MULTIPLICA-SE O MAL – GÊNESIS 11.1-9

0 Ações
0
0
0

MENSAGEM CULTO DA MANHÃ 15 DE MAIO 2016

Curiosidades sobre o texto:

  1. Babel é porta de Deus em sumério, mas uma palavra hebraica parecida significa confusão.
  2. Babel é provavelmente o mesmo local e um nome mais antigo de Babilônia.
  3. Não se sabe qual língua era a única é primeira falada: os judeus dizem que era uma forma de hebraico e os muçulmanos de árabe. Não é possível hoje descobri que qual matriz todos os quase 4000 idiomas e dialetos atuais se originaram.
  4. Eles tocaram pedras por tijolos queimado e o cal por betume, com algumas vantagens de engenharia.
  5. Não se sabe se a torre foi completada, mas o verso 8 diz que a cidade não foi, mas na região há construções antigas chamadas de zigurates, bases grandes com outras construções menores que lembram um pouco as pirâmides. A maior encontrada tinha 57 metros de altura. Vi especialistas dizendo que Babel poderia ter até 970 metros levando em consideração os tijolos e betumes da época e a forma de construção. Alguns dizem que foi derrubada pelo vento.
  6. O ditador Sadam Hussein tinha a intenção de reconstruir Babilônia e voltar a sua pujança.
  7. Pecados envolvidos: desobediência, cegueira espiritual, falta de fé, orgulho e maldade sem fim.

 

DESENVOLVIMENTO

1. Não querem espalhar-se – Mostra que o homem desobedece a Deus e não quer espalhar-se sobre a terra e confiar em seu cuidado (ver 9: 1) mas a união dos homens fora da vontade de Deus não produz coisas boas, provavelmente eles já começaram a se desentender durante a construção. No Pentecoste e em Atos vemos Deus reunindo homens de vários idiomas e raças em Cristo.

2. Querem chegar ao céu com uma torre – Mostra que o homem pouco compreende sobre Deus e o avalia sob condições e padrões humanos – chegar ao céu com uma torre e encontrar a Deus? – Deus não está contra os projetos de engenharia e a inteligência humana, mas há um problema de finalidade no projeto. Deus sabe que o homem não pode achegar-se a ele por isto veio em sua direção, em Atos o vento invadiu o lugar. Cristo soprara seu Espírito nos discípulos e agora o recebem de vez. Quem busca a Deus fora de Cristo ainda mostra esta incompreensão.

3. Mostra que o homem quer ser Deus e controlar tudo e, com isto mostra que não confia em sua vontade, por aquele plano julgavam que resolveriam todos os seus problemas, não entendendo que seu maior problema é estar longe de Deus – olha que curioso ESPALHADOS IRIAM FAZER A VONTADE DE DEUS ENQUANTO JUNTOS, POR CAUSA DO PECADO, PLANEJARAM O MAL. O evangelho nos propõe estas loucuras: o cristão é o maior escravo de todos – sujeito às leis e autoridades, sujeito a seus irmão, sujeitos a Cristo, mas é o mais livre dos homens porque não é mais escravo do pecado.

4. Querem construir um nome e serem famosos – Mostra que o orgulho cega de tal modo que o homem que alcançar o inalcançável, porque procura no lugar errado.

5. Não haveria limites para a maldade humana – o homem sem Deus não tem limites e pratica o mal desenfreadamente.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar