APRENDENDO A FAZER A VIVER A VONTADE DE DEUS – JUÍZES 6.25-40

0 Ações
0
0
0

PÃO DAS TRÊS DE 211.09.2020

E aconteceu, naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque. Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.

  1. Deus ordena que Gideão derrube um altar idólatra na sua própria casa e faça um para ele oferecendo um sacrifício
  2. Um bom para derrubar e outro para sacrificar
  3. Fez a noite por medo
  4. Atitudes importantes: abandono da idolatria, confrontação dos deuses falsos, obediência e sabedoria (pareceu medo, mas devemos lembrar que aquilo era visível e reconhecível a todos)

Levantando-se, pois, os homens daquela cidade de madrugada, eis que estava o altar de Baal derribado, e o bosque, que estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi foi oferecido no altar de novo edificado. E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa. Então, os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora o teu filho para que morra, pois derribou o altar de Baal e cortou o bosque que estava ao pé dele. Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derribaram o seu altar. Pelo que, naquele dia, lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar.

  1. Gideão sofre a pressão e perseguição dos seus
  2. O pai dele o livra dizendo que Baal que se proteja
  3. Ensinamentos importantes: a oposição do mal e dos infiéis, Deus tocando o coração de pessoas improváveis como o Pai de Gideão de quem era o altar, Gideão carregando a marca de sua obra (mudou seu nome).

E todos os midianitas, e amalequitas, e os filhos do Oriente se ajuntaram num corpo, e passaram, e puseram o seu campo no vale de Jezreel. Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se convocou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, e saíram-lhe ao encontro.

  1. A atitude dele provocou os inimigos, mas mobilizou os próprios israelitas
  2. Midianitas e amalequitas contra abiezritas, Manassés, Aser, Zebulom e Naftali
  3. Ensinamentos: Deus mobiliza seu povo

E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e secura sobre toda a terra, então, conhecerei que hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito. E assim sucedeu; porque, ao outro dia, se levantou de madrugada, e apertou o velo, e do orvalho do velo espremeu uma taça cheia de água. E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só no velo haja secura, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim o fez naquela noite, pois só no velo havia secura, e sobre toda a terra havia orvalho.

  1. Ele faz um prova dupla para saber se deve ir, e duas vez é confirmado
  2. A prova de Gideão é mais exemplo para oração e de uma desconfiança de si mesmo do que um ensinamento para ficarmos provando Deus. Isto não acontece mais na Bíblia é um caso único.
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar