PÃO DAS TRÊS DE 27/08/2020
Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós, enviei inimigos contra a Babilônia e a todos farei descer como fugitivos, isto é, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho e nas águas impetuosas, uma vereda; o que trouxe o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram e nunca se levantarão; estão extintos e como um pavio, se apagaram. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e, Agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Os animais do campo me servirão, os dragões e os filhos do avestruz; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor. Contudo, tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades. Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar. Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim. Pelo que profanarei os maiorais do santuário e farei de Jacó um anátema e de Israel, um opróbrio.
INTRODUÇÃO
- Algumas profecias são difíceis de contextualizar, mas nunca deixam de edificar e ensinar
- A base para as lembranças de Isaías no trecho tratado é o Êxodo.
- O Exílio ainda não tinha acontecido, mas Isaías antecipava o que aconteceria
- Um Deus que ama seu povo e é todo-poderoso, não medirá esforços para protege-lo. Mas, como sempre, a única coisa que pode impedir suas ações é o pecado e a falta de reconhecimento do seu Senhorio.
DIVISÕES E MOMENTOS DO TEXTO
- V.14 – O Redentor e Santo é o que combate nossos inimigos
- V.15 – Se denomina Senhor, Santo, Criador de Israel e Rei
- V.16-17 – Nos lugares ermos e difíceis ele estabelece os seus próprios caminhos
- V.18 – Os feitos do passado são uma referência para os atos presentes e futuros
- V.19-21 – Ele fará o impossível
- V.22-24 – O seu povo, no entanto, não o adorou e não o buscou
- V.25-26 – O Senhor é quem perdoa o seu povo, que o povo o busque
- V.26-28 – Sem arrependimento só resta o juízo
ALGUMAS QUESTÕES IMPORTANTES NUM TEXTO COMO ESTE
- A consciência de povo, ou seja, um corpo e uma família – Cristo morreu por pessoas e para que estas pessoas formassem apenas um corpo.
- O peso do pecado individual e do pecado coletivo – Jesus fala dos escândalos e viveu na pele os erros coletivos, mas também fala de povos, línguas e nações salvas na eternidade.
- A importância da memória dos atos e palavras de Deus que pune quem peca, mas livra quem o serve e se arrepende. Ali eles tinham o Êxodo. Hoje os testemunhos se multiplicam: Deus é justo e guarda os seus. Jesus chega a falar do desejo de juntar seu povo como uma galinha junta pintinhos sob suas asas.