Ainda no fim da guerra Siro-efraimita e os pavores do cerco assírio. 7-12 é uma unidade. As unidades em Isaias são fáceis de perceber: veja 1.1, 2.1, 6.1, 7.1 e 13.1 – fica claro o fim de um sessão e o início de outra.
Isaías 10, 11, 12
- Momento 1 – 10.1-4 que a justiça flua como um rio ver Isaias 58.6-9. De fato a justiça se faz apenas com amor, porque o amor é imparcial e justo. Veja Jesus quando julga a mulher da moedinha, quando julga a mulher adúltera, como trata o centurião.
- Momento 2 – 10.12 – a Assíria serve aos propósitos de Deus, mas será punida também pelos seus pecados. Ser Instrumento de Deus pode não ser sinal de relacionamento com ele. Pensemos no caso de Satanás com Jó e com Paulo. Pensemos no caso do Faraó quando da saída do Egito. Pensemos naqueles que serão reprovados no juízo porque fizeram grandes feitos Mateus 7.21-23.
- Momento 3 – 10.27 – o fim do jugo pelas mãos de Deus. Este jugo vivido pelos judeus está claramente associado ao seu pecado de idolatria e injustiça. O pecado é um jugo para o homem não perdoado. Além de ser um grande peso, ele trava a vida das pessoas e as leva para a destruição. Por isto não podemos brincar com o pecado. Não há distância segura dele. O Pr Ivan exemplificou ontem o caso de José e o de Davi. Poderíamos acrescentar o caso de Daniel e seus amigos. Os efeitos do pecado na vida de um crente são grandes: consciência pesada, dificuldade de se relacionar abertamente com seus irmãos, sentimento de que não pertence mais ao povo de Deus, expectação de juízo… Por isto, alguns dizem que a religião é geradora de culpa, mas na verdade são os efeitos do pecado em nós. Também não entendem isto porque o homem não pode promover a quebra deste jugo como Deus o faz. É um milagre.
- Momento 4 – 11.1-9 – reino messiânico (agora já são muitas referências a Jesus ver 7 e 9) e como será o mundo então. A primeira,ênfase está no espírito do renovo de Jessé ( pai de Davi) sabedoria e discernimento, conselho e poder, conhecimento e temor obediência e justiça. Quanto a um período de paz na terra: a) O que dizem os dispensacionalistas? Como será este tempo? Talvez a chave esteja no verso 9, a perspectiva de que muita gente conhecerá o Senhor. B) Alguns estudiosos dizem que este tempo já passou quando da volta do cativeiro, mas sabemos que foi um tempo difícil também. C)Podemos entender o texto como uma metáfora para a igreja e onde ele atua plenamente. O que podemos afirmar com certeza é que a única esperança de paz que temos está em Cristo. E o que fazer quando isto não se vê nem mesmo nos crentes? Paz e justiça?
- Momento 5 – seu povo comemora sua libertação, presença de Deus e paz. Acho que merece um destaque o verso 6 – Deus habitando em meio ao seu povo. Aí vamos ao novo testamento. À chegada de Jesus é comemorado por astros e estrelas, pelos reis magos, pelos sábios, e diz que aqueles que o viam se admiravam e maravilhava de sua vida e de suas palavras. Mesmo assim alguns se enganaram, como a mulher de Lucas 11.28-28. É preciso compreender que a maior benção e alegria da vida cristã é a de estar na presença de Deus, ouvir e compreender suas palavras…