FIDELIDADE EM MEIO AO CAOS – JUÍZES 1-2

0 Ações
0
0
0
INTRODUÇÃO

1. Um tempo parecido como o nosso. Caos, desordem, cada um parece fazer o que bem entende.

2. Ao mesmo tempo há muito sofrimento e Deus está presente.

3. O povo de Deus deve aprender a viver e obedecer a Deus neste caos confiando.

4. Não podemos ceder às pressões e nos amoldarmos ao mundo, como Paulo em Romanos 12: 1-3.

5. Ou nossa obediência é total ou não é obediência.

PENSANDO

1. Quem subirá a pelejar? V. 1- muitas mortes e guerras tornam o contexto complicado.   Era uma guerra de deuses e os cananeus não poupariam Israel. Dentro dos limites da ética, moral e bom senso devemos usar as mesmas armas: perguntar, dar exemplo e termos as boas obras. É exigido de nós inteligência, trabalho duro e muita paciência. Inteligência para dar respostas e criar soluções, criatividade. Trabalho duro para dar exemplo, incansáveis. E paciência para lidar com dificuldades e coisas que não se resolvem da noite para o dia.

2. V. 6-7 um ímpio reconhece a presença, o castigo e a ação de Deus ao puni-lo pelos males que fez. Reconhece seu erro, mas aparentemente sem arrependimento sincero. É muito difícil afirmarmos que males ocorrem como consequência direta do pecado, Jesus disse isto da torre que matou os trabalhadores. Mas mesmo a natureza (Oseias 4) sofre como consequência do pecado dos homens. Mas uma coisa é certa: o sofrimento é causa do pecado. Nosso país está em crescente imoralidade, materialismo, ateísmo (até mesmo cristão) e isto já trás suas consequências: famílias destruídas, males da alma, etc. e a igreja precisa ensinar as pessoas que isto é resultado do afastamento de Deus.

3. Acsa, por ser filha de Calebe, parece muito inteligente e segura de sua vida futura por obedecer a Deus. Pediu um área maior e com fontes de agua. Calebe é o único sobrevivente do Êxodo e da espionagem em Canaã que levou muitos ao desânimo. A Acsa é uma mulher que se estivesse conosco nos lembraria o final de Mateus e diria: gente! Nossa missão é obedecer em tudo, pregar o evangelho, batizar e esperar Jesus voltar.

4. A obediência de todas as tribos é parcial, ou seja, nenhuma delas obedeceu plenamente. Mesmo Judá, que merece destaque no texto, no verso 19 por causa de carros de ferro, que ao que tudo indica tinham medo. Talvez dois aspectos do discipulado mereçam destaque aqui: obediência total na provisão e força que vem de Deus e coragem. Quando lemos o final de Marcos, muitos acham que devemos enfrentar o mal fazendo enfrentamento cego, mas é uma garantia de que Deus nos livrará. Quem quer seguir a Cristo deve ter coragem, caso contrário não viverá a fé.

5. A partir do verso 27 temos as desobediências das tribos que não expulsaram os povos, mas queriam cobrar impostos. Um destaque vai para Aser v. 32 que foram morar com os cananitas. Uma visão de Lesslie Newbigin é que a igreja até pouco tempo atrás estava no controle das cidades, e podemos questionar se isto foi bem feito, mas agora estamos fora e precisamos ocupar nosso espaço e reafirmarmos nossa presença. Mas habitamos como estranhos neste mundo e nele devemos promover mudanças e alterações. Paulo diz que qualquer coisa que fizermos deve glorificar a Deus, mas separamos tudo. Dividimos tudo.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar