1. Temas do mês: propósito da família, tempo de perdoar, tempo de criar filhos saudáveis e tempo de guardar e proteger.
2. Sou de duas familiares nucleares pequenas. Quase tudo me remete a estas relações. A foto do torresmo esta semana fez lembrar, mais uma vez da minha mãe. Procurando um documento estes dias achei fotos e fiz uma viagem no tempo.
3. Uma das preocupações do ministério é o tempo. Tempo que é escasso e parece passar muito rápido.
4. A outra questão é que muitos ignoram o que é uma família e para que ela serve: para glorificar a Deus e sujeitar a criação (cuidar dela, criar coisas novas tirando proveito dela de modo sábio para que ela sempre nos sirva). A
5. Também é realizar por conhecer a vontade do Senhor. Fomos colocados num tempo e local que naturalmente nos mostra porque estamos aqui e não precisamos criar expectativas fora da nossa realidade.
1. Nossa felicidade e realização pessoal devem estar a serviço da nossa família e não o contrário. Eu vivi muito tempo em condições muito duras de trabalho e correria e aprendi a duras penas o quanto isto é ruim. É algo que até os filmes mostram isto para nos alertar. Um destes bem interessante é o Click, mas há outros. Neste filme ele mostra um futuro terrível que ele terá se mantiver sua postura atual. Bem aventurado o homem e a mulher que tem o bem estar de sua família como prioridade. Por isto, a solidão, o casamento consigo mesmo e as relações onde não há procriação são um desvio de finalidade (casar e não ter filhos e a homossexualidade). A Bíblia fala de eunucos sim, mas são raros. Há nos eunucos características muito específicas que justificam sua condição.
2. Nosso caráter e as virtudes mais profundas de um ser humano são formadas na família – é o conselho para jovens ao procurar companheiros – veja como é em casa e descarte se a conclusão não for boa. A Bíblia afirma que quem não cuida dos seus é pior que um incrédulo 1 Timóteo 5.8. É curioso como isto realmente é verdade. Deus nos criou por seu amor. A família reflete este caráter de Deus. Quando pensamos na perfeita relação é na unidade da Trindade podemos pensar nisto em escola muito menor, é claro, quanto a família.
3. A família nuclear nos prepara para nossa família celestial. Ou seja, a família foi feita para transcender e ir além. Se por um lado temos que nos preocupar com o que somos agora, temos também que aprender a olhar além. Se nossas atitudes agora trazem consequências no futuro aqui, quanto mais no futuro maior: a eternidade. Isto significa que devemos pensar no relacionamento que nossa família tem com Deus, com o mundo, com outras famílias, e como construímos as coisas juntos ou destruímos. Uma velha questão que surge a todo tempo em conversas com jovens é a necessidade de calçar a vida antes de casar. Parecem ignorar que o casamento é exatamente o que eles precisam para dar este pulo e conquistar as coisas. Infelizmente são poucos os casais e famílias que realmente trabalham juntos.
Que Deus nos ajude a ter senso de urgência para cuidar de nossa família.
Deus nos dê uma família que reflita sua glória, não nossa vontade.
Que a nossa família vá viver com Cristo na eternidade.