A LÓGICA DO REINO – MARCOS 12.35-44

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto matutino IBVB de 08.01.2023

INTRODUÇÃO

  1. Existe uma lógica e um sentido no Evangelho? Sim, existe.
  2. Uma das coisas que mais tem causado problema aos inimigos do Evangelho é sua coerência e simplicidade.
  3. Uma das lutas do evangelistas e apologistas, principalmente nos últimos séculos é provar a racionalidade do Evangelho. O Evangelho não é algo irracional, mas suprarracional, ou seja, vai além da razão porque é poder de Deus salvando e transformando a vida do homem. Como explicar o que o Evangelho faz no poder e no mais íntimo da vida de alguém? 
  4. Uma das afirmações que mais rejeitamos é a que a mente do homem também caiu com o pecado. Na verdade, ela foi a primeira a ser afetada. Isto significa que nossa capacidade de pensar, avaliar, concluir, planejar também foi afetada. Paulo, em Romanos 12, por exemplo, roga para que haja uma renovação da mente dos irmãos. E por que isto? 

O TEXTO

  1. Hoje nós não temos uma história, mas três que estão todas interligadas.   
  2. Nas três há uma repreensão aos perseguidores de Jesus. 
  3. Estas histórias formam a quarta parte dos embates de Jesus com seus perseguidores, mas desta vez eles não estão presentes porque foram duramente rebatidos por Jesus anteriormente. 
  4. Vejamos as três histórias. Em todas ela a pecaminosidade humana se manifesta de formas diferentes causando impedimentos para a compreensão do Evangelho. 
  5. A primeira mostra como a falta de um leitura simples e direta da palavra de deu afeta a compreensão e a vida do homem. (Dar o exemplo da leitura de Gênesis 1).
  6.  A segunda mostra como a vaidade humana também é uma barreira para a compreensão da simplicidade do Evangelho e como Deus se desagrada quando o homem quer assumir o poder e o controle que lhe pertence.  
  7. A terceira mostra como o poder do Evangelho e daquilo que realmente agrada a Deus pode vir de onde menos se espera. Aqueles que nada têm são os mais capazes de entregar tudo. 

CONCLUSÃO

O que podemos fazer para melhorar isto? 

  1. Nos aproximarmos da Palavra de Deus com o coração aberto querendo aprender e aceitando o que ali está escrito sem querer dar explicações e desculpas mirabolantes.
  2. Aprendendo a nos sujeitar à vontade de Deus em tudo permitindo que Ele assuma o controle da nossa vida.
  3. Finalmente, dispostos a entregar tudo a Cristo.   
0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar