PRÉ-MILENISMO DISPENSACIONALISTA

0 Ações
0
0
0

Em Faculdades e Seminários Teológicos Tradicionais, o curso de Teologia Sistemática possui 4 módulos. Sendo que no quarto módulo se estuda Escatologia (O Fim dos Tempos – para quem tem esta leitura de que haverá um fim). Lecionei esta matéria na Faculdade Teológica Batista Paulistana no segundo semestre de 2005. Abaixo o esboço de uma aula sobre Pré-milenismo dispensacionalista que pode ajudar estudantes de Teologia. Como regra geral valem as objeções ao pré-milenismo histórico.

O Dispensacionalismo nasce no século XIX e XX nos Estados Unidos com John Nelson Darby como entendimento da Segunda Vinda como sendo pré-milenar e também pré-tribulacionista. Nesta forma de pensamento Cristo retorna pela segunda vez arrebata secretamente a igreja e retorna com a mesma para reinar. Ela nasce exatamente de uma visão subdividida do Plano Divino na Historia cada novo modo de operar cresce em qualidade e conhecimento, dando a cada nova mudança o nome de Dispensação. Neste sentido os dispensacionalista não tem nenhuma unanimidade dividindo as dispensações geralmente de 4 a 7 períodos distintos. (veja isto na Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia na coluna 2 da página 187 do Vol. 2, ponto 4- Vários Arranjos).  Esta posição faz jus a expectativa devida em torno da Segunda Vinda. A tribulação procederá.
Neste período pós-arrebatamento alguns eventos acontecerão: a plenitude dos judeus será alcançada, haverá a revolta satânica, ressurreição, juízo de condenação e o estado eterno.
É bom perceber que esta posição praticamente exige mais dois retornos de Cristo sendo o primeiro secreto e no mínimo três ressurreições: dos crentes mortos antes da Tribulação, dos mortos no Milênio e a Ressurreição da Condenação e, por isso mesmo, esta posição sofre forte oposição.
Ela também faz uma distinção firme entre Israel e a Igreja dizendo que no Milênio Deus retomará o plano com o Israel que no Primeiro Advento Messiânico o rejeitou, cumprem-se então todas as alianças.
PONTOS FORTES DO DISPENSACIONALISMO

1.   É uma elaborada exposição histórica que culmina na Plenitude da Obra de Deus e de Cristo.

2.   É uma lição objetiva de declarar o Modus Operandi de Deus.

3.   Cada fase dispensacionalista tem valores distintos.

4.   Explica bem as distinções temporais nos ajudando a entender a tolerância e a misericórdia de Deus.

5.   Deus realmente não opera igual em todos os modos.

6.   Veja Efésios 1: 9-14; 3:1-12; Colossenses 1: 24-29, Parábolas como a do Semeador e do Joio e do Trigo e Lucas 19 na Parábola dos Minas.

Pastor José Martins Júnior
Setembro de 2005
0 Ações
1 comentário
  1. Seu site ficou bem elaborado e explicativo. Quero muito te
    ajudar a divulga-lo para Pessoas que ainda não conhece o
    seu trabalho! Caso você tenha interesse, minha sugestão,
    e contribuição nesse momento, é que você possa alcançar
    ainda mais visitantes que não conhecem o seu site.
    Experimente um Teste Grátis, basta clicar no link deste
    comentário ou pesquisar no Google por ‘TrafegoPago .
    App . Br’ (tudo junto sem aspas). Espero que te ajude e
    seja útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar