SERÁ QUE DEUS NÃO GOSTA DE RELIGIÃO? – ISAÍAS 1

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Mensagem pregada no culto matutino de 16/07/17

A. Vamos ver Isaias nestes dias.

B. Ele viveu e pregou entre 740 e 660 a. C.

C. É um dos livros mais importantes do Antigo Testamento no que diz respeito ao Messias e sobre o futuro.

D. É dos mais usados e citados por Jesus nos Evangelhos.

E. Alguns o chamam de Evangelho do Antigo Testamento.

F. É um livro enorme e merece nossa consideração.

G. Não está em ordem cronológica e combina palavras duríssimas com mensagens profundas e grandiosas de esperança.

H. O chamado de Isaias aparece apenas no capítulo 6. E percebemos um profeta com o coração muito grande e profundamente desejoso e envolvido com a salvação de seu povo e de outros povos também.

O título da mensagem é sugestivo e tem tudo a ver com o texto. 
Hoje é muito comum ouvirmos pessoas dizendo coisas como:

1.   Deus não gosta de religião porque é uma criação humana.

2.   As piores pessoas estão, muitas vezes, dentro da própria igreja.

3.   Eu sirvo a Deus mesmo não seguindo placa de igreja.

4.   Muitas pessoas não entendem a própria religião.

5.   As grandes guerras foram resultado de brigas religiosas.

6.   Pessoas realmente inteligentes não acreditam em mitos e historinhas.

7.   Eu não preciso ficar rezando ou orando na igreja, Deus está em todo lugar.

8.   Os crentes não são realmente diferentes como dizem.

9.   Os crentes dizem que somente eles vão para céu.

Em todas estas frases há um misto de verdades e mentiras. Soam muitas vezes como desculpas para aqueles que não querem seguir a Cristo, mas muitos estão realmente escandalizados com o mau testemunho de muitos: sabe o que é escandalizar? Jesus advertiu quanto a isto severamente.
Pois bem, mas e quando a acusação vem do próprio Deus como em Isaias 1?
A própria estrutura do texto mostra como há uma situação de litígio entre Deus e seu povo. Vejamos.
Divisão do texto e assuntos de cada divisão 

1.   1.1 – apresentação de limite de tempo do ministério protético 

2.   1.2-4 – convocação dos acusados e demonstração de desgosto quanto a eles sendo a primeira a acusação de não conhecerem o próprio Deus.

3.   1.5-9 – descrição da enfermidade e desordem de Judá e Jerusalém 

4.   1.10-17 – palavra à liderança quanto à sua falsa religiosidade é chamado ao arrependimento 

5.   1.18-20 – convocação ao perdão mediante arrependimento ou castigo por causa da obstinação 

6.   1.21-23 – lembranças de um tempo em que havia justiça e temor de Deus e como mudou 

7.   1.24-26 – o Senhor atuará como juiz e mudará os rumos do seu povo 

8.   1.27-28 – ele vai separar os arrependidos dos que são rebeldes 

9.   1.29-31 – uma descrição do fim dos perversos 

CONCLUSÕES 

1.   Primeiramente, se nós, como povo de Deus não o conhecemos e não sabemos sua vontade, quem saberá? Oséias diz para conhecermos e continuarmos conhecendo a Deus. Nosso problema é lutar contra sua vontade e tomarmos rumos diferentes do dele. Andando com ele, ele sempre nos guia e jamais tememos sua vontade. Um exemplo claro disto é Jesus nos momentos anteriores a ser levado preso para julgamento e morte.

2.   Temos clara advertência contra uma religião meramente formal ou focada em outras coisas que não no relacionamento com Deus. A resposta mais simples para a falta de influência dos evangélicos nos rumos das cidades e do país e simples: uma fé nominal, não verdadeira. A gente pode lembrar da história do publicano e do fariseu no templo.

3.   A fé verdadeira aponta sinais de relacionamento com Deus – quem anda com ele tem uma história com ele! Paulo, por exemplo, narra seu encontro, rumos novos na vida após orações, intervenções na sua saúde, livramentos….

4.   A longo prazo a obediência e a verdade pode se tornar hábitos e perder todo o seu brilho e realidade. Acontece com gerações posteriores a avivamentos, acontece com igrejas quando mudam suas lideranças e se acomodam com o passado, acontece na vida de crentes quando se deixam satisfeitos e plenos e deixam de se cuidar. “Tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” foi o recado à igreja de Éfeso.

5.   Joio e trigo estão agora misturados.

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