A EDUCAÇÃO DE JESUS – MATEUS 5.1-2

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Mensagem originalmente pregada no culto matutino IBVB em 09 de abril de 2023, mês da Escola Bíblica Dominical

INTRODUÇÃO

  1. Estamos no mês de abril, o mês da EBD, sigla de Escola Bíblica Dominical. Neste ano, a EBD completa 243 anos de surgimento no mundo cristão. A escola dominical teve início com Robert Raikes, jornalista cristão que, sensível às necessidades das crianças pobres de Gloucester, cidade no interior da Inglaterra, percebeu que era necessário fazer alguma coisa para a formação educacional secular e bíblica. Como muitas daquelas crianças trabalhavam durante toda a semana e não tinham oportunidade de frequentar a escola, ele criou uma classe de alfabetização e de ensino bíblico, que passou a funcionar aos domingos. Isso aconteceu em 1780 e assim estava criada o projeto do que seria denominado, posteriormente, Escola Bíblica Dominical.
  2. No Brasil, a EBD foi organizada há 168 anos, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, graças à coragem e persistência de um casal de missionários escoceses – também chamado Robert, o Robert Kalley – com sua esposa Sara Kalley. Foram dois Roberts, homens de Deus apaixonados pela EBD. Em 1855, o casal Robert e Sara Kalley iniciou em um domingo uma classe de estudo bíblico para crianças e, no ano seguinte, uma classe para adultos. Estava iniciada a primeira EBD no Brasil.
  3. Deus falou a Moisés para que orientasse o povo com as seguintes palavras: “Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças que o Senhor, o seu Deus, ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse. Desse modo, vocês, seus filhos e seus netos temerão o Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa” (Deuteronômio 6:1-2 – NVI). 
  4. Nas páginas do Novo Testamento, vemos como Jesus dá atenção especial ao ensino, o que entusiasmava a quem o ouvia: “Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei” (Mateus 7:28-29 – NVI). 
  5. Paulo aos Efésios escreve sobre a importância do ensino: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4:11-13 – NVI). 
  6. Portanto, é correto dizer que a EBD já era projeto de Deus para o seu povo através dos tempos. E, é nesse sentido, que a Primeira Igreja Batista de Pelotas foi pensada e projetada no coração de Deus para que, desde o seu princípio, trabalhasse com afinco na instrução bíblica por meio da EBD. 
  7. Igrejas foram formadas em torno da EBD. O inaugurador desta igreja foi o missionário Rev. Albert L. Dunstan que veio da Primeira Igreja Batista da Floresta, em Porto Alegre-RS, para evangelizar o povo Pelotense em meados de abril de 1922. O templo desta igreja foi inaugurado no dia 14 de novembro de 1922, com a presença de, aproximadamente, 400 pessoas, sendo que o Jornal Baptista de novembro de 1923, relatou que “a casa pouco mais pode conter a metade deste número” (JORNAL BAPTISTA, nº47, 1923, p. 05). Desde a sua abertura, o Rev. Albert L. Dunstan utilizou como estratégia de evangelização o ensino e a instrução das Escrituras Sagradas, sendo que a EBD sempre era descrita como uma prática animada entre os seus frequentadores. Pode-se afirmar que no Estado do Rio Grande do Sul, as Escolas Dominicais nasceram, em regra geral, antes das próprias igrejas. FONTE: O Jornal Baptista, 29 de dezembro de 1927, nº 52, ano XXVII, p. 16. 

O TEXTO

Lições de Jesus aos professores e alunos da EBD 

  1. Viu a multidão – Viu a multidão e percebeu duas coisas: que tinham necessidades que percebiam e necessidades que não percebiam. A origem da EBD foi a necessidade de crianças de educação, mas seu propósito também é a salvação.  
  2. Subiu ao monte – Subiu ao monte: lugar alto, seguro, simbólico, afastado, íntimo. Apesar de tudo, o ambiente de estudos e ensino ainda é um lugar seguro e saudável. 
  3. Assentou-se – Assentado mostra sua prioridade, que terá tempo e paciência, que estará disponível para os discípulos, que permitirá que se aproximem. Nossa EBD tem pouco menos de uma hora de aula, mas é lugar de reflexão, de troca de conhecimentos e de edificação. 
  4. Aproximaram-se os discípulos – os discípulos já tinham conhecimento de Jesus e sabiam que deveriam estar próximos a ele. Não temos registro de um controle de presença de Jesus em suas aulas, mas os discípulos parecem nunca terem perdido nenhuma aula.  
  5. Abriu a boca e os ensinava – abriu a boca porque tinha conteúdo, experiência, sabia comunicar. Ensinava para a vida, para a salvação, para a vitória contra o pecado, para preparar para a perseguição, para a incompreensão. Aqui entra uma questão que é difícil mensurar. Os alunos estão aprendendo? Como medimos isto? Provas, analisando a vida, vendo a participação e interesse? Ou um pouco de tudo isto? Um pouco de tudo isto.
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