Levantamos em nossa aula uma série de termos teológicos e de uso comum do vocabulário evangélico diário. Muitos não são capazes de definir cada um destes termos, mas compreendemos o grande desafio que isto configura.
O desafio é complexo porque, em primeiro lugar muitas palavras podem ter significados muito parecidos senão idênticos. Em segundo lugar, a nossa tradição religiosa, mesmo dentro de vertentes igualmente protestantes e evangélicas, pode trazer em seu bojo uma tradição de interpretação um tanto diversa. Em terceiro lugar, a forma como organizamos os eventos (ordu salutis) pode implicar na presença, ausência, relevância ou irrelevância de alguns termos. Esta ordem também nos pode incluir no rol dos arminianos ou calvinistas e em vertentes intermediárias destas visões (supralapsarianismo, infralapsarianismo, amyraldismo, arminianismo). O próprio catolicismo também se posiciona dentro destes termos que trataremos (veja no final, mas com variáveis).
Para efeito didático vamos incluir aqui todos os termos que levantamos no início da aula, mas nem todos apareceram em nossa avaliação do processo de salvação e, outros estão inclusos em outras fases da história da Salvação, mas são eventos únicos e que não se repetiram e nem se repetirão.
Também incluiremos as palavras ato (feito único na história da salvação ou na vida do crente – o bom senso pode diferenciar os dois pontos de vista) e processo (ações que têm continuação e dependem do tempo para se definirem ou concretizarem).
Vamos colocar os termos em ordem alfabética para não influenciar o posicionamento agora, ainda que alguns termos definam alguma posição conforme são explicados. Todas as definições abaixo merecem melhor tratamento e apontamentos bíblicos, mas não esqueçamos que estamos em curso introdutório.
É muito comum a crentes e estudiosos iniciantes a pergunta: a predestinação é bíblica? Pessoas mal informadas e mal intencionadas dizem que não e que é uma heresia calvinista. A questão não é se ela existe ou não existe, mas a maneira como cada uma das posições a definem já que há termos gregos traduzidos para o português que a apresentam, assim como texto que falam de escolha também. Veja Romanos 8.29-30 nos diz:
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”
Efésios 1.5 e 11: “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade… Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Muitas pessoas têm forte hostilidade à doutrina da predestinação. Entretanto, a predestinação é uma doutrina bíblica.
O segredo é compreender, biblicamente, o que significa.As palavras traduzidas como “predestinou”/ “predestinados” nas Escrituras citadas acima vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas.
E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com Romanos 8.29-30, Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, Deus predetermina que certas pessoas sejam salvas. Várias Escrituras se referem aos crentes em Cristo como sendo escolhidos (Mateus 24.22, 31; Marcos 13.20, 27; Romanos 8.33; 9.11; 11.5-7,28; Efésios 1.11; Colossenses 3.12; 1 Tessalonicenses 1.4; 1 Timóteo 5.21; 2 Timóteo 2.10; Tito 1.1; 1 Pedro 1.1-2; 2.9; 2 Pedro 1.10). Predestinação é a doutrina bíblica de que Deus, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.
No caso do arminianismo Deus predestina conforme a sua presciência, ou seja, como ele disponibilizou a salvação para todos, ele sabe que irá atender o convite da Salvação. No caso do calvinismo, de modo geral, porque há variação também dentro do calvinismo, Deus ¨determina¨ que faz parte deste grupo, ou seja, predestina.
Evento
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A/P
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Explicação breve
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Adoção
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Ato
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Deus nos recebe como filhos em Cristo no ato da nossa regeneração. Ver João 1.12 e Romanos 8.16. Conforme Efésios 2.3 éramos filhos da ira.
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Arrependimento
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Ato
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Esta palavra pode ser usada no sentido do arrependimento diário e contrição dos crentes diante de Deus ou no sentido do reconhecimento da condição pecadora e de pecados específicos no ato da regeneração. Não é possível ser crente sem uma experiência de arrependimento. Mesmo que alguns sejam tomados por alegria em sua conversão, esta ideia o tomará em algum momento. Ela vem do claro sentimento de culpa e inimizade com Deus e o próximo, além de desajustes internos.
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Batismo nas águas
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Ato
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Independentemente de crer que o batismo nas águas salva como no catolicismo e algumas vertentes pentecostais, o que ele não salva (como muitos protestantes afirmam) é um ato do crente de sua fé e testemunho público necessário no processo de salvação. As teologias não o incluem na Ordu Salutis.
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Batismo no Espírito Santo
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Ato
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Geralmente entendemos que acontece na conversão o que capacita o crente inclusive a crer, mas alguns pentecostais dizem que pode acontecer depois como segunda benção e assinalado pelo falar em línguas.
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Chamado
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Ato
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É o convite para a salvação. Momento em que o pecado tem um encontro com Cristo ao ouvir sua voz. Ver também vocação.
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Conversão
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Ato
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Implica na mudança de mente e de caminhos. Ideias que vem do AT e NT. É uma mudança interior que capacita o indivíduo a todas as outras mudanças. Alguns podem definir conversão como processo no qual o ser humano redimido por Cristo vai sendo transformado, ou seja, ¨vai convertendo sua vida e caminhos¨.
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Eleição
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Ato
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Ato de Deus no sentido de escolher quem será salvo. Para arminianos acontece depois da conversão: deus recebe quem o aceitou. Para o calvinismo ocorre antes: Deus elegeu na eternidade passada. Isto está ligado, neste sentido à presciência divina.
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Estado Intermediário
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Processo
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Questão complexa também, mas diz respeito ao estado dos crentes entre o momento de sua morte e seu estado final glorificado. Onde estão os crentes que morreram agora? Como estão?
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Expiação
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Ato
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Expiação é um ato compensatório ou que anula a culpa de alguém. No AT era efetuado pela morte dos animais. Agora a morte de Cristo na cruz pelos nossos pecados é a expiação definitiva. Sacrifício substitutivo.
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Glorificação
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Ato
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Momento final dentro do plano de salvação em que o homem de posse de novo corpo e a realidade feita em novos céus e nova terra tem início. É o homem em estado ainda não descrito com precisão nem mesmo na Bíblia, mas pleno em si mesmo e na sua relação com Deus e o restante da criação.
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Juízo Final (Trono Branco)
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Ato
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É o juízo dos de Satanás e seus anjos incluindo homens ímpios lançando-os finalmente no Lado de Fogo. Ver Apocalipse 20.11-15. Ver Tribunal de Cristo que é o julgamento da igreja.
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Justificação
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Ato
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A tradução da NVT de Romanos 5.1 define melhoro termo grego que outras versões. Esta justificação não é tonar justo, algo efetuado pela santificação, por exemplo, mas declarar justo. Diz respeito ao momento em que Deus recebe o pecado e o declara justo, ou inocente de todos os pecados cometidos e o faz uma nova criatura.
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Libertação
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Processo
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Esta é uma palavra de uso comum hoje em dia e que costumamos usar. Ela não tem implicação teológica mais séria, mas respeito ao processo de livramento de vícios, hábitos e influências mundanas e malignas.
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Morte
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Ato
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A morte física é um elemento importante do processo de salvação, ou seja, muitos irão para a glorificação em sua morte. Paulo em 1 Coríntios 15 afirma que nem todos verão a morte porque estarão vivos na volta de Cristo. Hebreus 9.27 associa a morte ao julgamento do homem.
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Mortificação
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Processo
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Ver santificação.
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Perseverança
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Processo
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Esta é uma das questões mais controversas porque diz respeito à garantia de que o salvo irá se preservar no caminho até sua morte ou chamada para juízo. Traz consequências serias sobre a questão da perda da salvação ou não conforme cada doutrina afirma. Traz também consequências para a definição de apostasia e conflitos entre textos que afirmar que o crente pode ou não abandonar a fé (ver Hb 10.39 e 1 João 2.19).
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Presciência
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Ato
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Diz respeito ao conhecimento prévio de Deus de quem será salvo. Faz mais sentido dentro de um ponto de vista arminiano já que no calvinismo existe uma determinação ou predestinação ativa.
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Predestinação
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Ato
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Decisão ativa de Deus de conduzir ou levar homens a salvação. Para arminianos é apenas uma atributo da onisciência Divina, ou seja, Deus apenas já sabia desde a eternidade. Para o calvinismo é uma decisão ativa, ou seja, Deus decidiu quem seria salvo. Em algumas visões há a determinação da condenação também.
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Queda
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Ato
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Aconteceu conforme vemos em Gênesis 3. Diz respeito a entrada do pecado na humanidade e é parte de todo o processo.
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Redenção
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Atos
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Segundo Romanos 3.23-24 aparece no sentido de que fomos resgatados da condição de pecado e de distanciamento de Deus. Pode ser usada em situação de livramento, mas no contexto da doutrina da salvação significa este livramento agora assim como o livramento final da Ira de Deus nos conduzindo ao céu. Neste sentido é antônimo de condenação.
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Regeneração
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Ato
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Novo nascimento conforme João 3, I Coríntios 15 e 2 Coríntios 5.17. O homem natural não compreende a vontade de Deus e nem pode ser salvo nesta condição, precisa nascer de novo.
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Ressurreição
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Ato
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Além de aplicada a Cristo é também aplicada aos crentes. Os crentes e ímpios que morreram irão ressuscitar. Uns para a vida eterna e outros para a condenação eterna. Esta ressurreição os coloca na condição de serem julgados. Alguns afirmam a partir da falsa interpretação de 152 versículos especiais da Bíblia que os ímpios serão aniquilados. Confundem a situação final de vergonha e trevas destes com o próprio fim de suas vidas. Esta doutrina falsa é chamada de aniquilacionismo.
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Salvação
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Processo
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Esta palavra pode ser usada em diversos contextos dizendo respeito, inclusive, a pequenas intervenções divinas na história pessoal de cada crente. Aqui é a doutrina que comporta todos estes termos aqui inclusos. Diz respeito ao plano completo de restauração da humanidade caída desde o Éden a partir de uma decisão e ações divinas desde a eternidade passada (porque inclui a eleição e predestinação, conforme cada um a entender) e se estende até a glorificação.
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Santificação
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Processo
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Iniciado na conversão não é uma opção para os crentes verdadeiros. A santificação tem pelo menos três aspectos importantes. Conformação moral à Deus, ou seja, o convencimento interno de que a verdade de Deus é única e deve ser entendida plenamente. Conformação ética na qual o crente aplica tudo o que sabe e cresce na maneira como se relaciona com Deus, com outros homens e com a criação. Conformação no seu estilo de vida que aponta necessariamente para uma maior consagração e posse exclusiva de Deus. Santo significa, como entendemos comumente, separado. No sentido de aplacar as obras da carne podemos usar o termo mortificação como em Romanos 8.13, por exemplo. .
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Tribunal da Igreja (Bema de Cristo)
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Ato
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Conforme descrito por Paulo em 1 Coríntios 3 a igreja passará por um julgamento específico no qual não será condenada, mas haverá a avaliação da obra de cada um e posterior galardoamento (premiação).
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Vocação
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Ato
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É o convite para a salvação. Momento em que o pecado tem um encontro com Cristo ao ouvir sua voz. Ver também chamado. Não confundir quando esta palavra é usada para a vocação específica para uma obra ou ministério dentro do Corpo de Cristo: vocação para pastorear, para o campo missionário, para o ensino, diaconato, etc.
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Cada deve elaborar melhor cada um destes termos. De fato, cada uma deles merece um longo tratamento a parte por serem muito complexos. Há livros e testes longos e profundos sobre cada uma destas temáticas.
Segue abaixo algumas classificações e Ordu Salutis:
- Católico Romano: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção.
- Luterano: Chamada, Iluminação, Arrependimento, Regeneração, Justificação, União Mística, Santificação, Conservação.
- Arminiano: Presciência, Predestinação, Eleição, Graça Preveniente, Chamada Externa, Arrependimento e fé, Regeneração, Justificação, Santificação, Glorificação.
- Calvinista: Predestinação, Eleição, Chamada, Regeneração, Fé, Arrependimento, Justificação, Santificação, Perseverança, Glorificação.
Pr Júnior Martins