Mensagem pregada no culto matutino da IBVB no dia 07 de maio de 2023 na abertura do mês da família.
INTRODUÇÃO
- Famílias são formadas através de relacionamentos e decisões. Meu propósito hoje é falar com jovens para que trilhem um caminho seguro e para os casados que sempre procurem a vontade de Deus em tudo que fizerem na vida.
- Sabedoria, cuidado, inteligência e sensibilidade são muito importantes quando decidimos compartilhar a vida com alguém, mas nem sempre temos todas estas qualidades. Mas isto não serve apenas para esta decisão inicial. Vale para toda vida.
- Não é possível saber exatamente como será o futuro que teremos, mas a nossa decisão inicial sempre indica um número de possibilidades restritas, nos dão uma direção.
- A Bíblia, na verdade, mostra como o homem é capaz de escolhas e decisões ruins em vários sentidos. A decisão familiar de Abraão e Sara quanto a Agar gerou muitos problemas. Jacó trabalhou por Raquel, mas se casou com Lia e este triângulo, somado às concubinas, gerou uma série de disputas que incluíram os filhos. Salomão foi muito mais longe. Casou com a filha do Faraó e lhe deu uma posição de rainha de Israel. Depois teve centenas de mulheres que adoravam outros deuses.
- Nem o homem segundo o coração de Deus foi capaz de ficar isento de decisões e ações ruins.
- Aqui cabe uma informação importante. Beteseba foi mãe de Salomão, rei importantíssimo para Israel. Isto não significa que como crentes podemos pecar a vontade que nos fim Deus consertará nossos erros. Deus é capaz de fazer o bem a partir do mal, mas, mais do que isto, havia um plano divino através de Davi que nem Davi com suas falhas foi capaz de impedir.
O TEXTO
- Selecionamos apenas um pequeno trecho de toda a história.
- Davi vinha de um período de grandes vitórias e os sírios haviam sido derrotados de forma vergonhosa por Davi e outros decidiriam fazer alianças e ter paz com Israel quebrando aliança com o sírios.
- Davi decidiu, depois de um ano, não sair com o seu exército para a guerra contra Amon. Geralmente se destaca que Davi ficara muito confiante e que já deixava suas obrigações reais, mas havia orgulho neste coração.
- Longe das suas obrigações reais, teve tempo para ficar à toa e a tentação estava à vista.
- Ele avistou Beteseba e logo quis tê-la. Não foi amor à primeira vista. Foi um rei com todo poder fazendo uso da sua força e autoridade para conseguir o que queria mesmo que lhe fosse algo vedado, proibido.
- Procurou ter algumas informações e mandou buscá-la. Engravidou a mulher e logo começou manobras para evitar o escândalo.
- Ao contrário de Davi, Urias, esposo de Beteseba, não estava disposto a abandonar seu trabalho, suas obrigações e seus companheiros na guerra. A solução de Davi foi ardilosa, pediu a seu general que colocasse Urias na frente de batalha para que morresse e enviasse notícias quando tudo estivesse encerrado. E assim aconteceu.
- Davi tomou Beteseba para si, a criança nasceu e logo morreu. O verso 27 deixa claro com o Senhor vi a situação: foi mal aos seus olhos.
- Deus usou o profeta Natã para repreender Davi pelo absurdo que fizera e, como parte da punição, a criança não sobreviveu e tornou e pecado oculto de Davi conhecido de todos. Nos Salmos 32 e 51 podemos ver a dor que Davi sentiu quando se deu conta de todo o seu pecado.
- Davi teve outros problemas familiares com esposas e filhos. Outro caso importante e dramático foi sua relação com seu filho Absalão que se tornou um inimigo mortal morrendo de forma trágica e vergonhosa.
ALGUMAS APLICAÇÕES
- A VIDA NÃO NOS POUPA QUANDO NOSSAS PRIORIDADES ESTÃO INVERTIDAS. A vontade de Deus e o cuidado da família são prioridades. Isto vale para o casado que vive como solteiro, para aquele que prioriza o trabalho em lugar da família, que se isenta do cumprimento de suas obrigações, etc.
- OUTRA COISA IMPORTANTE É PARA AQUELES QUE ESTÃO NOS LUGARES ERRADOS NA HORA ERRADA. Quem flerta com o pecado será contaminado por ele. Isto vale para relacionamentos mistos, flertes com o adultério, etc. O crente quando está no lugar certo é protegido.
- NÃO ADIANTE ESCONDER OU MAQUIAR OS EFEITOS DAS MÁS ESCOLHAS E DECISÕES. Mesmo que as pessoas não saibam, é diante de deus que estamos e o sofrimento e a dor são todos nossos.