Culto Matutino de 13.09.2020
Introdução
- Alguns dizem que para conhecer alguém de verdade vocês precisam comer 1kg de sal juntos. Isto significa convivência. Mesmo assim, as pessoas ainda nos reservam pequenas surpresas no convívio porque estão sujeitas a mudanças e influências diversas.
- Mas hoje não vamos falar do relacionamento com alguém que muda com o tempo ou é volúvel, ou seja, muda conforme as circunstâncias.
- Recentemente tratamos do texto de Isaías 45 em que o profeta diz que Deus é um Deus que se esconde, mas vimos que ele é oculto aos incrédulos, mas os crentes enxergam sua mão invisível guiando tudo.
- Hoje vamos falar de Conhecer a Deus e muitos perguntam se isto é realmente possível. E a resposta é simples: sim, porque ele se revela, mas não completamente porque não cabe na mente da criatura a grandeza do seu Criador. Por isto, nos apegamos para viver pelo que sabemos e ficamos maravilhados e adoramos por aquilo que nossas mentes não alcançam. Simples assim!
- Oséias é um livro e um profeta muito interessante porque ele representou com a própria vida o distanciamento do povo de Deus e também o seu retorno: viveu num período de reis muito impiedosos e grande degradação da nação por pecados; o casamento dele com a Gômer exemplifica a relação de Deus com o povo infiel, seus filhos simbolizam isto também (Jezreel – para lembrar do castigo, Lo-Ruama – Desfavorecida, Lo-Ami – não meu povo). Entretanto, a mensagem do profeta é que Deus ama incondicionalmente o seu povo e o resgatará.
- O trecho que analisamos é exatamente este: o Senhor quer que o conheçamos.
- No texto nós temos dois momentos: de 1-3 é o profeta que fala, de 4-6 é o próprio Deus interpelando seu povo.
V.1. – Deus se dá a conhecer pela forma como nos trata: se somos verdadeiramente ovelhas de Cristo, somos punidos para correção e também abençoados
- Um dos desafios que temos para entender a Bíblia é a insistência de Deus em continuar com um povo tão rebelde. A gente pode até dizer que ele eliminou quem era rebelde, mas sempre surgiram novos no caminho.
- Mesmo aqueles que são realmente ovelhas do pasto de Deus dão trabalho em algum momento ou até sempre.
- Jesus lidou com seus discípulos mesmo sabendo do orgulho deles, da fraqueza, das traições e das disputas.
- Mais do que a onisciência divina, a sua Graça prevalece na vida daqueles que a ele pertencem.
- O amor de Deus não se explica.
V.2. – Deus se dá a conhecer nos dando vida e ressurreição inesperadamente: depois da dor vem a alegria, mas neste caso, depois da morte vem a ressurreição
- Oséias não tinha noção do que estava dizendo porque só era capaz de ver seu povo sucumbindo para ser restaurado.
- Estas é, obviamente, uma referência a Jesus.
V.3. – O conhecimento de Deus é certo como cada manhã e envolvente como uma garoa que cai tranquilamente, mas molha tudo a volta
- Estamos cercados pela criação divina e por seu atos
- No caso de Oséias era um retorno aos caminhos do Senhor como um resgate do seu cuidado. Ovelha longe do aprisco está sujeita ao ataque de lobos.
- Ovelha rebelde, mesmo com pasto bom, pode morrer de fome e sede
V.4-5. – Deus sabe da fragilidade da nossa própria justiça e conhecimento e por isto despedaça nossos planos falhos – daqui
- Efraim é filho de José, mas seu território estava no limite norte do Reino e sujeito a muitas influencias ruins as quais cedeu em muitas vezes fazendo-os como crentes falsos e enganados
- V.4. Uma benignidade que dura pouco
- V.5. As palavras podem ser falsas e sem fundamentos
- Mesmo assim, Deus convida seu a conhece-lo. Você já tentou trazer de volta um afastado, ou como muitos dizem, um desviado?
V.6. – Deus diz exatamente o que quer de seu povo – misericórdia e o conhecimento de Deus
- Misericórdia: que não é apenas um ato de ajuda, mas consonância com o coração de Deus, o que muda tudo.
- Conhecimento de Deus que se manifesta em atos e palavras e não em conhecimento humano
- Conhecimento de Deus: não baseado em performance. Bíblia e oração podem se tornar apenas disciplinas sem conexão de verdade com a vida.
4 comentários
Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Sou a Rebeca Gomes, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Oi…
Visitei seu site, muito bom, voltarei em breve.
Conheça o Sistema Primavera, vai gostar…
Obrigado..!