QUEBRANTADOS E TRANSFORMADOS – ISAÍAS 48.1-22

0 Ações
0
0
0

Mensagem culto noturno de 20.09.2020

INTRODUÇÃO

  1. Saber conversar e convencer é uma arte para poucos. É necessário tocar o coração, convencer a mente, criar a vontade, o desejo e mover para que haja ação. Hoje estamos cercados por pessoas e empresas que dominam a arte do convencimento e que nos seduzem a querer e possuir coisas que realmente não precisamos. É difícil escapar das armadilhas.
  2. Jesus usou muitas palavras e sermões, usava as parábolas para alcançar o coração do homem. O apóstolo Paulo afirmou que suas palavras eram demonstração de poder do Espírito Santo. Disse a Timóteo para pregar insistentemente.
  3. Por que estou dizendo isto? Porque Deus está chamando seu povo para uma conversa em que os tenta convencer da verdade e de andar com ele. Parece estranho, mas é isto mesmo. Ele usa argumentos fortes para mudar a mente e o coração de seu povo para que mude os seus caminhos.
  4. A Bíblia Almeida Revista e Corrigida traz um subtítulo interessante: ARRAZOAMENTO, ADMOESTAÇÕES E PROMESSAS DE DEUS PARA COM ISRAEL. O capítulo começa com a expressão: Ouvi!
  5. O propósito é claro: quebrar o coração de um povo orgulhoso e trazê-lo de volta para seus caminhos e com a mente e coração renovados. Ou seja, convencidos da verdade e desejosos de andar nela.
  6. Quando uso as palavras quebrantados e transformados falo destas duas coisas: quando depois de ouvir a Palavra de Deus o nosso coração arde e este ardor provoca em nós uma mudança pequena ou, às vezes, radical, mas sempre uma mudança.
  7. Por isto a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.

Vamos ver quais argumentos Deus usa para este convencimento

V.1 – Mas não em verdade nem em justiça – VOCÊS ACHAM QUE ESTÃO CERTOS, MAS NÃO ESTÃO!  

  1. Isaías já previa que em tempos de tribulação o povo estaria dividido em várias ideias e profecias.
  2. Sabia também que o povo, por dureza de coração, teria ideias sedimentadas difíceis de serem mudadas.
  3. Quando Jesus veio havia pelo menos 11 grupos diferentes na região da Judéia lutando e dividindo-se. Ele mostrou que todos estão errados: os fariseus falavam e não faziam, os saduceus não criam na ressurreição, os herodianos estavam do lado do mais forte que estava errado, os essêniosfugiram do contato com as pessoas da cidade, os escribas conheciam bem  lei mas não ensinavam o povo de verdade, os zelotesqueriam um reino pela força, os sacerdotesnão intercediam devidamente pelo povo, os publicanos roubavam do próprio povo, os samaritanosqueriam uma religião só sua e desprezavam os fundamentos de Israel, o sinédrio julgava conforme as próprias regra e não conforme a justiça, e o povoandava em trevas.

 V.6 – Desde agora, te faço ouvir coisas novas e ocultas, que nunca conheceste – VOCÊS TEM DADO OUVIDOS ÀS VOZES ERRADAS! 

  1. Desde o Antigo Testamento Deus já propunha que seus caminhos são totalmente novos e nada a ver com a mente e desejos humanos.
  2. Novo coração, nova vida, etc.
  3. Eu sei que é um esforço muito grande porque o tempo todo estamos conectados e observando coisas e ouvindo mais ainda. Mas é preciso discernir a voz do Senhor e as coisa que vem dele.
  4. Só a voz do Senhor nos mostra a verdade, nos acalma, nos guia da verdade, nos protege.
  5. Quando lemos os Salmos, por exemplo o 3 e o 12, vemos Davi desesperado porque está sendo perseguido. Aí ele ora e se derrama desesperado diante de Deus. Aí ele se acalma, aprende a confiar e fica seguro.

 V.10 – Eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição – VOCÊS NÃO COMPREEDERAM AINDA COMO EU CUIDO DE VOCÊS!

  1. Quando a gente sempre resiste ao Senhor e nunca dá ouvidos à sua voz fica difícil traçar uma linha de como ele cuida de nós, mas com Israel não foi assim.
  2. Tudo na história de Israel apontou para sua completa destruição. Tudo na história da Igreja de Cristo apontou para sua destruição, mas nunca se concretizaram e nem concretizarão. Começa com Noé que sobrevive ao dilúvio, com a família de Jacó que sobrevive a fome, ao povo que sobrevive na perseguição do Faraó, durante os período dos juízes, a perseguição dos filisteus, o Exílio etc.
  3. Às vezes, durante a caminhada com Cristo, passamos por grandes dificuldades, e imaginamos que são sinais que estamos fora da vontade de Deus, mas num momento como este de Isaías, vemos que é o próprio Deus guiando e transformando seu povo com as dificuldades, pelo fogo.

V.16 – Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e, agora, o Senhor Jeová me enviou o seu Espírito – VOCÊS ESQUECERAM QUE MEU ESPÍRITO HABITA ENTRE O MEU POVO!  

  1. Este verso tem um desafio de intepretação muito interessante porque ficamos em dúvida se é o Senhor ou o profeta que está falando.
  2. A explicação mais convincente, e mais interessante que encontrei diz que o Senhor fala através do profeta, valida a mensagem do seu profeta e mostra como seu Espirito nos seus cria uma unidade e comunhão para que palavras e ações sejam uma cosia só. Um mistério muito profundo!
  3. Jesus diz algo ao Nicodemus que sempre devemos lembrar: O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.
  4. Não é um verso para a inconsequência e para nos fazer crentes itinerantes, mas mostrar é que Cristo quer assumir o controle total das nossas vidas. Total!

 V.17 – Que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar – VOCÊS ESQUECERAM QUE A VERDADE ESTÁ EM MIM!

  1. Se você olhar bem, principalmente por causa das limitações que a pandemia impôs, muita gente está na Internet oferecendo cursos e mais cursos. Muita gente tem o que ensinar.
  2. Mas é muito difícil saber quem escolher, como fazer, se é possível ir até o fim.
  3. Jesus não está inserido neste mercado religioso e oferecendo suas verdades na Internet.
  4. Claro, precisamos dos outros para aprender, mas o fim do Cristão é o próprio Cristo.
  5. Quem pode dizer: Eu sou o Caminho, Eu sou a Verdade, Eu sou a Vida!

 V.20 – Saí da Babilônia, fugi de entre os caldeus – VOCÊS ESQUECERAM DEC FUGIR DO MAL E DO PECADO!

  1. Hoje falam de desigrejamento e poligrejamento e estes apontam um perfil de pessoa que não consegue se adequar a nada e procura fugir de tudo ou aceitar apenas aquilo que lhe agrada e deixar de lado o resto.
  2. Os judeus viveram este grande problema de viver no meio de um povo que não entendiam a língua, a cultura, cheios de deuses e costumes estranhos.
  3. Jesus ensinou que ninguém pode servir a dois senhores.
  4. Deus então propõe ao seu povo que saia dali e voltem para ele.
  5. Isto vale para tudo na vida: não ter coração dividido, mas realmente decidir e seguir: tem gente que casa e quer viver como solteiro, que faz um faculdade pensando em outra, que está numa igreja e admira outra, que diz que é crente mas ama o mundo, e por aí afora. Falta uma entrega real e definitiva!

 CONCLUSÕES

  1. Quem não tiver humildade para reconhecer seus erros e estar constantemente aprendendo não pode andar com Cristo.
  2. A voz do Senhor é clara e inconfundível para os seus.
  3. Cristo nos conduz pelos montes e vales cuidando da nossa vida.
  4. O Espirito de Deus está em nós e não podemos nos esquecer disto.
  5. Só Cristo é o caminho.
  6. Sem fugir do mal não há acordo entre nós e Cristo!
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar