GRAÇA E MISERICÓRDIA EM ISAÍAS – ISAÍAS 27.2-15

0 Ações
0
0
0
Mensagem no culto noturno de 08.04.18

Introdução

1. Uma pessoa me procurou depois de muito tempo afastada da igreja me perguntando o que devia fazer. Eu disse: volte, se envolva, aproveite o que a igreja oferece, etc. E ela voltou a perguntar: o que fazer? O que eu devo fazer?

2. O filho pródigo é um exemplo disto. Mesmo depois de tudo que fez, o pai o recebe e ainda festeja. Isto é graça de Deus.

3. O assunto Graça de Deus e misericórdia sempre acompanharam meu ministério. É um assunto importante é inesgotável, mas muitas vezes tratado com frieza e indiferença. A gente ensina que graça é favor imerecido, mas não desdobramos os significados espirituais disto. Particularmente, vejo graça sob alguns aspectos: perdão com total purificação da alma e da situação que se vive, vejo graça nas muitas bênçãos imerecidas como família, poder viver com um cristão, poder compartilhar as bênçãos e conhecimentos espirituais, etc.

4. Uma compreensão errônea da Bíblia e da igreja pode nos levar ao legalismo. O legalismo acontece quando as pessoas passam a estar abaixo das regras em situações que elas precisam de misericórdia. Jesus lutava com os fariseus no seu tempo quando curava no sábado. Além disto, do ponto de vista lógico, Jesus , por exemplo, escolheu os menos capazes para andar com ele. Havia muitos mestres e pessoas preparadas no tempo de Jesus e ele escolheu pescadores, cobradores de impostos, etc. Os talmidins, discípulos dos fariseus, eram escolhidos entre os melhores. A graça inverte o conceito da meritocracia que tanto prezamos.

5. A verdade é que é muito fácil confundir graça de Deus, em que ele ama o pecador, e a libertinagem, a licenciosidade e a carnalidade. Por exemplo, como mostrar amor de Deus e o nosso a um ladrão, homossexual, alguém que é contrário às nossas ideias e mesmo assim mostrar amor a esta pessoa? Minha resposta é bem simples: se não houver um relacionamento pessoal e próximo isto nunca será possível! Isto explica porque Jesus conseguia ser tão direto com seus discípulos e mesmo assim não ser odiados e detestado por eles. Quantos de nós suportaria ser chamado de fraco, vacilante, de lento para aprender? Jesus disse isto aos seus discípulos.

6. Da mesma forma, como entender um Deus que puniu tão severamente seu povo e com isto mostrava todo seu amor e bondade? Resposta: somente se relacionando com ele.

7. O assunto de manhã, baseado em Romanos 12, enfatizou a questão do amor não fingido em dois aspectos: quando finjo que amo e quando amo, mas não ajo. E , diferenciou gostar de não gostar. A graça é o amor de Deus por seres detestáveis, mas que ele ama.

8. Quando o Pr Israel pediu pra levantar a mão quem tinha alguém que não gostava eu não levantei a mão: não deu tempo de fazer a lista completa.

9. Deus ama Israel, como ama seu povo hoje, mas não gostava do que Israel fazia em muitos momentos, como também não gosta de muitas coisas hoje.

Isaías 27 explicado

1. É o fechamento do Apocalipse de Isaíaas. É um texto muito bonito.

2. 2-3: Deus diz que vai cuidar do seu povo cercando-o para proteger.

3. 4-5: se os inimigos atacarem seu povo, serão destruídos, mas se se converterem, e parece que Deus espera isto, serão perdoado se quiserem fazer as pazes com o Senhor.

4. 6: Israel será um povo que abençoará o mundo.

5. 7-9a: Israel quando foi punido o foi de forma a crescer e melhorar e não para ser destruído.

6. 9b-11: são listados os pecados que levarão Israel para o Exílio: destruição de todo objeto de idolatria, nada ficará de pé na cidade injusta e os animais tomarão conta, é uma nação tola ( que despreza o seu Deus) e insensata (que não ama o conhecimento e a sabedoria)

7. 12-13: ao som de uma trombeta Deus os reunirá a partir de Babilônia e de todos os lugares.

E para hoje?

1. Apesar de não merecermos, Deus nos cerca e nos guarda. E por que? Para que estando seguros, possamos viver o Evangelho em plenitude. O ideal seria que todos vivêssemos e Evangelho plenamente e servíssemos a Deus com muitos frutos.

2. Qual nosso papel para com nosso inimigos e inimigos de Deus? Esperar que por nosso testemunho e muita paciência, venham a se converter.

3. Esquecemos que fomos chamado para abençoar o mundo todo. Nosso papel é fazer deste mundo um melhor. E como este mundo se torna melhor? Estando aos pés de Crsito.

4. Deus não economizará esforços para no purificar de nosso pecados.

5. Assim como prometido, por sua Graça, uma trombeta soará e, todos que como nos foram objeto da graça de Deus, iremos nos reunir para sempre.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar