1. O amor de Deus por nações difíceis.
2. O amor de Deus por nós.
3. A perseverança de Deus pelo que resistem a sua vontade.
Antes comentar Isaías 17.9-10 sobre a Síria hoje, mas é uma profecia cumprida. A importância de uma leitura correta de nosso tempo: ideologia de gênero e onde nasceu e onde quer ficar. O MJA nesta.
1. A justiça de Deus ao amar a todos incondicionalmente. Não somos capazes disto sem a obra do Espírito Santo. Deus mas Tiro, mas isto não o impede de punir esta nação. No verso 15 vemos a mesma repreensão a Israel. Uma geração.
2. O problema do orgulho e como Deus quebranto o orgulhoso – Ezequiel 28 um paralelo com Satanás – o orgulho humano hoje se manifesta pela autonomia. Desde pequenos somos ensinados a isto e nos tornamos difíceis de aprender e mudar.
3. Uma nação amiga e que se desviou – Tiro foi parceira de Davi e Salomão 1 Crónicas 14.1 Hirão madeira de cedro para Davi construir o templo. 1 Reis 5 Salomão faz um aliança com o mesmo rei e povo. O problema está basicamente na idolatria, injustiça social e apostasia.
4. Uma nação que negocia com qualquer um e não tem ética. As relações internacionais também exemplificam as relações pessoais. Os conglomerados mundiais discutem embargos econômicos a países que não respeitam os direitos humanos. Tiro é chamada de nação prostituta por isto. O que vale é o dinheiro.
5. Jesus cita Tiro e Sidom e está em Mateus 11.21-22 comparando com cidades judaicas. Continuam duros, mas Jesus diz que poderiam se converter se vissem os milagres feitos em cidades judias.