MANTENDO O FOCO EM NOSSA MISSÃO – MATEUS 28.18-20

0 Ações
0
0
0
Pregada no culto da manhã de 21.07.2019 na IBVB
INTRODUÇÃO

1.    Sempre é bom recordar textos que já transformaram a vida de muitos

2.    Willian Carey ou Guilherme Carey, batista, teve sua vida transformada ao ler este texto e deu início às missões modernas indo para a India e transformando aquele país entre o final do século 18 e início do século 19.

3.    O texto tem pelo menos 6 coisas muito importantes e ele se apegou muito ao ide, ou seja, vá e faça. Obviamente, ele explorou todas as faces disto. Além de botânico, ele se tornou tradutor da Bíblia para vários idiomas, fundou escolas na Índia e se fosse hoje poderia ser chamado de um defensor dos direitos humanos. Na época, por exemplo, defendeu o direito das viúvas indianas de permanecerem vivas.

4.    Esta orientação de Jesus aos discípulos, tem de fato muitas implicações.

O texto 

1.    Jesus já tinha marcado aquele encontro

2.    Nos versos anteriores vemos que muitos não acreditaram mesmo assim

3.    Já ouvi que dissesse que pareceu uma ordem tardia de Jesus

O que ele ensina? 

1.    Antes de qualquer ordem Jesus afirma sua autoridade sobre tudo. Ele não tinha? Quem lhe deu? O que isto muda? Estudando cosmovisão, repetimos algumas vezes a frase de Abraham Kuyper: “não há nenhum centímetro quadrado, em todos os domínios da nossa existência, sobre os quais Cristo, que é Soberano sobre tudo, não clame: É meu!”

2.    Em seguida ele ordena: Ide! Esta ordem mover Carey até a Índia e é isto que ela ela pretende: mexa-se, faça, saia do lugar. Sabemos claramente os malefícios do sedentarismo. Algumas culturas orientais afirmam que nossa saúde está nos nossos pés.

3.    Façam discípulos: discípulos de quem? Nossos ou de Jesus? Eu sei que os adolescentes estão estudando isto. É um assunto que me interessa. Sempre procurei manter uma ou duas ovelhas mais perto e ajudar a crescer no evangelho. Tenho uma lista que procura definir um discípulo.

4.    Batizando…: recentemente batizamos 14 pessoas além das que recebemos de outras igrejas. Uma ordenança de Jesus que implica na mudança de vida e inclusão no corpo local e na igreja invisível. Batismo, para um batista, é coisa séria. Por isto, quem se batiza deve estar consciente do que faz porque o batismo como vemos no texto está imerso em um grande compromisso. Não é um ato isolado.

5.    Ensinando-os as guardas todas as coisas: como crentes somos também imersos em uma comunidade de ensino constante, somos sempre alunos. Por isto que somos advertidos em Tiago 3.1. Os ensinos de Jesus se encontram não apenas nos Evangelhos de forma direta, mas em toda a Bíblia. Ontem tive uma conversa muito interessante: cada um não interpreta como quer?

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar