A SOBERANIA DIVINA E A INSENSATEZ HUMANA – ISAÍAS 44.1-20

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregado no culto matutino IBVB em 30.08.2020

 INTRODUÇÃO

  1. Naquele tempo é o questionamento direto a uma idolatria muito declarada em função dos ídolos feitos de madeira pelos artistas da época. A idolatria hoje é diferente, mas igualmente idolatria: redes sociais, a ciência, a política, a idolatria de si mesmo. Lembrar que a mensagem de Isaías é que nos tornamos parecidos ou assemelhados aos que adoramos.
  2. O trabalho dos artistas é importante? A madeira é importante? A ciência é importante? E a politica, etc? Sim, todas estas coisas são importantes.
  3. É difícil entender com um povo tão abençoado, protegido, cercado de histórias fantásticas de bênçãos e livramentos pode se entregar a falsos deuses criados pelas próprias mãos e das falsas divindades dos povos idólatras ao seu redor.
  4. Da mesma forma, é difícil ver hoje que, mesmo que muitos se denominem cristãos vivam vidas semelhantes à vida dos ímpios, distantes dos valores de Cristo, que idolatram as mesmas coisas que homens e mulheres sem Cristo idolatram. É uma luta constante para a igreja e para nossas vidas pessoais não permitir que o mundo nos seduza e nos afaste do Senhor. Com está em Romanos 8.35-39: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
  5. Infelizmente, a idolatria pode e nos afasta de Deus.
  6. A idolatria na Bíblia tem dois aspectos. O primeiro é como o pecado puro e direto de desobediências aos dois primeiros mandamentos (não ter outros deuses e não fabricar imagens de escultura). Isaías mostra o segundo aspecto da idolatria, que é a insensatez.
  7. Insensatez é loucura, tolice, disparate. O pecado também nos enlouquece, ou seja, tira de nós a lógica e o bom senso. Veremos mais no texto.

 DESENVOLVIMENTO

NÃO SEJAMOS INSENSATOS COM QUEM PERDOA OS NOSSOS PECADOS (1-2): Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o SENHOR que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Há um jogo de palavras aqui porque Jacó é o enganador e Jesurum significa o Justo. É uma retrospectiva do passado mau e um olhar para um futuro promissor sob a bênçãos de Deus? Sem dúvida. O professor Sayão chega a chamar este trecho de DE VOLTA PARA O FUTURO. No contexto, Deus está apontando para seu povo o dizendo: vocês erraram muito no passado, eu os perdoei e agora podem e devem seguir em frente por um novo caminho. Há um ditado que diz: que errar é humano, mas permanecer no erro não é nada inteligente. Jesus, mais de uma vez disse: vai e não peques mais como em João 8.11 no caso da mulher pega em adultério. Em João 5.14 no caso da cura de um paralítico. Não podemos entender como uma impecabilidade por esforço humano, mas um esforço de não repetir os mesmo erros e andar sempre com Jesus.

NÃO SEJAMOS INSENSATOS COM QUEM PODE NOS DAR UMA NOVA VIDA (3-5): Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. E brotarão entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do SENHOR; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a mão: Eu sou do SENHOR; e por sobrenome tomará o nome de Israel. Aqui há mais um jogo de Palavras entre Jacó e Israel, mas no caso para afirmar que com o derramar do Espirito, aqueles que são de Deus carregam em si uma marca, um nome. Muitos homens da Bíblia tiveram seus nomes mudados: Abrão para Abraão, Jacó para Israel, Simão para Pedro, Saulo para Paulo. Em Cristo, mais do que um novo nome, nos interessa que ele nos dá uma nova vida. Nos tornamos uma nova referência.

NÃO SEJAMOS INSENSATOS DIANTE DO JUIZ DE TODA A TERRA (6-8): Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça. É curioso como Deus se coloca diante do seu povo insensato. Perceba que agora ele faz duas coisas: lembra do que fez, e pede para que encontrem alguém que seja igual a Ele. Como se estivessem num tribunal, Deus chama o próprio povo que o nega, como testemunha contra si mesmo porque o fatos são inegáveis. O autor de Hebreus, falando a crentes, diz em Hebreus 6:4-6 que é impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.

SEJAMOS CAPAZES DE RECONHECER A NOSSA INSENSATEZ (9-18): Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos. O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, e emprega a almagra, e aplaina com o cepilho, e marca com o compasso, e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho e esforça-se contra as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela. Metade queima, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. O tom de Isaías aqui é triplo: 1. é um profeta acusando um povo diante de um desvio muito grave pecado, 2. tem o tom irônico de ver um povo passando por loucos por agirem de forma insensata e 3. O tom da indignação de alguém que não consegue acreditar no que está vendo. O pecado, seja qual for, a idolatria especificamente, tem este tom de que algo louco ou sem sentido está sendo feito, mas quem está mergulhado nele não é capaz de enxergar. Achar que temos pleno domínio próprio, achar que somos suficientemente fortes, achar que brincar com fogo não queima, achar que um erro agora pode ser facilmente consertado depois e por isto estamos justificados de fazer, são algumas destas situações insanas. Quem já lidou com vícios sabe do que falo – ele domina nossa mente e nosso corpo. Enquanto não aceitamos nossa fraqueza e necessidade de ajuda externa somos prisioneiros. As tentações são a mesma coisa, Jesus disse que o espirito está pronto, mas a carne é fraca. Ainda que pecados diferentes possam trazer consequências diferentes, nunca fomos autorizados e brincar com nenhum deles porque são sempre destruidores. Aquela ética que diz que os fins justificam os meios também é um insensatez e loucura. Há pessoas que justificam mentiras, pequenas omissões, golpes, atitudes e palavras com a falsa ideia do bem maior. Tudo isto é insensatez.

ONDE ESTÃO AS PESSOAS SENSATAS?(19-20): E nenhum deles toma isso a peito, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore? Apascenta-sede cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita? Esta parte final da nossa reflexão é muito importante: Deus, através de Isaías, sugere que o povo aprenda a fazer perguntas para si mesmo. São elas em outras palavras: como eu posso me ajoelhar diante de um Deus feito das minhas mãos com a mesma madeira que uso para cozinhar? A cinza pode cuidar de mim, alimentando espiritualmente, respondendo as minhas orações, me falando das coisas eternas, me dando sabedoria, me ajudando a lidar com minhas limitações e perdoando os meus pecados? Será que estou tão cego a ponto de ser conduzido por uma mentira? São perguntas muito corajosas e podem ser reduzidas à pergunta que já sugeri: onde estão as pessoas sensatas do povo de Deus. E sugere perguntas reais que podemos nos fazer: somos verdadeiros adoradores do Deus vivo? Realmente vivemos de acordo com a fé conquistada pelo sangue puro de Cristo? O Espírito Santo nos guia? A Palavra de Deus é realmente lâmpada para os nosso pés e luz para o nosso caminho? Sensatez aqui é sinônimo de uma fé prática apenas em Jesus Cristo e, por isto, é sinônimo de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5.22).

 CONCLUSÕES

  1.  Onde estão as pessoas sensatas é a grande questão!
  2.  Pessoas cuja sensatez vem da fé em Cristo e da certeza que apenas nele está a verdade?
  3.  Gente para ser sal e luz?
  4.  Gente que pelas obras levam outros a glorificar o Pai que está nos céus?
0 Ações
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar