SINAIS DO REINO ENTRE NÓS: PALAVRAS E VIRTUDES! – LUCAS 5

0 Ações
0
0
0

Introdução

Esta é uma das passagens do ministério de Jesus de tirar o nosso fôlego, uma daquelas passagens que nos leva a considerar com profundidade a nossa fé e o poder que ele tem. São textos inquietantes da Bíblia porque os aspectos dos milagres saltam aos nossos olhos: a pesca maravilhosa, a cura de um leproso, a cura de um homem paralítico, o fato de que ele sabia os que os homens estavam pensando.

Não é apenas isto que vemos neste texto, vemos também: ele está pregando a uma multidão a quem também ensina, ele chama pessoas comuns para serem discípulos, o vemos preocupado em obedecer e fazer obedecer à lei de Moisés, se retira solitário para o deserto para orar, perdoa pecados, faz sua refeição com pecadores (no caso publicanos), mostra sabedoria e firmeza para responder questões difíceis em momentos muito delicados.

Esta passagem nos parece completa no sentido de mostrar todas as dimensões do ministério de Jesus, de suas intenções com os homens e da maneira como lida com o pecado, com o pecador, com os doentes, e tudo mais. As impressões e marcas que ele deixou naquela população foram muitas, e não foram à toa, tinham um proposito e uma direção. Parece-nos parece claro que uma busca pelo Evangelho completo seja razoável. Os sinais do Reino estão aí. Nosso problema é não enxergarmos todas as dimensões do Reino e da nossa relação com Cristo.

Desenvolvendo o texto – informações preliminares do texto e livro

  1. É preciso entender o escopo maior de Lucas, como um relato pormenorizado de tudo o que estava acontecendo no mundo de então pela presença e pela obra de Jesus. Sabemos que Atos dos Apóstolos é parte integrante deste mesmo documento, e nele vemos claramente Lucas mostrando a extensão do Reino de Deus que chega o mundo de então, indo, sobretudo para Roma. O Reino no reino. Ele parece mostrar um contraste entre este e aquele reino.
  2. Sendo médico, podemos esperar que ele fale das curas com seus detalhes e lhes deem destaques, mesmo quando citadas rapidamente, como neste texto, a dinâmica não nos deixa ignorar o poder de curar de Jesus como um elemento fundamental de seu ministério.
  3. O foco nas curas que Lucas nos conta não pode nos cegar para perceber que ele sempre destaca um aspecto importante da vida espiritual e do ministério de Jesus: a oração (5:16, 6: 28, 21: 36, 22,40). Lucas não apenas mostra Jesus orando diversas vezes, como também pedindo a todos que orem.

Pois bem, destaquemos o que se pode esperar.

  1. O Reino jamais se apresentou sem a Palavra de Deus
  • Jesus sempre estava ensinando, sempre houve interesse nele nisto.
  • As multidões se assentavam para ouvi-lo.
  • Do mesmo modo a presença do Reino em nós nos levará a desejar ouvir suas palavras.
  • Onde está o Reino de Deus há sede e ensino da Palavra de Deus.
  1. O Reino jamais se apresentou sem a exigência de discipulado
  • Tanto após a pesca quando ao passar pela coletoria, ele chamou os homens ali para segui-lo.
  • O discipulado sempre exige que encontremos em Cristo tudo aquilo que precisamos.
  • Sabemos que ele é o pão do céu, a água da vida, que uma vez com ele jamais nossas almas terão fome ou sede.
  • Onde está o Reino de Deus há pessoas se entregando para viver para Cristo.
  1. O Reino jamais se apresentou sem milagres
  • Podemos sempre crer e esperar por milagres onde Cristo está
  • Milagres de toda natureza: abençoando o trabalho das pessoas, curando os doentes, revelando o segredo do coração dos homens.
  • Ainda que o milagre seja a transformação de todas as convicções e intenções do coração do homem.
  • Onde está o Reino de Deus sempre há curas e intervenções divinas de toda a natureza.
  1. O Reino jamais se apresentou sem oração
  • Jesus orava. Isto deve nos indicar alguma coisa especial sobre a oração.
  • Ele o fizera como homem, porque precisava orar.
  • Orou para nosso exemplo. Orou para ser fortalecido em suas decisões. Orou para que Deus interviesse em sua vida para que os planos fossem executados em sua totalidade. Orou para não cair em orgulho, tentação e para não se desviar nem para a direita e nem para a esquerda. Quem sabe até para que não fizesse uso abusivo de seu poder e autoridade, o que faríamos facilmente se tal poder e autoridade nos acompanhasse.
  • Onde está o Reino de Deus há oração constante e fervorosa.
  1. O Reino jamais se apresentou sem conversões
  • Apesar de todos os relatos que temos de trabalhos missionários sem fruto, da dificuldade que temos de levar pessoas a Cristo, a verdade é que a pregação exige sim que o homem se posicione, e comumente vemos muitos se convertendo.
  • Sabemos que boa parte das pessoas citadas diretamente no texto, e mesmo aquelas apresentadas de modo mais genérico (multidão) acabam não aparecendo mais, muitas talvez tenham realmente se ¨desviado¨ da mensagem, mas a verdade é que sabemos que muitos tiveram sua vida transformada, não só pela cura do corpo, mas pela mudança interior e o novo nascimento.
  • Onde está o Reino de Deus as pessoas são transformadas interiormente e se tornam novas criaturas.
  1. O Reino jamais se apresentou sem confrontação com o pecado
  • O texto, de modo geral, mostra um Jesus desprendido de laços doutrinários ou cuidados maiores com aquilo que pode ou não tocar. Ele interferiu no trabalho dos pecadores, na coletoria, estava em um jantar. Estava lidando com pecadores em todas as suas inteirações. Sua santidade poderia impedi-lo de ter este contato e mesmo de desejar que qualquer um daqueles o conhecesse e, quanto mais, que fossem perdoados. Mas não é isto que acontece.
  • Ele perdoa um homem mesmo sem que este o pedisse, como se dissesse, estás curado do corpo, mas o teu pecado também deve ser curado, perdoado.
  • O faz a frente de religiosos que não entendiam a dimensão do perdão e muito menos quem ali perdoava.
  • Perdoa no meio de uma controvérsia: curar o corpo ou perdoar pecados? Com suas palavras, Ele afirma: posso todas estas coisas! Nada lhe é impossível.
  • Onde está o Reino Deus as pessoas são perdoadas de seus pecados e podem começar novamente suas vidas, mas agora na presença de Deus.
  1. O Reino jamais se revelou sem a confrontação com o mal
  • Em tempos de politicamente correto é quase uma loucura apresentar um texto no qual há um debate direto com pessoas claramente maldosas.
  • Jesus nos advertiu sobre a existência destes confrontos.
  • Jesus se manifesta assim porque vem para guerrear contra as trevas, a mentira, a falsa religiosidade e nem sempre se impõe apenas pelo exemplo, mas pelo confronto pacifico também.
  • Nos lembramos de seu confronto com o Diabo no deserto em Mateus 4, onde o confrontou com a própria Palavra. Podemos nos lembrar, também, das duras acusações de João Batista às autoridades e ao povo comum. Destemidamente.
  • Onde está o Reino de Deus há confrontação contra toda forma de pecado e mal.
  1. O Reino jamais se revelou sem confrontar a falsa religiosidade
  • Este é um aspecto importante, porque não só o mal, o pecado, mas a distorção da verdade, o uso comercial da religião, a negação do conhecimento de Deus por aqueles que são detentores da liderança religiosa, o autoritarismo religioso, a parcialidade, entre tantos erros e enganos daqueles que são falsos religiosos.
  • Jesus não tem medo de apontar a incoerências, inconsistências e erros deliberados. Não se calava. Fazia calar.
  • Quando lemos, por exemplo, Mateus 23, vemos que Jesus revela o duro juízo sobre o qual estarão os falsos religiosos.
  • Onde está o Reino de Deus a falsa religiosidade simplesmente deve desaparecer.

Conclusão

Vemos com esta passagem a dinâmica abrangente do Reino de Deus, não deixando uma só esfera da vida fora dela. Jesus é Deus, todo poderoso, mas que foi homem como cada um de nós.

Venha nós o seu Reino e seja feita a sua Vontade!

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar