O DESAFIO DA PIEDADE – 2 TIMÓTEO 3.10-17

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada na IBVB no culto matutino de 14 de março de 2021

INTRODUÇÃO

  1. O perfil do crente e evangélico atual é curioso porque destaca coisas que, apesar de importantes, não são o que caracterizam de verdade um cristão: envolvimento político, defesa racional da fé cristã, a tal autonomia tão defendida, etc. Estas coisas são importantes sim em certa proporção, mas o que caracteriza o cristão deve ser algo bem diferente como mostra Paulo a Timóteo: a piedade.
  2. Estas orientações do Apóstolo Paulo surgem exatamente depois de uma exposição de como seriam os últimos dias: homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
  3. Antes é preciso definir piedade: devoção, amor pelas coisas religiosas; religiosidade, compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia.
  4. As cartas de Paulo a Timóteo são conhecidas como cartas pastorais, nas quais o apóstolo orienta um jovem pastor a cuidar de si mesmo e da igreja de Cristo. É importante porque revela o bastidor do coração pastoral e suas preocupações mostrando o que importa para a vida da igreja e para o avanço do Evangelho, assim como os desafios que enfrentamos.  
  1. A piedade cristã é construída a partir de sentimentos e ações que o próprio Deus colocou em nós unindo, inclusive, o lado ruim e não desejável da fé cristã: modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguições e aflições. Todas estas virtudes são relacionais, ou seja, em relação ao nosso comportamento com os outros. Como agora a Pandemia e o Coronavírus são o assunto do momento, a forma como nos comportamos revela nossa fé. Neste caso, a igreja não está sendo chamada para discutir números, eficácia de uma ou outra medicação, para protestar contra ações governamentais, mas para orar, cuidar de si com o afastamento, evitar reuniões presenciais, continuar pregando que Cristo Salva, sendo um contraponto de consolo para as pessoas que estão sendo tomadas por desespero e perplexidade, para alegrar-se de verdade com os que são curados e lamentar com os que adoecem e com os que lamentam suas perdas. Nunca podemos esquecer que palavra Evangelho significa Boa Nova, ou Boa Notícia, e qual é a boa notícia? Que Deus se fez carne e habitou entre nós, sabe o que é ser um ser humano, viveu sem pecado e morreu na cruz para nos reconciliar com ele mesmo nos dando salvação. Um conselho importante dentro deste ponto é: um crente deve parecer um crente em tudo que faz e fala. Simples assim! Até o mundo tem um certo conceito de como um crente deve ser.
  2. A piedade cristã é um caminho de vida e a forma de viver dos cristãos. Paulo fala para Timóteo permanecer naquilo que aprendeu, crescendo em sabedoria até receber plenamente a sua salvação. Num certo sentido, Paulo está dizendo que a vida de Timóteo deve ser cada vez mais revestida do Evangelho e da mensagem da Cruz. Da mesma forma que ele fala para, por exemplo, revestir a nossa vida com a armadura de Deus. Ou seja, assumir cada vez mais a forma de viver de um cristão pelo modelo de Cristo: copiando, imitando, reproduzindo, elaborando, aprendendo. A própria Salvação já é concreta porque somos salvos, mas ainda estamos sendo revestidos dela até que estejamos plenamente com Cristo. Um conselho importante dentro deste ponto é: assuma cada vez mais a vida de um salvo em Cristo com todas as suas reponsabilidades espirituais. A vida de um cristão é o que acontece entre o caminho da Cruz ao Céu.
  3. A piedade cristã é construída através de um conhecimento das Escrituras que direciona e corrige o homem de Deus até que seja perfeito e perfeitamente instruído para toda obra. Esta expressão de Paulo incomoda: até que seja perfeito e perfeitamente instruído. Na verdade, se pararmos para analisar o que é um servo perfeito de Cristo veremos que a dificuldade de definir isto porque cada um vai puxar a sardinha para seu lado. Por isto, Paulo pede para Timóteo aprofundar-se nas Escrituras e que ele permita que elas façam isto. Ou seja, deixe a Palavra de Deus te transformar. Timóteo já conhecia a Bíblia desde criança, e Paulo diz que é para continuar lendo e estudando. Ele usa pelo menos quatro verbos para descrever o que a Bíblia produz na vida do crente: ensinar, para redarguir (chamar a atenção, mostrar o erro), para corrigir, para instruir em justiça. Um conselho para este ponto é que leiamos com atenção e estudemos a Palavra de Deus de forma que ela nos transforme. É algo que deve começar logo para cada um de nós.
0 Ações
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar