A COMEÇAR EM MIM – TIAGO 4.1-10

0 Ações
0
0
0
Palestra para o MJA Relacionamentos de 27.07.2019
Introdução 

1.    Muito interesse no assunto: na pesquisa entre adolescentes, nos namorados, entre aqueles que desejam o bem e a integração dos outros.

2.    Muitos anos atrás eu ouvi uma mensagem que falava sobre as diversas formas de relacionamento: pais e filhos, namorados, noivos, casados, parentes, amigos, colegas de escola e trabalho, irmãos na igreja, com líderes na igreja, com inimigos, com Deus e podemos acrescentar mais um bastante importante: nossos relacionamentos virtuais. Uma multiplicidade de relacionamentos.

3.    Este assunto estará presente em vários encontros nossos e não dá para tratar de todos hoje.

4.    A igreja é um lugar onde esperamos o máximo dos relacionamentos, mas onde nos frustramos: pouco mais de uma década uma famosa igreja de São Paulo foi palco de uma grande divisão que trouxe à tona a questão do abuso espiritual de líderes e a manipulação de pessoas. Há um livro fruto desta fase: Feridos em nome de Deus da Marília de Camargo César.

5.    É importante porque é através de relacionamentos que o Reino é construído. Parentes são fonte mais produtiva de evangelismo. Uma família só é saudável se há bons relacionamentos (a relação é direta). Trabalhar em um lugar onde os relacionamentos são bons é um grande diferencial. Hoje vi que os engenheiros do presente deverão ser muito mais que técnicos, mas gerenciais e relacionais.

6.    Hoje vou tratar de princípios gerais partindo do exemplo de Jesus.

7.    Há um livro de Timothy Keller chamado Encontros com Jesus que pode ajudar muito

DESENVOLVIMENTO

1.    Comentei que nem Jesus conseguiu um relacionamento igualitário com ninguém. Os 5000, os 120, os 72, os 12, os 3 e João. Jesus se relacionou com bons e maus fariseus (Nicodemus), com bons e maus publicanos (Mateus e Zaqueu)

2.    Além disto, parece que Jesus tinha um relacionamento profundo com os irmãos Marta, Maria e Lázaro

3.    Acredito que Jesus é nosso modelo. Já desmontando a falsa crítica de que Jesus não se casou, não esqueça que ele está noivo da igreja e já morreu por ela.

4.    O texto de Tiago é claro: nossos conflitos tem origem nos interesses e forças escusas da nossa alma. São manifestados partindo do interior. Não sei se você já assistiu um conflito entre pessoas na igreja: geralmente é resolvido quando alguém retrocede humildemente e dá um passo na direção do outro. É difícil viver sem conflitos a não ser que você se esconda e se omita.

5.    Temos a falsa ideia de que temos que agradar a todos e sermos as pessoas sempre mais legais do mundo

Lição 1 de Jesus: amem-se uns aos outros porque assim provam que são meus discípulos – João 13.34-35 – minha chegada a igreja como se deu

Lição 2 de Jesus: ame os pecadores por mais complicados que sejam e seus inimigos também, o que não significa dar moleza e se deixar levar por eles (este ensinamento é inovador) – na cruz Jesus disse que seus inimigos não sabiam o que estavam fazendo e pediu que o Pai os perdoasse (Lucas 23.34) Eles nos ensinam a nunca nos descuidarmos e nem baixarmos a guarda. Eu e meus amigos malucos.

Lição 3 de Jesus: amar é ser capaz de dar a vida por alguém, e por que não as coisas menores? João 15.13 e Efésios 5.25-28

Lição 4 de Jesus: não se faz acepção de pessoas. Em João 4 temos a história da mulher samaritana. Jesus dispensa os discípulos mandando comprar comida. Ao contrário dos judeus, ele sempre passava pelo território samaritano. Tiago fala da preferência daquela igreja pelos ricos, pela pompa e circunstância.

Algumas aplicações 

1.    É importante priorizar os outros e reconhecer nossos maus desejos e tendências.

2.    Sem amor em nós não é possível ter qualquer relacionamento duradouro e maduro.

3.    Cada relacionamento exige algo diferente de nós e é provável que esperemos das pessoas os que elas não podem, não querem ou não tem obrigação de nos dar.

4.    Amar pode exigir muitos sacrifícios da nossa parte.

5.    Se você não enxerga o outro como alguém criado de modo especial por Deus é digno de respeito e que precisa da graça de Deus, você estará enxergando tudo de forma distorcida.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar