A ARTE DA GUERRA – SUN TZU – ESBOÇO

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A Arte da Guerra
100 ac  20 anos sem derrota
Hoje usado por empresas e pessoas
Padrões de 5 constante

Capítulo 1
Condições para guerra:
1. Caminho – povo e governo Unidos
2. Clima
3. Terra – distância e condições do local
4. Líder sábio, corajoso
5. Métodos – gastos, logística…
Estes elementos determinam o vitorioso
Exército romano era extremamente treinado e motivado

Capítulo 2
Como a guerra prolongada eleva preços, desfalece tropas, etc
Saquear o inimigo é essencial já que bens materiais são importantes
Presenteie os soldados
Trate os capturados bem
Vença rápido

Capítulo 3 estratégias
Manter o país conquistado
Não destruir mas conquistar
Excelência é subjugar sem combate
Proteger solo agrícola inimigo

Capítulo 4
Esperar a vulnerabilidade do inimigo que a expressa no ataque
Evitar os menores deslizes
Cálculos quantidades logística balança de poder e possibilidade de vitória – 5 elementos da Vitória

Capítulo 5
Comandar muitos e poucos é a mesma coisa
Saber o nome e habilidades de todos
Operações diretas e indiretas interagem para a vitória: luz do dia ou a noite, bloquear água ou redes…
Confusão no combate pode ser simulado
Dissimulação para enganar e atrair e então atacar
Tarefas proporcionais a competência de cada um

Capítulo 6
Reforçar todos os lados é enfraquecer todos os lados
Saber onde há força e fraquezas no inimigo

Capítulo 7
O comandante deve se esforçar por harmonizar seu batalhão
Fazer aliança apenas com quem conhecer muito bem
Não atacar inimigos dispostos, mas cansados. Esperar a hora.
Nunca atacar inimigos e ponto alto ou com colina as costas

Capítulo 8
Lugar onde ficar, lugar para atacar
O comandante deve ser pronto a mudar e adaptar se as circunstâncias
Corromper homens, colerizar homens, jogar uns contra os outros
Defeitos: sem medo de morrer, preservar demais a vida, temperamento volúvel, compassivo demais, que queira demais preservar a própria honra.

Capítulo 9
Exército em marcha
Terreno alto e ensolarado
Nunca as margens, nunca dentro de água, fora de pântano, terras perigosas a frente e seguras atrás, não na chuva, lugares fechados
Prestar atenção a animais e altura da poeira levantada
Poeira de lado a outro inimigo montando acampamento
Pássaros no lugar exército inimigo ausente
Oficial irritados exército está cansado
Punir após haver afeição
Números não importam

Capítulo 10
O terreno
Acessível, indeciso (ruim para os dois lados,  melhor sair), estreito, alto e acidentado  (ocupar primeiro) se o inimigo estiver nele vá embora.
Problemas durante a batalha não naturais: insubordinação, colapso, ruína, caos e desorganização absoluta, derrota total, fuga. Geralmente de responsabilidade do comandante.
Comandante deve priorizar seu povo e batalhão porque será obedecido. Deve mostrar sua autoridade

Capítulo 11
Terrenos: dispersivo  (perto de sua área ) fácil  (do inimigo e próximo) controverso  (para os dois) aberto (bons para todos) cruzados  (várias fronteiras) crítico  (alguém já chegou)
Difícil é o terreno trabalhoso com muitos obstáculos
Só por estreitos é o vulnerável
Mortíferos tem perigo constante
Cada um exige uma forma de agir
Velocidade é a essência da guerra

“O homem inteligente pode perceber as coisas antes que elas aconteçam.”

Padrão unificado de coragem

Ofereça grandes prêmios e grandes discursos

Capítulo 12
Ataque com fogo
Queimar homens, provisões, equipamentos, arsenais e depósitos e com bombas incendiárias
Aproveitar lua cheia, direção e horário do vento, etc.

Capítulo 13
Espiões: locais,  internos (ofendidos e volúveis), duplos (subornados plantam informações) dispensáveis  (nossos, mas facilmente mal informados) indispensável (que voltam com informações e trabalham sujo)
Vazou informações: matar o espião e todos que souberem
São peças indispensáveis

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