MOTIVOS PARA ORAR – EFÉSIOS 3.14-21

1 Ações
0
0
1

Mensagem pregada no culto de quarta-feira em 28 de abril de 2021

14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

INTRODUÇÃO

  1. A gente costuma dizer que a vitamina de todo crente é Bíblia e oração. O que a gente precisa para crescer.
  2. Hoje falaremos um pouco de oração.
  3. Intensificamos nossas orações e estamos orando todo dia juntos. Já perceberam isto?
  4. A definição de oração que prefiro e é a mais simples é: falar com Deus.
  5. Sou daqueles que acredita que isto deva ser feito com respeito, reverência e fé. Jesus nos orientou muito bem quanto a oração: em segredo, ensinou o conteúdo da oração no Pai Nosso, disse que pedindo crendo receberíamos, etc.
  6. Que melhor coisa poderíamos esperar: algo entre nós e Deus e sem o julgamos dos outros, sabemos pelo que devemos ou não orar, e ainda temos certeza de respostas das orações.
  7. Uma coisa que costuma-se ensinar também é que temos três respostas para nossas orações: sim, não e espera! Gosto de acrescentar outra: será muito diferente e maior do que estás pedindo. E a base para isto é exatamente este texto de Efésios: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera opera!
  8. Nosso foco hoje é no conteúdo da oração de acordo com Efésios. 

O TEXTO

  1. Primeiro motivo de oração: Para que segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior –  o maior campo de batalha do homem é em seu coração. Quando somos fortalecidos interiormente nem mesmo a morte tememos. Todos os que serviram a Deus na história só puderam fazê-lo porque eram fortalecidos pelo Espirito Santo no coração. 
  2. Segundo motivo de oração: Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração –  Habite pela fé é para alguns como algo subjetivo, irreal, produto da mente. Muita gente ainda enxerga a fé como uma força humana ou até como superstição. Fé um tipo de conhecimento que nos permite ter relação com Deus. A fé é que nos permite a comunhão espiritual com Jesus. O nosso coração não é um lugar aconchegante no qual Jesus pretende morar. Pelo contrário, esta habitação é uma tomada de posse. Nosso coração passa a ter um novo dono e comandante. Paulo deseja que Cristo assuma o coração de cada um de nós. Guiando nossos pensamentos, sentimentos, emoções, planos, inclinações, prioridades.
  3. Terceiro motivo de oração: A fim de, estando arraigados e fundados em amor –  arraigados e fundados significa plantados e enraizados. Os mandamentos são resumidos pelo amor a Deus e ao próximo com a nós mesmos. Paulo também afirma que que ama cumpriu toda a lei (Gálatas 5.14). Interessante que, como seres humanos, muitas vezes o amor é compreendido como empatia, carinho etc. Entretanto, a Bíblia dá um passo mais profundo nisto. O verdadeiro amor é tudo aquilo que fazemos para que os outros e nós mesmos estejamos ainda mais em Cristo. Eu posso ser prestativo, legal, empático e atento o quanto for, se isto não nos coloca em Cristo há algo errado. 
  4. Quarto motivo de oração: poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento –  Paulo ora para que todos os santos tenham a mesma experiência de conhecer todas as dimensões do amor de Cristo. Vida cristã sempre é vivida em comunhão, em grupo. A igreja, povo de Deus, é o receptáculo de todo o amor de Deus, experimentado por todos. É interessante lembrarmos de momentos na história do povo de Deus quando, unidos, experimentaram esta presença de Deus: na saída do Egito (que sempre vemos como uma guerra, mas era o amor de Deus os livrando), no levantamento das ofertas para construção do templo com Davi, na consagração do templo com Salomão, no derramamento do Espírito Santo no Pentecoste porque atenderam a ordem de Jesus de ficarem juntos. Nós podemos ver isto aqui também: quando a igreja se une em oração, nas celebrações festivas, nos desafios de compra e expansão. Mas, principalmente, quando cultuamos, quando pessoas se convertem, em dias de batismo. O amor de Deus é manifesto. A gente percebe e sente a mão de Deus operando e, muitas vezes, como diz Paulo, está além do nosso entendimento.
  5. Quinto motivo de oração: Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus – o que é esta plenitude de Deus? Eu pesquisei e é muito para falar e imaginar: uma plena satisfação que nos tira todo desejo por outras coisas, uma plena alegria que cobre qualquer dificuldade, uma plena certeza que nos tira a inquietação do coração, uma plenitude de propósito e sentido da vida que deixa claro porque estamos, uma plena certeza do perdão de Cristo e sua salvação de modo que não temos mais medo e inseguranças. Crentes plenos são grande instrumento na mão de Deus.

CONCLUSÕES: MOTIVOS DE ORAÇÃO

  1. Que nossos corações sejam fortes.
  2. Que Cristo nos transforme interiormente.
  3. Que o amor de Cristo guie nossas ações.
  4. Que as bênçãos espirituais sejam muitas em nossas vidas.
  5. Que sejam plenamente de Cristo.
1 Ações
12 comentários
  1. tempore impedit tempora voluptatum mollitia saepe vel impedit laboriosam unde asperiores dolorum totam illum. beatae qui et corrupti adipisci ut aperiam adipisci quaerat quia ex dolorum. tenetur quae doloremque dolor fuga nesciunt ipsam. dolores voluptas molestiae repellat pariatur modi cumque facilis ipsam doloremque excepturi commodi perferendis placeat aut neque placeat non sed et.

  2. Bom dia, Pastor! Muito obrigada pela mensagem! peço sua permissão para adaptá-la e ministrá-la na minha igreja. Atuo como Missionária na Pib de Fundão-ES

  3. assumenda libero fuga qui et quia porro rem quia qui quis minima quidem facilis omnis neque praesentium a exercitationem repellat quos. dolorem quas pariatur delectus quo nesciunt. neque eius et ipsa consectetur doloribus vel rerum. perferendis quaerat dicta qui est similique ut et officia enim exercitationem dolore impedit eius explicabo deleniti. fugiat corporis nisi corporis magnam possimus culpa dignissimos quisquam.

  4. numquam molestias facilis ab nostrum sint non in et sed dolor dolore et fuga voluptatem quia. enim molestiae ipsa natus dolores voluptatem veritatis voluptatem nulla. laboriosam eaque repellendus eos eveniet in. recusandae officia aut molestiae debitis voluptas voluptatem vel rerum accusamus sunt voluptate distinctio eum tenetur tempore dolor. tempore perferendis aut consequatur vitae quod quis.

  5. quam enim molestias iure exercitationem libero dolorem dolores praesentium sint distinctio eum vel possimus iusto atque libero fugiat veritatis blanditiis voluptatem. quam delectus deleniti sint fugit illo omnis dolore vel. nobis dolorem porro neque vel facilis veritatis beatae nostrum modi vitae iure ut in. aut et esse molestiae aliquam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar