BEALE, G.K. Você se torna aquilo que adora – uma teologia bíblica da idolatria. São Paulo: Vida Nova, 2014. 320p.
O texto central de exegese e debate do livro é Isaías 6. No causa inquietação a primeira leitura do texto que diz que Isaias pregaria para um povo que teria ouvidos, mente e coração endurecidos para ouvir a mensagem de Deus e se converter. Aprendemos, quando estudamos qualquer profeta bíblico, que mesmo as mensagens mais duras de advertência e de promessas de punição têm como objetivo principal despertar o arrependimento e a mudança, mas o que dizer de um texto que fala que um povo incapaz de se converter?
O que acontece é que nos foge, como é comum na interpretação bíblica, dada as distancias temporais, geográficas e culturais do povo judeu, a compreensão dos detalhes do texto aos ouvintes originais. Quem é surdo, mudo, cego, de coração endurecido senão os ídolos adorados por muitos israelitas oriundos do Egito e em contato com povos cananeus e outros povos vindos do Norte? A tese de todo livro é esta: aqueles que adorarem ídolos e imagens feitas por mãos humanas tornar-se-ão tais quais ídolos e imagens: mudos, surdos, cegos e de coração endurecido.
O autor passa por toda a Bíblia. Outro texto central em sua análise teológica é Êxodo 32 e demais passagens da Bíblia que a refletem de alguma maneira como o Salmo 106. Oséias 4.7 entra em sua avaliação. Ao chegar ao Novo Testamento o autor encontra a idolatria judaica nos cerimoniais e na falta de compreensão da pessoa do Salvador. Atos dos Apóstolos é pontual quando trata da idolatria, como no capítulo 17. Temos destaques contra a idolatria nas epístolas paulinas em Romanos e Coríntios. Não há muita referência a idolatria nas cartas gerais. Apocalipse, no entanto, há um confronto direto. Somando as cartas paulinas e Apocalipse, há uma ênfase de que a idolatria é produzida pela presença e a influência de demônios.
Jesus Cristo quer nos moldar conforme a sua semelhança. Mais do que um bom exemplo, ele quer produzir sua própria vida em nós. Deus nos quer como seu povo, um povo chamado ¨povo de Deus¨ a idolatria é talvez o maior obstáculo. Mesmo o texto de Gênesis 3 é analisado e compreendido pelo autor como idolatria, mas no caso como egolatria.
As conclusões finais talvez careçam de mais atenção e profundidade porque caem no lugar comum, mas tudo isto é muito bem compensado pelo longo e profundo trabalho de exegese por todo o livro.
Pr Júnior
Agosto de 2017
10 comentários
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