DE ANTEMÃO VOS TENHO DITO TUDO – MARCOS 13.14-23

0 Ações
0
0
0

Mensagem orignalmente pregada no culto noturno IBVB 05 de fevereiro de 2023

INTRODUÇÃO

  1. Você gosta que as pessoas sejam verdadeiras e sinceras? Ou gosta de bajulação?
  2. Como você aprende e apreende as coisas?

O TEXTO

QUAIS OS RECADOS DE JESUS NESTA PARTE DO SEU ENSINO SOBRE OS FIM DOS TEMPOS?

  1. NÃO SE ENGANE: ESTAMOS SOB ATAQUES CONSTANTES: Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito, estar onde não deve estar (quem lê, que entenda), então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; e o que estiver sobre o telhado, que não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; e o que estiver no campo, que não volte atrás, para tomar a sua veste. Mas ai das grávidas e das que criarem naqueles dias! – O texto trata do cerco e destruição de Jerusalém com a consequente perseguição de judeus e cristãos visando o seu fim. É difícil entender como a destruição de algo que parece protegido pelo próprio Deus, como a cidade e o povo dele, possam ser sua vontade. Deus usa isto para peneirar seu povo, punir os maus e purificar ainda mais um remanescente. Daniel 9, 11 e 12 falam destes dias como precursores do tempo do fim. Jerusalém e o Templo já haviam sido profanados séculos antes pelos selêucidas, mas aquilo era apenas um indício de que algo igual voltaria a acontecer.
  2. ESTEJA SEMPRE PRONTO: Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno, porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos que escolheu, abreviou aqueles dias. – Na verdade, o povo de Deus sempre está sob constante ataque, mas é vítima quando prioriza o que Cristo não prioriza. Quanto mais amamos este mundo, mais frágeis somos aos ataques e seduções inimigas. A tendência de buscar conforto e refúgio pode ser motivo de nossa destruição. A obediência a Deus pode exigir que façamos o exato oposto dos demais. Jesus fala de dias abreviados, mas não da ausência de perseguição e mortes. Ou seja, por pior que as coisas pareçam para o povo de Deus, ele sempre dá livramento, fortalece e diminui os impactos do mal. Aquelas perseguições foram a causa de prisão e morte de muitos cristãos, da queda de Jerusalém e da queda de Massada, a última fortaleza. Ou seja, são eventos encaixados na história, mas ao mesmo tempo, preparo para tempos futuros para o povo de Deus.
  3. CUIDADO COM SAÍDAS FACÉIS E DISCURSOS CONVINCENTES: E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo, ou: Ei-lo ali, não acrediteis. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo. – No meio da tribulação e da perseguição, as mentiras e a confusão são grandes. A tal ponto de quase confundir os mais espirituais e mais sábios. Ou seja, uma período marcado por muitos impostores, falsos profetas e falsos homens de Deus persuadindo multidões. O fim dos tempos será precipitado, ou iniciado, por pessoas que desprezam, zombam, falseiam e usam o Reino de Deus para se beneficiar, mas que num determinado momento mostrarão suas garras. Sairão do meio do povo de Deus também.    
0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar