MENSAGEM CULTO NOTURNO 25.03.18
Introdução
- 1. Devemos ser justos e bons além dos limites que impõe o mundo que vivemos. Jesus disse no Sermão do Monte que se a justiça de seus discípulos não fosse além da justiça dos fariseus, eles não entrariam no céu (Mt 5.20) e Jesus diz isto no contexto em que está explicando aos seus discípulos que devem ser obedientes e firmes até o fim.
- 2. Ainda no Sermão do Monte, Jesus disse que Bem-aventurados são os que têm sede e fome de Justiça porque serão satisfeitos completamente (Mt 5.6).
- 3. Minhas referências nesta noite não são apenas em virtude dos fatos políticos dos últimos anos, da escalada da corrupção, da violência, e de ideias que são destruidoras para a família e a religião. Nosso país vive, aos olhos do Evangelho, um dos pontos mais profundos da degradação espiritual, já que além da injustiça no mundo caído, a própria igreja está entrega à vaidade, ao pecado e a total falta de profundidade bíblica, espiritual e missionária.
- 4. A situação no tempo de Isaías era parecida: a) a idolatria e o desespero espiritual reinavam; b) os religiosos eram apóstatas; c) havia injustiça de toda a natureza; d) havia um aparente silêncio do Senhor e muitos já começavam a zombar disto, outros acreditavam na total impunidade e os crentes se desesperavam sem solução.
- 5. A Palavra de Deus nos informa de um plano em execução para a completa restauração da criação. Isto implica e fazer justiça favorecendo o bem e os bons e punindo o mal e os maus.
- 6. O trecho que lemos hoje é um prefácio no qual estão declaradas as condições do juízo.
- 7. No entanto, duas coisas são importantes antes de começarmos. A primeira é que o fim das coisas é uma ação de Deus e não tem influência direta do homem. Jesus disse que viria de repente, com um ladrão a noite. A segunda é que de nós são esperadas algumas coisas e nestas é que vamos nos ater. Deus vai cumprir sua parte, mas nós não necessariamente.
a) 1-2: Nenhuma barreira, privilégio, foro privilegiado irá ajudar ninguém:
- Vejam! O Senhor vai arrasar a terra e devastá-la; arruinará sua superfície e espalhará seus habitantes. Será o mesmo para o sacerdote e o povo, para o senhor e o servo, para a senhora e a serva, para o vendedor e o comprador, para quem toma emprestado e quem empresta, para o devedor e o credor.
- O foro privilegiado no Brasil foi criado para proteger os políticos do excesso de processos e abusos contra eles. Passados alguns anos ele serve para ocultar e proteger políticos que praticam toda a sorte de corrupções. No Brasil, por exemplo, existe a famosa carteirada, e a frase: ¨você sabe com quem está falando?¨, ainda é muito comum. Mesmo entre os crentes, o papel de lideres ainda pode servir como justificativa para abusos. É bom observar que não haverá alívio para ninguém, mesmo tendo tido uma posição desprivilegiada. O critério de Deus não é a condição social, o dinheiro, a idade, a nacionalidade ou outra coisa.
- O que nos faz iguais diante de Deus está no fato e que ele criou todos nós e que todos precisamos nos arrepender dos nossos pecados entregando a vida a Cristo. O que nos faz diferentes é o fato de que entregamos nossa vida ou não a Cristo e se seguimos a sua vontade.
- Alguns se queixam dizendo que os crentes afirmam que somente eles vão para o céu e julgam que isto seja uma forma de arrogância. Na verdade é o ensino de Deus.
- Um crente nunca esquece o quanto é devedor a Deus e o quando ele peca, ou seja, sabe que é igual a todos os homens;
- O crente ama fazer o que é certo mesmo que isto lhe traga prejuízo e vergonha.
b) 3-4: Nenhuma barreira geográfica impedirá o Senhor de agir
- A terra será completamente arrasada e totalmente saqueada. Quem falou esta palavra foi o Senhor. A terra seca-se e murcha, o mundo definha e murcha, definham os nobres da terra.
- No Salmo 139.7-12 está escrito: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
- Inclusive o próprio Inferno, que Deus criou para isolar o Diabo e seus anjos com aqueles que o negaram, foi criado por Deus e ele é o Senhor daquele lugar, ainda que ali seja o lugar da sua ausência e não da sua presença.
- Israel viveu sempre em terra onde há conflito e guerras. Aquela multidão de pastores e trabalhadores da construção civil. Deus fez com que dessem uma volta muito maior para chegar à Terra Prometida para que não desanimassem vendo as guerras, mas logo se tornaram grandes guerreiros. Saul e Davi, seus primeiros reis, eram homens de guerra. Por isto, aprenderam que não há lugar seguro na Terra, a não ser que sejamos protegidos e guardados pelo Senhor.
- Quanto se gasta hoje em dia com seguros e seguranças, alarmes, câmaras, etc e nem assim estamos realmente seguros. Por isto também lemos que ¨Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela¨ (Sl 127.1).
- · Crentes devem aprender a se refugiar apenas no Senhor.
- · De alguma forma o Senhor guarda e protege os seus quando tudo vai mal na Terra.
c) 5-6: Haverá prestação de contas de todos os pecados cometidos
- A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, e seu povo é culpado. Por isso os habitantes da terra são consumidos pelo fogo, ao ponto de sobrarem pouquíssimos.
- Muitas pessoas temem o dia do juízo. É preciso separar duas coisas. Primeiramente que haverá um juízo para a igreja, como Paulo ensina em 1 Coríntios 3 para a igreja em que as obras de cada um serão avaliadas. Assim, se agimos com coração cheio de amargura, se agimos por inveja, se os que estávamos fazendo era apenas pela glória dos homens, esta obra será sem valor para Deus, mas o crente será salvo mesmo assim. Haverá outro julgamento para os ímpios e este será de condenação total. Ou seja, se por um lado, nosso juízo como filhos de Deus não nos trará prejuízo quanto à salvação, fará uma avaliação de quem somos ou não no Reino de Deus.
- A transparência, a sinceridade e a verdade são tudo no reino de Deus. Nenhuma delas deve ser pensada sem a outra.
- Transparência significa que nada em sua vida está oculto. Sinceridade implica que o que você diz tem a ver com o que pensa e é. A verdade significa que você está alicerçado em Cristo para tudo que faz.
- Como brasileiros a Palavra de Deus é consoladora e confortadora: não haverá impunidade.
- Pastores estão sempre se manifestando nas redes sociais pela necessidade de que o povo de Deus se posicione contra os males de nosso tempo, e isto é necessário, mas mais do que isto, é preciso informar aos homens que prestarão contas diante de um tribunal justo e por um juiz que conhece não somente as ações, mas até as intenções e pensamentos dos homens.
d) 8-10: O orgulho humano, a autossuficiência humanas irão ter fim
- O som festivo dos tamborins foi silenciado, o barulho dos que se alegram parou, a harpa cheia de júbilo está muda. Já não bebem vinho entoando canções; a bebida fermentada é amarga para os que a bebem. A cidade vã está em ruínas; a entrada de cada casa está fechada.
- De forma alguma devemos pensar que Deus não gosta de festa. Há inúmeras festas ordenadas por Deus no Antigo Testamento para o povo celebrar por dias suas vitórias e lembrar dos livramentos e de compromissos assumidos: Sábado, Lua Nova e Festa das Trombetas, Ano Sabático, Ano do Jubileu, Páscoa e Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas e a Festa dos Tabernáculos.
- No entanto, o que Isaías está ensinando é sobre a alegria humana por se acharem poderosos e autosuficientes.
- Uma das queixas de Jesus com os religiosos da sua época é que eles mais se gabavam de seu berço, já que se denominavam filhos de Abraão, e deixavam de reconhecer a necessidade de abandonar o pecado e adorar somente a Deus e de ser grato a Deus por tudo.
- A gratidão é um santo remédio contra o orgulho – o que é ser grato? Festejar com o coração focado em Deus e sabendo que foi Ele quem nos ajudou;
- O reconhecimento da presença de Deus em toda nossa vida é também necessária, mesmo nos momentos que são ruins – ainda achamos que Deus não está conosco quando tudo vai mal.
e) 14-16: Os homens justos louvarão a Deus como os anjos
- Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o Ocidente aclamam a majestade do Senhor. Dêem glória, pois, ao Senhor no Oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel. Desde os confins da terra ouvimos cantarem: “Glória seja dada ao Justo! ” Mas eu disse: “Que desgraça! Que desgraça! Ai de mim! Os traidores traem! Os traidores agem traiçoeiramente!”
- Uma das cenas mais conhecidas de grande louvor e adoração dos santos está em Apocalipse 7. 9-10 que diz:
- Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.
E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”. - Nunca podemos nos esquecer que Deus não apenas irá condenar os injustos, mas que irá glorificar os santos.
- Temos insistido em ensinar o esquema total do plano de Deus em quatro pontos: criação, queda, redenção e consumação. Estes são pilares que nos ajudam a compreender o total da vontade de Deus.
- O homem foi criado conforme a imagem e semelhança de Deus. Para criar, para crescer, para cuidar de tudo.
- O homem caiu por causa de seu desejo de ser igual a Deus seduzido por Satanás.
- Para redimir o homem Deus enviou Jesus em semelhança de carne humana e, como homem perfeito, pode ser oferecer como substituto do homem.
- A consumação inclui a destruição do mal e de Satanás. Hoje de manhã nos estudamos Ezequiel 38-39, e falamos de Gogue e Magogue e mostramos como Deus está do lado dos seus e como pode vencer forças que aos seus servos seriam impossíveis de resistir.
- Ainda não chegamos lá, há muito ainda por viver e passar, mas nossa vida também deve ser vivida à luz da eternidade e da proteção que Deus dá aos seus.
- Finalmente, Isaías descreve como em um cântico o destino final dos maus e dos bons.