O CHAMADO DE CRISTO – MARCOS 1.14-20

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno de 16 de maio de 2021

INTRODUÇÃO

  1. Uma questão que sempre está presente entre candidatos aos ministério pastoral, missionários e seminaristas é sobre a certeza do chamado. É um assunto importante porque, de alguma forma, precisamos estar certos de que estamos na Vontade de Deus e seguindo a direção correta.
  2. Mas não é um assunto que deveria ficar tão restrito a um grupo, mas ocupar a mente de todos crentes. Ou seja, a certeza de ter ouvido o chamado divino para andar com Cristo.  
  3. Algumas palavras são usadas neste processo e há certa importância de compreendemos algumas delas.
  4. Chamado é convite para estar com ele. Tem ligação com a salvação e o discipulado.
  5. Vocação, por sua vez, tem a ver com nossos dons e ministérios que determinarão o que cada um de nós será e fara no Reino.
  6. Uma outra questão que pesa é o quando o chamado e a vocação exige de nós. E, independentemente da sua vocação, cada um de nós é chamado à uma vida integral com Cristo. Em nenhuma palavra de Jesus e nem dos apóstolos há uma palavra que seja que sugira ou nos permita uma vida dupla na qual, uma delas, seja independente e livre do controle e senhorio de Cristo.

O TEXTO

  1. O trecho escolhido narra o início do ministério de Cristo quando começou a escolher os seus discípulos.
  2. Algumas coisas antecederam este momento tão importante em que os seres humanos começam a ser incluídos de forma especial no Reino de Deus: João Batista (O Elias prometido), o Batismo de Jesus e sua Tentação no Deserto. Nada fora do seu tempo.

O CHAMADO ESTÁ NUM TEMPO ESPECIAL DA HISTÓRIA

  1. Poucos são capazes de perceber o tempo que vivemos: o Messias já veio, revelou toda sua vontade e aguardamos sua volta. Estamos cercados de verdades, certezas e firmes fundamentos. 
  2. V.14 – Marcos narra que Jesus assume a pregação da chegada do Reino. É também conhecido como a Plenitude dos Tempos.
  3. V.15 – O conteúdo da mensagem de Jesus possui alguns elementos que mostram sua severidade, seriedade e urgência: a. O tempo está cumprido (as profecias, os profetas, o limite da maldade humana); b. e o Reino de Deus está próximo (o Reino veio com Cristo, mas aqui é uma clara referência ao Reino Definitivo na Eternidade), c. Arrependei-vos e crede no Evangelho (não é apenas crer, mas também a arrepender-se).

O CHAMADO É PARA TODOS, MESMO PARA OS MAIS SIMPLES

  1. Os homens chamados por Jesus, os pescadores, seriam os menos qualificados para a tarefa proposta que incluía falar, pregar, responder diante de autoridades, peregrinar por todo o mundo e serem motivo de perseguição. Mas foram exatamente aqueles que Jesus escolheu.
  2. V. 16, 19 – No trecho são citados apenas Simão (Pedro), André, Tiago e João. Ao que nos parece, todos atenderam ao chamado prontamente, sem pestanejar. O que é surpreendente.  
  3. Do ponto de vista humano podemos sugerir, ou especular, que soubessem quem Cristo era, mas Jesus ainda não havia manifestado seu poder. Poderíamos supor que eram muito conhecedores das Escrituras e sabiam que aquele era Cristo, mas depois descobrimos que não eram tão conhecedores assim. Poderíamos supor que estavam cansados de sua vida de pescador e viram um oportunidade de galgar postos mais altos na vida, mas Jesus disse muito pouco e o que disse foi enigmático: pescadores de homens.     
  4. Mas, o que realmente explica é poder de Cristo para atrair os seus para si que se achegam a ele em inteira confiança.

O CHAMADO EXIGE QUE SE DEIXE TUDO QUE PODE NOS SEPARAR DE CRISTO

  1. Esta é uma questão que muito se discute também, o abandono de uma vida para seguir a Cristo, o que muitos encaram como um grande sacrifício.
  2. No caso do discípulos do texto, todos eram pescadores, uma profissão difícil, instável, podia ser lucrativa, mas no geral não era, e exigia muito sacrifício. Alguém poderia sugerir que isto os tenha atraído como uma oportunidade melhor, mas sabemos que, se tinham esta ilusão, ela logo se desfez porque Jesus não permitiu que ficassem tão isolados. Então, não podemos seguir a Cristo porque desejamos segurança.
  3. Uma segunda coisa é que, todo aquele que foi chamado por Cristo, sabe que foi chamado para uma vida e uma obra excelente que traz alegria e plena realização.
  4. E, terceiro, é uma vida de compromisso com Cristo e sob os cuidados de Cristo que que isto poderia ser ruim? Faço um desafio, converse com pessoas que assumiram uma vida de pleno serviço a Deus e se estão arrependidos e tristes com seu Senhor.
  5. Do ponto de vista de Jesus, ele sempre se mostrou pouco favorável a qualquer um que se entregue a ele com reservas e limitações.

ALGUMAS LIÇÕES

  1. Vivemos a Plenitude dos tempos e diante de um possibilidade sem igual de viver e pregar as virtudes e bênçãos do Evangelho. Nosso chamado exige que aproveitemos cada segundo da nossa vida na presença de Deus fazendo a sua vontade. Infelizmente, ainda há pouquíssimos de nós conscientes desta grande oportunidade que Deus está nos dando agora.
  2. Nosso chamado é feito por Cristo e é ele que vai nos guiar, ensinar, prover as experiência necessárias e proteger. Diante do chamado de Deus nós não olhamos para nós, se somos capazes, mas para Ele que nos chama.
  3. O chamado também exige uma entrega sem reservas e cláusulas de desistência. Não pode haver nada entre nós e Cristo. É esta a mensagem.  
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar