SERMÃO DE 19 DE NOVEMBRO CULTO NOTURNO DE 2017
Tese: o jugo desigual é visto em toda a Bíblia e não apenas no Novo Testamento. Além do perigo de idolatria, somos levados a adotar valores e atitudes que não condizem com nosso chamado. Se optarmos pelo jugo desigual podemos esperar receber a mesma condenação e reprovação de Deus. Damasco era a capital da Síria. Este jugo desigual implicou em grande prejuízo para Israel. Da mesma forma devemos cuidar de nossas vidas e das influências e acordos que fazemos.
INTRODUÇÃO
- O jugo desigual é sempre um ensinamento complexo na igreja. Geralmente falamos quanto ao casamento, mas ele se estende a muito mais coisas.
- O termo vem de de 2 Coríntios 6:14: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”.
- Um jugo é uma barra de madeira que une dois bois um ao outro e à carga que puxam. Uma junta em “jugo desigual” tem um boi mais forte e um mais fraco, ou um mais alto e um mais baixo. O boi mais fraco ou mais baixo anda mais lentamente do que o mais alto ou mais forte, fazendo com que a carga se mova em círculos. Quando os bois estão em jugo desigual, eles não podem executar a tarefa que está diante deles. Em vez de trabalhar juntos, estão em desacordo um com o outro. Isto é interessante porque estabelece um padrão de jugo que pode incluir crentes com crentes. Um crente mais lento, mais oscilante e menos consagrado e envolvido pode ser problema para outros. Até na ideia de casamento, a maior bobagem e engano é dizer que os opostos se atraem tomando como modelo o imã. Se você se casa com alguém muito diferente de você, vocês terão problemas.
- Mas alguns estendem mais e levam para outras esferas da vida. Eu mesmo tive uma sociedade que contava com um não crente. Como foi?
- No ambiente de trabalho, sendo este mundo caído, sofremos tentações e recebemos propostas que podem nos comprometer seriamente. Lidava direto com donos de empresa e compradores e não foi uma ou duas vezes que recebi propostas indecorosas.
- Hoje a coisa é tão complexa que nem mesmo na igreja estamos livres de acordos nada cristãos. Igreja pode dar dinheiro, pode conferir poder e popularidade e isto pode ser uma tentação muito complicada para alguém que quer servir a Deus de coração.
- Pastores são pessoas assediadas e que assediam também. Isto significa que não estamos livres nem de um lado e nem de outro.
O TEXTO
- Ao contrário dos textos que vimos até aqui, este fala de duas nações ao mesmo tempo: A Síria, representada por Damasco, e Israel. E porque estão juntas no texto? Porque fizeram uma aliança que colocou Israel longe de Deus. Esta possível aliança já estava prevista no capítulo 7.2 de Isaías. A aliança que foi feita pendeu para os deuses impessoais cananeus e sírios. O jugo implicou na mudança de foco e de adoração. O deus adorado pelos sírios era Adônis, deus da fertilidade.
- Em 2 Reis 8.,7 o profeta Eilseu visita o Rei da Síria em Damasco e tem a visão de que este Rei trairá e destruirá Israel. Isto o deixa muito triste. No verso 12 Eliseu chora ao lhe serem reveladas as coisas terríveis que Hazael faria sob o comando de Bem-Hadade.
- Os resultados desta aliança são cruéis. Para a Síria será a completa destruição (2 e 4). Israel se tornaria um povo pequeno e sem glória e perderia sua identidade (6, 11) como consequência de terem se esquecido de Deus: ver 17.10.
ALGUNS PENSAMENTOS IMPORTANTES
- Nossas companhias e associações revelam muito mais do nosso próprio caráter do que daqueles que se dizem nossos amigos. Geralmente culpamos as amizades e nossos envolvimentos pelos nossos problemas. Os mesmo acontece com nossos filhos. Eles escolhem pessoas parecidas com eles ou cujas ideias concordem. Infelizmente é simples assim.
- O desespero é um péssimo conselheiro. São nos momentos de maior desespero que podemos nos afundar ainda mais.
- Nossas associações correspondem ao nosso jeito de ser e pensar. Alguns dão ao comportamento dos jovens de complexo de manada e diz respeito a necessidade de aceitação pelo grupo. Boa parte dos jovens tem este problema. É aí começam os vícios, os maus hábitos, ideias destruidoras, etc. Durante meu ministério muitas mães já me procuraram para reclamar da timidez e reserva dos filhos. Se não for prejudicial, pode deixar – melhor assim. Já houve quem dissesse que isto é errado porque Jesus repreendeu os discípulos em Marcos 4.40, por exemplo, mas ali no contexto tem haver com covardia e falta de fé. A palavra é microtimia.
- Não apenas o Salmo 1, mas passagens como Mateus 16.5-12 e Marcos 7.14-21 falam do problema de dar atenção aos ensinos dos fariseus, no caso pareciam severos e sedutores, mas eram perigosos. Os discípulos demoraram a entender isto. Estamos cercados de ideias sedutoras e aparentemente boas, mas temos que ter cuidado com elas. A Teologia da Prosperidade ainda engana muitos, métodos de crescimento de igreja também, teologia aberta, até mesmo formas de religiosidade mais severas e separatistas podem ser sedutoras. No momento mesmo eu vejo com muita desconfiança as novas divisões entres os batistas.
- Vivemos um momento muito delicado no qual as pessoas são muito frágeis emocionalmente e facilmente seduzidas e enganadas. Tudo pode ser mal interpretado, deste modo, devemos ter clareza de pensamento e coragem, ou seja, dizer de que lado nós estamos e convivermos com a ideia de que teremos desafetos e muitos inimigos. Fazer inimigos e desafetos são resultados necessários de nossa vida com Cristo. Ele disse isto em Mateus 5.10-11: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
- É preciso coragem, sabedoria e visão para saber com quem nos associamos, casamos, fazem sociedade, com quem abrimos o nosso coração, com os conselhos que ouvimos. O fácil acesso a informação nos dá gurus para toda sorte de ideias. Há defensores das drogas, da pedofilia, de incesto, de violência, etc. É só escolher.
- Um dos princípios batistas de é o da separação entre o Estado e a igreja. E isto tentamos levar a sério. Além de definir o papel da igreja, nos isentamos de envolvimento com o que é espúrio ou foge do foco principal da igreja.
CONCLUSÕES
- Devemos entregar nossos desesperos e necessidades a Deus.
- Ofertas fáceis e sedutoras sempre devem ser alvo de nossa desconfiança.
- Amigo de verdade temos apenas em Jesus Cristo.
- Uma pessoa não é cristã porque se diz cristã. Não podemos confiar e nos associar alguém apenas pelo seu título, mas devemos observar a vida e as obras.
- Fomos chamados para abençoar e ajudar as pessoas a crescer. Temos que ter consciência de quando estamos ajudando e mesmo de quando estamos atrapalhando.
3 comentários
para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço
Sou a Fernanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns