Pão das Três 31.08.2020
- É curioso que queiramos explicar a fé cristã e bíblica a partir dos pressupostos humanos. Simplesmente não dá!
- A fé cristã e bíblica é guiada por um Deus todo sábio e conhecedor. Vi a crítica de alguém dizendo que os pastores erram por tentar codificar o incodificável. E isto não é verdade se realmente lemos e ensinamos a Bíblia.
- Tudo que aconteceu a Israel naquele tempo de Isaías, no Exílio e logo após o Exílio é misterioso e inexplicável ao mesmo tempo que óbvio, claro e explicável.
DESENVOLVENDO O TEXTO
PRIMEIRAMENTE, PORQUE MESMO CONHECENDO BEM O POVO ELE ESTÁ REALMENTE DISPOSTO A PERDOÁ-LO: 21 Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e, tu, Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel; não me esquecerei de ti. 22 Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. 23 Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isso; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó e glorificou-se em Israel. O perdão divino está diretamente ligado ao relacionamento com ele. Fora do relacionamento não pode haver tal perdão. E, mesmo dentro do relacionamento, está vinculado ao arrependimento. O principal foco da nossa mensagem é de que Deus perdoa e transforma vidas. Estamos propondo, às vez até como igreja, um bem-estar para as pessoas baseados em tantas outras coisas, mas esquecendo do principal foco da nossa mensagem: o perdão de Deus ao pecador.
EM SEGUNDO LUGAR PORQUÊ, PROPOSITADAMENTE, ELE MOSTRA COMO A CIÊNCIA HUMANA É FALHA – 24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo; 25 que desfaço os sinais dos inventores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios e transtorno a ciência deles; 26 sou eu quem confirma a palavra do seu servo e cumpre o conselho dos seus mensageiros; quem diz a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis reedificadas, e eu levantarei as suas ruínas; 27 quem diz à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios; 28 quem diz de Ciro: É meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; dizendo também a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te. Os inventores de mentiras e adivinhos eram do próprio povo de Israel, mas mentiam e enganavam. Deus usa um servo de fora. Ciro, aqui, é chamado de servo porque para fez a vontade de Deus libertando o povo de Israel e permitindo que voltassem (Esdras 1.2-4). É bom lembrar que até o terrível Nabucodonozor, converte-se num momento da vida. Quem determina o que será feito e como é o próprio Deus. Toda as vezes que tentamos escapar do suposto padrão, o que fazemos é patético e nos distancia do Senhor.
USANDO PESSOAS E SITUAÇÕES IMPROVÁVEIS PARA FAZER A SUA VONTADE: 45 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. 2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. 6 Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. 7 Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. Deus é quem muda as coisas por amor de si e dos seu povo. E, como explicar esta parte final? Deus é dono de tudo. A grande inquietação é o trecho que diz que ele criou o mal. A tradução melhor é calamidade. Deus fez o Dilúvio, permitiu várias vezes que povos invadissem e subjugassem Israel, usou Nabucodonozor para executar o Exílio. Tudo está sob o domínio de Deus e não podemos mudar isto.
INCUINDO TODA A CRIAÇÃO EM SEUS PLANOS E SIMBOLIZANDO A SUA JUSTIÇA POR ELA QUANDO O CORAÇÃO DOS HOMENS ESTÁ LONGE: 8 Destilai vós, céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza-se salvação, e a justiça frutifique juntamente; eu, o Senhor, as criei. Como no Salmo 19, como no caso da mula de Balaão que foi elogiada por ter visto o anjo do Senhor no caminho quando o próprio Balaão não viu. Não podemos esquecer que Deus nunca deixaria a perder aquilo que ele mesmo criou.