem sequer começam a viver o Evangelho. POR ISTO QUE NOSSA MENSAGEM DEVE SER SIMPLES, CLARA E FIRME.
  5. E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda. Mas, saindo o sol, queimou-se e, porque não tinha raiz, secou-se. / 16 E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Quem se converte muda de mente e de lado. Faz amigos e irmãos, mas faz inimigos e desafetos. Outros desconfiam e esperam a queda. QUEM SE APROXIMA DO EVANGELHO PRECISA DE ENSINO E APOIO FIRME. EM TODO TEMPO TEMOS QUE NOS ALIMENTAR COM ALIMENTO ESPIRITUAL VERDADEIRO.
  6. E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu fruto. / 18 E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19 mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Não faz nenhum sentido buscar o Evangelho em busca de sucesso material. Só faz sentido quando a busca é pela busca de uma relacionamento com Cristo. Não sei se você já teve um relacionamento onde a pessoa está ao seu lado apenas pelo que você pode dar. Isto é difícil de perceber, mas Jesus percebia. Este terreno chega a produzir a planta, mas ela não vai em frente com frutos. Faz lembrar aquele dia que Jesus amaldiçoou uma figueira porque não tinha frutos fora do tempo. Marcos 11.12-20. FRUTOS DEVEM SER DADOS EM TODO TEMPO!     
  7. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. / 20 E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um.
  8. Jesus explicou a parábola aos discípulos afirmando que aqueles era dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros não. E acrescenta palavras duras: para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Por que isto? O que os demais teriam feito de tão grave para não serem capazes de entender os mistérios do Reino? Quando pensamos em todas as respostas e confrontos que Jesus já tinha passado, considero esta a mais grave das restrições. Alguns motivos: coração idólatra, interesses apenas materiais, obras da carne, etc.

APLICAÇÕES

  1. Os corações onde a semente da palavra produz vida e salvação são as que resistem e vencem as pressões do diabo, vencem as tribulações e perseguições e priorizam o Reino de Deus. Crentes são chamados para serem firmes, fortes, decididos, trabalhadores. Precisamos retomar o foco nestas virtudes.  
  2. Esta parábola ensina que compreender a mensagem do Evangelho é algo espiritual e não da mente e da força humana. Aqueles que entenderam a mensagem do Evangelho devem louvar a Deus e orar para que os olhos espirituais de outros também se abram.
  3. Jesus, apesar de usar todos os recursos à sua disposição, jamais floreou a mensagem para agradar alguém. Se fizesse isto estaria corrompendo a própria mensagem. Portanto, não devemos florear a nossa mensagem e nem baixar a régua do Evangelho por causa daqueles que se ofendem e pedem mais carinho aos ouvidos.   
  4. A comida espiritual de verdade é para aqueles que realmente buscam o Senhor. O componente espiritual é essencial no aprendizado das coisas do Reino. Por isto oramos, abrimos o coração, nos quebrantamos, etc. Deus nos deu o seu Espírito também porque não podemos absorver seus ensinos com a mente humana.   
  5. A dificuldade no Reino para os ceifeiros na obra está aí também. Terrenos onde a semente produziu uma árvore, mas que não dá frutos. Os obreiros de Cristo darão fruto sempre independentemente da condição e do lugar que estiverem.
0 Ações
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar