- Continuamos nossa série em Isaías. Hoje um texto que lembro de ter analisado em Teologia do Antigo Testamento nos tempos de seminário quando. Eu e a Vera estudamos este texto.
- Foi um momento especial que me ajudou a começar a olhar para a Bíblia de um jeito diferente porque Isaías usa recursos literários interessantes para comunicar esta profecia. Ele imagina o dia sucedido da noite e uma sentinela no alto de um dos muros da cidade informando os moradores do que está acontecendo.
- É importante que saibamos que grande parte da Bíblia é composta de poesia e de linguagem coloquial e diária. Isto nos aproxima mais dos homens em sua vida diária e mostra que Deus sempre tratou com gente simples.
- Todos os que estudam a Bíblia sabem que o povo de Israel é descendente de Jacó. Já os edomitas são descentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó.
- Qual é a origem da palavra Edomita? Ela vem da palavra hebraica “edome”, que significa vermelho, uma alusão ao cozido vermelho (prato de lentilhas que foi trocado pelo direito da primogenitura). Em troca desse cozido Esaú vendeu o seu direito de filho mais velho, porque não dava valor a isto. Essa palavra veio a se tornar o sobrenome de Esaú. O nome também se tornou apropriado para designar o território, que era marcado pelo monte Seir, e que tem uma coloração avermelhada, devido a natureza das rochas superficiais.
- Recorremos a outros livros da Bíblia para entender um pouco. Por exemplo, em Ezequiel 25:12-13: “Assim diz o Senhor Deus: Visto que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fez culpadíssimo, quando se vingou deles, assim diz o Senhor Deus: Estenderei a minha mão contra Edom, arrancarei dele homens e animais. Torná-lo-ei em deserto; desde Temã até Dedã cairão a espada”. Essa profecia foi feita por Ezequiel, aproximadamente em torno do ano de 590 AC, mas para compreendermos bem, devemos retroceder um pouco na história. Temos que voltar perto do ano de 1760 AC. Mais ou menos nessa data aconteceu um fato que marcou o início dos conflitos entre esses dois povos.
- Houve um negócio entre Jacó e Esaú. O negócio envolvia a primogenitura. Na cultura oriental o filho mais velho era o que recebia a maior parte de herança e após a morte do pai se tornava o líder da família, inclusive na parte espiritual. Jacó se aproveitou da fome e da fraqueza espiritual do irmão e com uma proposta desonesta e indecente tirou do irmão o direito da primogenitura. Após essa negociata houve uma briga e Jacó fugiu para não ser morto pelo irmão. Depois de alguns anos acabaram se encontrando e se reconciliando. Ficou, porém, uma ferida aberta entre as duas famílias.
- Um livro que trata diretamente de Edom é Obadias. Obadias é o menor livro do Antigo Testamento e tem apenas 21 versículos. Neste livro Deus promete se vingar por Jacó. Começou quando os edomitas proibiram que Israel atravessasse as suas terras durante o êxodo dos israelitas do Egito. Os pecados de orgulho por parte de Edom exigem agora uma forte palavra de julgamento do Senhor.
- Obadias versículo 4: “Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR.”
- Obadias versículo 12: “Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia.”
- Obadias versículo 15: “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.”
- Durante o período de ameaças do cativeiro a posição dos Edomitas foi de vingança. Mas o que mudaria na situação dos judeus o sentimento ou não de vingança dos Edomitas? Eu creio que não mudaria em nada. Os judeus iriam da mesma forma para o cativeiro. O cativeiro não seria mudado pelo sentimento bom ou mau dos seus vizinhos. Então, o que os Edomitas ganharam em expressar este sentimento de vingança para com o povo Judeu? O que eles receberam foi a desaprovação do Senhor.
- 21.11,12 — Esse breve oráculo contra Dumá, oásis ao norte da Arábia, consiste de uma nota editorial (v. 11), de um questionamento da Edom insone ao profeta acerca de quanto ainda durará a noite (v. 11) e da resposta enigmática de Isaías de que a noite acompanha o novo dia (v. 12).
- 21.11 — Dumá localizava-se na interseção da rota comercial leste-oeste, que se estendia da Babilônia a Edom com a rota norte-sul, que ia de Palmira a Edom. Dumá tinha um papel econômico e militar crucial no relacionamento entre a Mesopotâmia e Edom, e seu destino afetou Edom gravemente. Seir é Edom (34.5-17; Gn32.3). Guarda é a patrulha noturna, que vigiava a cidade. A metáfora diz respeito ao profeta Isaías, que, como guarda nas muralhas, via a alvorada — a luz da salvação — a leste antes dos outros. Que houve de noite pode ser reformulado como: O que resta da noite.
- 21.12 — E, também, a noite. O futuro de Dumá é sombrio. A libertação do domínio assírio seria seguida, sem trégua, pelo domínio babilônico.
- Explicando de forma mais direta o texto dia que os edomitas, vendo a desolação causada pelos assírios, estão querendo saber quando todos os conflitos na área irão acabar. Isaías responde que a tribulação vai passar, mas que depois irá voltar e que eles podem voltar e perguntar sempre que quiserem, mas que a noite virá definitivamente sobre eles. A palavra Dumá significa ¨quietude¨ ou ¨silêncio¨, n este caso, Isaías usa a palavra para valer um trocadilho no qual afirma que os edomitas estavam sonolentos durante este período tão ruim não percebendo o mal que os espera.
1. O problema com o desejar o mal a alguém e a vingança – Romanos 12.19-21 onde Paulo cita Provérbios 25.21-22. A Lei de talião do olho por olho e dente por dente também foi condenada por Jesus em Mateus 5.38-42. Deus espera compaixão, empatia, sensibilidade dos seus filhos e é ele quem se vinga por nós.
2. A sonolência de Edom é muito didática – no seu caso foi a sonolência que os levou a inação. A inação não os levou a perceber o próprio pecado. Mesmo quando viram Judá sendo prisioneiro e se alegraram com isto eles confundiram as estações e acharam que as coisas estavam indo conforme eles queriam e talvez achando que estavam sendo abençoados por Deus. Assim, é o chamado para uma maior preocupação espiritual. Como a gente sabe está bem espiritualmente? A pergunta é difícil e a gente sempre foca no que a gente faz: está lendo a Bíblia? Está orando? Mas Jesus resolve bem isto: uma árvore é conhecida pelos seus frutos (Lucas 6.43-44).
3. O amor de Deus pelo seu povo é difícil de explicar – mais uma vez vemos um povo sendo castigado de forma definitiva, porque Edom não existiria mais depois disto, mas os judeus sendo preservados. Esta preservação hoje cabe à igreja: ¨… tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela¨ (Mateus 16.18). Quando Jesus conta a história das árvores a serem podadas ele explica como Deus preserva sua igreja. Ele mantém o que é bom e descarta o que é ruim. Assim também na nossa vida. Se não permitirmos que Deus opere retirando o que atrapalha não podemos nos considerar limpos. É o papel de um discípulo: ser tocado e transformado.
4. Como Isaías, os crentes e a igreja são as sentinelas de hoje – fomos chamados para pregar, ensinar e profetizar (no sentido de pregar). Veja Mateus 28.18-19, Atos 1.8 e tantos outros textos. Nossa mensagem é uma mensagem que fala do dia (a Salvação) e da noite (a condenação). Fala de dias bons e também de dias maus. Não há triunfalismo em uma mensagem verdadeiramente cristã. Jesus quando anunciou que morreria, Pedro quis repreendê-lo e Jesus expulsou um demônio dele ali. Vejamos em Mateus 16.22-23.
1. Fomos chamados para amar e não para nos vingar
2. A nossa condição espiritual é muito importante e precisamos cuidar dela.
3. Deus nos ama de modo que ele nos leva ao arrependimento para que este amor nos alcance plenamente.
4. Somos as sentinelas e falamos da salvação e também dos riscos da condenação.