PALESTRA SOBRE LOUVOR E ADORAÇÃO JARDIM DAS OLIVEIRAS – SALMO 150

0 Ações
0
0
0
Igreja Batista em Jardim das Oliveiras
Manhã do dia 13 de julho de 2019
Salmo 150

1.   Ênfase no verso 6 – tudo que tem fôlego louve ao Senhor

2.   A ideia é motivar e chamar a responsabilidade aqueles que trabalham com a música na igreja

3.   O assunto é complexo porque envolve questões técnicas que vão da operação de equipamentos e a habilidade de lidar com os instrumentos, a questão da função da música no culto, quem deve estar à frente neste processo, qual a função da congregação, o papel do pastor, o objetivo, etc.

4.   Tentarei trabalhar todas as questões de passagem.

5.   Minha ideia e levá-los a ver o grande número de pessoas e questões envolvidas em um louvor que glorifique a Deus e ajude os irmãos da igreja a entrarem na presença de Deus e serem edificados.

A música no culto 

A) Um culto possui diversas partes, a música é uma delas. Temos a oração, a leitura bíblica, a pregação, a benção. Com os séculos a estrutura geral do culto não alterou muito, mas música tomou um espaço que não minha avaliação esta aumentado.

B) O louvor e adoração não são feitos exclusivamente por meio da música, mas por todas as partes de um culto.

C) Há um princípio conhecido como princípio regulador do culto qual se preocupa em conhecer aquilo que Deus quer no culto e o que não quer.

Questões técnicas importantes 

A) Um problema muito comum nas igrejas é a questão dos equipamentos e do seu uso.

B) Há todo um conhecimento e cuidado envolvido: dimensionamento, instalação, operação e a manutenção dos equipamentos.

C) Você pode me perguntar porque isto é importante: ruídos e microfonias, efeitos inadequados, qualidade, etc. Há lugares onde vou em que não é possível perceber o que se é cantado. As pessoas não devem sair do culto reclamando do som alto ou das microfonias, mas com uma canção e uma mensagem em mente.

D) No louvor o princípio da simplicidade deve ser levado em consideração.

As letras e as mensagens das músicas

A) A escolha das músicas é um processo que deve envolver o pastor e a liderança da igreja. Uma boa letra e uma boa teologia são fundamentais.

B) É interessante privilegiar canções com passagens bíblicas e referências bíblicas que ajudem a igreja a memorizar a Palavra de Deus.

C) Muito da música de hoje tem privilegiado o próprio homem é glorificado pouco a Deus.

D) A letra também deve ser escolhida pensando na igreja como um todo. Ou seja, quem vai cantar deve ser levado em consideração.

E) Acredito, também, que a música deve estar integrada com o culto, com a mensagem e com a teologia da igreja.

Quem deve estar à frente 

A) É uma questão muito particular de cada igreja, mas a igreja deve ter critérios para isto. Na Vila há a exigência dos dízimos, participação na EBD, não ser neófito ou membro muito novo e ter as habilidades necessárias.

B) Infelizmente é um ministério muito visado na igreja e que pode ser uma fonte de muitos problemas.

C) Deve haver uma integração com toda a igreja e os membros da música devem estar envolvidos nos ministérios que lhes compete por motivos de idade, etc.

D) A espiritualidade e o amor a Deus devem ser marcas claras na vida daqueles que trabalham em qualquer ministério da igreja.

Quem é alvo do louvor 

A) O louvor deve glorificar a Deus

B) No entanto, devemos pensar na congregação. Você já dirigiu a igreja em momentos que você percebeu claramente que a congregação não estava acompanhando? De quem é a culpa? Como resolver?

C)  A mesma preocupação deve haver para com Deus.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar