A) Isaías cai como uma luva neste dia porque estamos no feriado de Carnaval.
B) Sabemos o quanto esta festa é perniciosas: aids, violência, mortes, adultérios, bebedeiras, vícios, assaltos, acidentes nas estradas.
C) O momento que Judá vive no texto é de certa prosperidade. Muitos duvidavam das palavras dos profetas porque não havia sinais muito claros de que seriam destruídos ainda que houvesse muita pressão política e rumores de avanço dos inimigos ao redor.
2. V. 4: depois afirma que em nossas vidas deve haver tempo para tudo: para festa e tristeza. Nossa cultura condena a tristeza e até a seriedade do trabalho. Vida boa para alguns é aquela que só tem festa.
3. V. 5-11: em vão tentam consertar o que está errado é se proteger, mas continuam não buscando ao Senhor. Nossa vida espiritual é construída tijolo por tijolo e dia após dia. Um pouquinho de oração, um pouquinho de leitura biblia, um pouquinho de meditação, um pouco de ação, um pouco de contemplação…
4. V. 12-13: Mais uma vemos o texto trazendo palavras de Deus e de um profeta lamentando o de que seu povo não lhes dá ouvidos, duvida de suas palavras e não se esforça para entendê-las.
1. Tenhamos o cuidado de não sermos mortos que estão vivos. Longe de Deus e sem comunhão com ele.
2. Tenhamos sabedoria para viver cada momento como se deve e sem lamentação. Há dias de festa e de luto. Há dias de muito trabalho e dias de muito descanso.
3. Cuidemos diariamente de nossa vida espiritual como cuidamos da saúde, ou do nosso dinheiro.
4. Sejamos mais humildes e aceitemos a vontade de Deus aprendendo a não duvidar e não desobedecer.