DISCÍPULOS DE CRISTO – LUCAS 9.57-10.20

0 Ações
0
0
0
Discípulos de Jesus – não erremos o caminho porque ele é um só

1. É o assunto que me ocupa no momento e também o que mais incomoda

2. Formar um discípulo é algo difícil porque exige muito das duas partes

3. Antes de pensarmos que temos que formar discípulos temos que avaliar se já o somos.

4. Muitos cursos de discipulado tratam apenas de conhecimento bíblico e doutrinário, mas a prática é muito importante

5. O trabalho de Jesus , como não poderia deixar de ser foi perfeito: ele convocou, ele os ensinou, ele os enviou em missões, eles ps repreendeu e corrigiu e, por fim, lhes delegou uma tarefa que lhes exigia toda a vida.

6. Olhando muitas vezes nossa vida podemos nos incomodar profundamente ao comparar com o ministério de Jesus, seus discípulos ali e muitos cuja história foi registrada e podemos conhecer por meio de livros. Pessoas que abandonaram tudo, pessoas que morreram por causa do testemunho de Jesus, pessoas que sofreram privações terríveis desde que fizessem a vontade de Deus.

7. Neste texto, temos quatro tipos de pessoas e todas elas mostraram alguma falta de entendimento quanto ao que é certo, desejável e bom ao seguir Jesus. Três delas estão no capítulo 9 e a outra no capítulo 10. O importante é notar que, assim como nós, todos foram instruídas para poder corrigir seus caminhos e pensamentos.

Os quarto casos

1. O que espera apenas conforto quando aceita Jesus e seu Evangelho – Lucas 9.57-58 – Jesus parece ter lido o coração deste homem. Ele deve ter pensado que sua vida seria tranquila e estável ao seguir Jesus. O que a vida cristã reserva?

2. Aquele que acha que deve cumprir suas obrigações sociais primeiro e então seguir Jesus – Lucas 9.59-60. Talvez este seja parecido com aqueles que dizem: quando eu casar, quando me formar na faculdade, quando terminar o seminário, quando me aposentar eu sirvo a Deus.

3. Aquele que quer resolver coisas em sua vida e não as entrega a Jesus – Lucas 9.61-62. Alguns podem estar presos em pecados, medo, insegurança, pendências da vida anterior e preferem voltar para corrigir quando o esperado é abandonar e seguir um novo rumo.

4. Aqueles que focam no poder, nos dons e autoridade que podem ter ao seguir Jesus , mas esquecem que sua salvação e a vida eterna são mais importantes – trecho mais longo 10.1-20. A igreja de Corinto pode ilustrar bem este caso.

Ser um seguidor de Jesus pode ser muito diferente do que pensamos e algumas palavras da Bíblia que descrevem e explicam o que um seguidor de Jesus é, pode ajudar.
Discípulo
Chamado ou convocado​
Seguidor​
Aprendiz​
Pupilo​
Servo​
Amigo​
Testemunha (mártir)​
Mártir​
Mensageiro ou enviado com uma mensagem específica
Aquele que recebe autoridade e poder​
Imitador​
Enviado​
Aqueles que dão fruto, e muito fruto​
Chamados para amar​
Chamados para correr riscos, mas sem temer
Fomos chamados para tudo isto. Uma missão que exige mais do que podemos dar, mas que conta com a graça e presença de Jesus.
Podemos estar na lista dos que estão enganados, mas queira Jesus e seu Espírito nos corrigir.
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar