GANHAR OU PERDER? – MARCOS 8.34-38

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada no culto noturno IBVB em 30 de janeiro de 2022

INTRODUÇÃO

  1. Acho que todo mundo já ouviu falar da expressão “zona de conforto”. Acho uma expressão contraditória porque ela é usada para dizer que você nunca deve ficar parado, deve agitar, movimentar o tempo todo, inventar.
  2. Mas o que realmente acontece é que tudo em nós busca conforto, prazer e ganhos. Por que trabalhamos tanto? Por que guardar dinheiro sacrificando certos deleites? Por que suportamos um emprego difícil senão porque nos garante o pão e o pagamento das contas?
  3. Quando falamos da vida cristã o que queremos? Que aqui fiquemos livre de aflições, que o pecado não nos domine, que sejamos livres de pessoas falsas, que nossa vida seja longa e produtiva e que, no final desta vida de serviço a Cristo, possamos entrar na alegria da sua presença e vivermos tudo que Cristo tem reservado para os seus.
  4. Até quem fala de “zona de conforto” sempre vai ensinar um caminho duro que te leve ao conforto.
  5. Jesus não falou de “zona de conforto”, mas de relacionamento eterno que trará vida verdadeira aos que seguirem, mas nunca disse que o seguir seria algo fácil.
  6. Não concordo muito com a ideia que pessoas se aproximam de Cristo pelo amor e pela dor, mas a ideia serve bem para explicar. Os que estão em dor procuram alívio e cura. E é justo. Os que vem pelo amor, sentem-se cuidados, abraçado e acolhidos. E quem em sã consciência abandonaria alguém ou algum lugar onde recebesse todas estas coisas?
  7. O que uma passagem como esta ensina é que Jesus nos recebe bem e cuida, mas que o mundo odeia os que amam e farão de tudo para separá-los de Jesus. Ou seja, transformar um grande ganho em perda.
  8. Ainda há pessoas quem confundem as dificuldades, perseguições e problemas na vida do crente com falta de amor de Deus ou o abandono de Cristo. Ser crente é difícil até na igreja. Crente tem problemas om a família. Tem oscila na fé e no entendimento. E tudo isto atrapalha a sua fidelidade a Cristo.  
  9. E como trilhar um caminho de ganhos espirituais verdadeiros com Cristo? É isto que Jesus começou a ensinar naquele dia. Vejamos a partir de agora.

TEXTO

  • Jesus fez milagres e grandes feitos e uma multidão o está seguindo por causa disto – ele não os condena por isto, mas sabendo o que estes tem no coração, resolve deixar claro o que está acontecendo.
  • Na segunda multiplicação dos pães e peixes ele perguntou se tinham entendido o que tinham visto. E qual seria a resposta esperada? Que Ele é o Deus que tudo governa e que tudo tem sob o seu poder e que alimenta o seu povo. Em seguida Jesus quer saber o que as pessoas dizem dele e o que os discípulos pensavam a falavam dele. O povo dizia que era João Batista, Elias ou um dos profetas. Pedro, na ocasião disse que Ele era o Cristo. Jesus dá mais um passo e começa a dizer o que irá passar e Pedro diz que não permitiria que acontecesse sendo duramente confrontado por Jesus.
  • Por que Jesus está neste processo de entender e revelar o coração dos seus seguidores? A) Porque muitos estão muito confortáveis imaginando que segui-lo são apenas flores. B) Porque muitos já tinham criado uma imagem falsa dele. C) Porque muitos estavam atrás de pães, peixes e milagres, mas sem enxergar quem é Ele. D) Porque Ele estava preparando a vida dos que o seguem para tudo que vão viver por causa dele de bom, mas principalmente de ruim.
  1. QUEM QUER GANHAR A VIDA CARREGA A SUA CRUZ E SEGUE A JESUS – 34 E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.  – Rabinos punham o foco na lei, filósofos punham o foco na busca da verdade, profetas comuns punham o foco na mensagem. Jesus, ao contrário de todos os outros, chama o foco para si. Ele coloca isto em uma Aliança com três termos. A) negar a si mesmo – um esforço com o abandono de si mesmo e olhar vida pelo olhar de Jesus, isto significa priorizar Jesus em sua vida. Aquela mesma aplicação que temos no trabalho, na faculdade, nos esportes; B) tomar a cruz – Jesus antecipa sua morte, mas trata de uma imagem que eram comum àqueles que o estavam ouvindo porque conheciam como eram as mortes executadas pelos romanos. Existe aqui um paradoxo. A morte na cruz representa um sacrifício, mas neste caso, a prioridade é viver para ele. Quem é o crente que carrega sua cruz? Aquele que vive para Jesus diariamente. Curiosamente está implícita a ideia de sacrifício e de que é algo difícil. Seguir a Cristo não é algo da nossa natureza. Pelo contrário, vai contra tudo que fazemos naturalmente e sem esforço. C) segui-lo – no sentido de ir atrás como hoje quase fazemos nas redes sociais. Ou seja, carregar a cruz nada tem a ver com viver uma vida difícil e cheia de problemas para resolver com pessoas, com dinheiro, com tempo, mas uma vida que se torna difícil porque você decidiu seguir Jesus de verdade. Quando a gente segue a Cristo dá um nó na mente das pessoas a nossa volta: exercite o perdão, faça com afinco voluntariamente o que ninguém te pediu e nem pagou para fazer, ocupe sua mente e tempo com a Palavra de Deus, se mostre desinteressado com coisas deste mundo, não ande no meio do bolo da multidão, renuncie o poder, a fama, o status e seja apenas um servo. Pronto! Os problemas estão criados.    
  2. QUEM QUER GANHAR A VIDA, A PERDE POR CRISTO E PELO EVANGLEHO – 35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. 36 Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma? – Um bom exemplo disto é Jim Elliot, missionário que morreu nas mãos de índios no Equador quando os evangelizava, e que disse o seguinte: “Não é tolo aquele que dá o que não pode manter para ganhar aquilo que não pode perder”. Esta frase demonstra um entendimento muito grande da vida cristã por vários motivos. A) Demonstra que uma vida entregue ao pecado jamais pode ser uma vida plenamente feliz e realizada – o homem que não reconhece o seu pecado sofre, luta para melhorar, mas não consegue porque não está atacando o problema na fonte. Quanto reconhecemos que somos pecados e confiamos nossa vida a Cristo, a coisas começam a mudar. B) Demonstra que todo o esforço humano pela felicidade e alegria, mas que não passa por Jesus, vai fracassar – Elas custam caro, são passageiras e nunca satisfazem de verdade. Jesus é a fonte da vida e da alegria. Por isto ele disse à mulher samaritana que quem bebe da água que ele dá nunca mais terá sede. C) Demonstra um coração que decidiu que não vai dividir sua vida em serviço a vários deuses e nem a si mesmo – é interessante porque o único Deus Verdadeiro não precisa de nada, e ainda reverte para o nosso bem o que poderíamos fazer por ele. Quanto estamos em culto cantando e orando, quando estamos servindo alguém, quando ao invés de receber estamos dando, tudo isto nos traz uma alegria e sentimentos de realização impagáveis. D) É uma entrega ao único que pode pagar e garantir o resgate das nossas vidas porque é poderoso e pagou um preço por cada um de nós.   
  3. QUEM QUER GANHAR VIDA ENFRENTA O MUNDO POR AMOR A CRISTO – 38 Porquanto qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. – Jesus evidencia que espera que aqueles que o seguem confrontem o mundo à sua volta – é um mundo adúltero e pecador. A palavra adúltero aqui também significa idólatra e vendido a outros deuses. Pecador é o que falha, transgride, mostra rebeldia para com Deus e que vive fora do seu propósito. Jesus fala de ter vergonha dele e das suas palavras. O que significa? A) Que suas palavras e vida não correspondem à maneira que julgamos ser correta. B) Que suas palavras parecem loucura. C) Que suas palavras são risíveis. D) Que suas palavras não vão se cumprir? E) Que suas palavras são diferentes daquilo que parecem à primeira vista. F) Que suas palavras pedem algo que é impossível de atender. Não temos registro se houve reações ao que ele disse naquele dia aos discípulos e para a multidão, mas é possível imaginar alguns dizendo isto ou pensando em seus corações: eu penso de outra maneira, deve ser um louco falando, é tão exagerado que dá vontade de rir, nunca que isto que ele está dizendo vai acontecer, acho que não entendi bem o que ele disse, quem é que vai conseguir viver assim?    

APLICAÇÕES

  1. O chamado para a vida de todo crente é o de carregar diariamente a própria Cruz. Ninguém pode carregá-la por nós.
  2. Nenhum de nós poderá manter a própria vida para sempre. Devemos, portanto, decidir a quem a vamos entregar. Sugiro que seja a Cristo.
  3. As palavra e a vida de Jesus são vida eterna e garantia que o Pai nos receberá de braços abertos.
0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar