1. Investigação sobre o que é a alma.
2. Ela se expressa autonomamente ou depende do corpo?
3. Os órgãos do sentido acionam e são acionados pela alma, desde de instintos como comer e beber, mesmo a acessos de raiva que por consequência, acionam o coração, por exemplo.
4. Para Demócrito o os pitagóricos é um fogo que é da movimento a corpo e tem formato redondo.
5. Anaxágoras diz que são os princípios.
6. Empedócles diz que é a soma das existências e a substância de tudo,
7. Platão também diz que é princípio.
8. Hipon diz que é água.
9. Crítas diz que é sangue.
10. “A alma é, em primeiríssimo lugar, aquilo pelo qual vivemos, percepcionamos e discorremos; ela será, consequentemente, certa definição e forma, mas não matéria e sujeito. Substância diz-se em três sentidos, como referimos, dos quais um é forma, outro matéria, e o terceiro o composto de forma e matéria. Destes, a matéria é potência, a forma é ato e, uma vez que o composto de ambos é o ser animado, o corpo não é o ato da alma; ela é que é, antes, o ato de certo corpo. Por isso, compreenderam corretamente os que julgaram que a alma nem existe sem corpo, nem é ela mesma um corpo. Não é, de facto, um corpo: é algo do corpo. E por isso existe no corpo, e em certo tipo de corpo, ao invés do que <sustentaram> os nossos antecessores. Estes ajustaram a alma ao corpo, sem nada especificar em relação à natureza e à qualidade daquele, quando, manifestamente, não pode uma coisa qualquer receber, ao acaso, outra qualquer. Assim acontece também por definição: o ato de cada coisa, com efeito, gera-se por natureza no ente que existe em potência e na matéria adequada. Fica claro, a partir disto, que a alma é certo ato e forma do ente que possui a capacidade de ser daquele tipo.” Pg 67
11. A alma é que capta e interpretada os dados dos sentidos sobre condições específicas, não estando além e nem aquém destes meios perceptíveis, ou seja, não é independente do corpo e nem dos meios ao redor.
12. Ele discute como a alma percebe tudo pelos sentidos, os cinco: olfato, paladar, visão, tato e audição, mas fala no sexto sentido.
13. Uma questão surge: se todos os órgãos, para ele afetados para sua função por ar e água, são meio intermediários dos sentidos, qual seria o meio para o sexto sentido, que é o sentido comum?
14. Neste momento entra a ideia. Os objetos são sempre percebidos em atividade (aos órgãos dos sentidos) e potência (seu significado para eles). A comida tem gosto (atividade), mas pode ser saborosa (potência). Deste modo, os órgãos dos sentidos não são um fim em si, as sensações (sensíveis, como ele chama), ainda são percebidas além dos mesmos.
15. O pensamento e a imaginação são atributos da alma.
16. A capacidade de entendimento também.
17. A ideia da tábua rasa é de Aristóteles? Pg 116.
18. Os animais não possuem alma ainda que disponham dos mesmos órgãos dos sentidos que os levem a saciar suas necessidades.