UM NOVO REINO – MATEUS 2.1-12

0 Ações
0
0
0

UM NOVO REINO

MATEUS 2.1-12

Mensagem do culto matutino de 20 de dezembro de 2020 IBVB

E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.

INTRODUÇÃO

  1. Um destaque muito importante a ser dado no Natal é que o nascimento de Jesus é o nascimento de um Rei.
  2. Esta passagem das Escrituras é muito interessante porque dois Reis aparecem Herodes e o próprio Jesus.
  3. A compreensão disto enriquece muito nossa compreensão respeito do Reino de Cristo.
  4. Uma das verdades mais profundas e bonitas do Evangelho é que formos resgatados por Cristo do Reino das Trevas para o seu Reino de Luz. Do poder do pecado e do mal, para o poder de Deus. Da velha natureza para a nova natureza. Da perdição para a salvação.
  5. São perspectivas que não podemos perder nunca julgando que o reino de Deus seja comida, bebida, filosofia, sociologia, política, ideologias.
  6. Jesus mesmo disse: meu reino não é deste mundo. Somos, em Cristo, cidadãos de um novo reino.
  7. A sabedoria divina escolheu o momento certo para que Cristo nascesse. É também chamado de plenitude dos tempos.

QUEM FOI HERODES?

  1. Ao contrário do que parece à primeira vista, o nome Herodes funciona mais como um título do que como um nome próprio.
  2. Existiram pelo menos 7 Herodes: Herodes o Grande, Herodes Arquelau, Herodes Filipe I, Herodes Antipas, Herodes Felipe II e Herodes Agripa I, Herodes Agripa II.
  3. Os Herodes foram um problema para Cristo. O Herodes Antipas foi o que mandou decapitar João e o mesmo que zombou de Jesus e o devolveu a Pilatos para ser julgado e diante de quem Jesus se calor. Herodes Agripa I foi o que mandou decapitar o Apóstolo Tiago.
  4. Mas este Herodes que estamos tratando hoje é o primeiro deles e conhecido como HERODES O GRANDE. O título tem razão de ser, mas a história deste rei não é nada boa.
  5. Durante seu reinado, Herodes fez várias obras de construção na Judeia. Ele fundou as cidades de Cesareia Marítima e Sebaste, edificou palácios e fortalezas e construiu lugares públicos que dinamizavam a região. Herodes também se dedicou a construir templos para vários deuses de povos diferentes e reconstruiu cidades inteiras como Séforis. Entre os judeus, ele ficou conhecido por renovar e expandir o templo de Jerusalém. Que realmente era suntuoso e atraiu muita gente para Jerusalém.  
  6. Ele ficou conhecido por ser brutal e ter mandado matar todos os meninos pequenos de Belém.
  7. Herodes era um idumeu (descendente dos edomitas, um povo que morava a sul de Israel) convertido ao Judaísmo. Não sendo israelita, ele não tinha nenhum direito ao trono mas, com a ajuda do império romano, conquistou o poder em 37 a.C. Herodes se tornou rei vassalo de Roma, com domínio sobre os judeus. Conquistou isto usando de muita violência porque não era um rei legitimo. Roma vivia uma crise na região e este perfil de Herodes ajudou a conquistar a região.  
  8. Para conquistar os judeus casou-se com uma judia de alta posição, mas depois, suspeitando de planos para o derrubar, ele executou sua segunda esposa, alguns de seus filhos e outros membros da família dela. Herodes teve várias esposas ao longo da vida, matou algumas e também matou vários de seus filhos. Sua obsessão pelo poder era mais forte que os laços de família!    

O TEXTO

  1. Esta passagem dos Evangelho é bem conhecida, mas vale a pena recordar e destacar alguns detalhes.
  2. Jesus nasceu e os magos souberam disto porque viram a estrala que indicava o nascimento do Salvador.
  3. Nos países a leste da Israel, como a Pérsia, um mago era um homem sábio que tinha conhecimento de astrologia. Eram homens com muita educação sobre as estrelas e a natureza e também com conhecimentos de magia e adivinhação. Daniel foi um mago na Babilônia e exemplifica melhor o que queremos dizer. Não eram, necessariamente bruxos manipulando porções mágicas num caldeirão incandescente.
  4. Eles vão para Jerusalém, a cidade do Rei, e perguntam ao falso rei onde está Jesus. É muito irônico isto. Herodes e a cidade se perturbam.
  5. Curiosamente são os escribas e mestres da lei que falam da profecia de Miquéias aos magos, mas sua inércia indica incredulidade em seus corações.
  6. Herodes chama os magos discretamente para saber onde Jesus está. Já fica claro que quer matá-lo como fazia com qualquer pessoas que passasse na sua frente.
  7. A estrela reaparece no céu e conduzem os magos até o lugar onde Jesus está.
  8. Eles entregam a Jesus ouro, incenso e mirra. Aqui nós temos um dos símbolos mais significativos do nascimento de Jesus. Ouro era oferecido a Reis, denotando majestade e poder. Incenso (ou alíbano) é a oferta de um sacerdote que intercede pelo povo, oferece seus sacrifícios e suas orações. A mirra, que era usada para embalsamar corpos e representava a imortalidade, era ligada aos profetas. A cerimônia de posse do Rei, do Sacerdote e do Profeta foi feita ali, naquela simplicidade.
  9. Os magos são advertidos em sonho para não voltar a Jerusalém e fazer um caminho totalmente diferente.

ALGUMAS LIÇÕES DESTES DIAS NAS VIDA DE JESUS E DOS MAGOS

  1.  O Reino de Cristo é absolutamente legítimo. Herodes não poderia governar aquela região e chegou através de golpes e assassinatos ao poder. Jesus é filho de Davi porque descendeu de José e Maria, dois legítimos filhos de Davi, a quem o trono fora prometido, era judeu, foi gerado em Maria pelo Espirito Santo e, por isto, também, verdadeiro Deus Encarnado. Quem pode ocupar o trono de Rei de todo o Universo? Apenas Jesus.  
  2.  A majestade e o Reino de Cristo são reconhecidos por todo o Universo. Magos, estrelas, anjos, pastores, o povo todos reconheceram isto. Mesmo aqueles que não aceitavam mostraram, pelo seu incomodo que sabiam que era verdade. Não sei se você já ouviu uma expressão, bastante grosseira na verdade, mas que explica bem a situação: ninguém chuta cavalo morto!
  3.  Jesus é um Rei que nos atrai pelo seu poder de salvar e governar com plena justiça. Herodes era o rei que encantava pelas obras faraônicas (será que ele gostaria deste adjetivo?) e pelo medo que impunha aos seus adversários. Cristo é o Rei que ama o pecador, que ora pelos seus inimigos e diz: Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem! Não é um rei que mata, mas que morreu pelos seus.  
  4.  Naquele dia nasceu o Rei perfeito, o Sacerdote perfeito e o Profeta perfeito, todos numa só pessoa. Herodes passou, suas obras passaram, sua memória é péssima. Quanto Jesus a Bíblia diz: do seu Reino não haverá fim, Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

CONCLUSÃO

  1. O que também celebramos no Natal? O nascimento do Rei Jesus e mais, a nossa inclusão no seu reino que não terá fim.

0 Ações
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar