CURANDO A SDR E A AIB

0 Ações
0
0
0

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, CURANDO A SDR E A AIB

Neste mês de julho estaremos de férias na Escola Bíblica Dominical aproveitando ass férias escolares e dando um descanso também para professores e alunos que, como é sabido, desenvolvem como boa parte da igreja, diversas outras atividades durante a semana. Umas na própria igreja e outras atividades profissionais e pessoais tão importantes quanto.

Estaremos de volta no dia 06 de agosto normalmente. Mas quero atentar para alguns detalhes.

A EBD foi criada a pouco mais de 100 anos atrás para atender crianças, propondo-se inclusive a alfabetizá-las usando a Bíblia. O movimento cresceu atingindo todas as faixas etárias. Tornou-se um instrumento, principalmente dentro das igrejas batistas, de ensino da Palavra de Deus. Durante muito tempo, nós batistas, éramos reputados como “doutores em Bíblia” dado o conhecimento adquirido dentro da própria igreja. Fui testemunha, mais de uma vez, do temeroso respeito de irmãos de outras denominações quanto em discussão com um crente batista. Se nos serve de consolo, não tenho no momento, conhecimento no nosso meio de qualquer igreja ou denominação com identificação tão profunda de um conhecimento equilibrado da Palavra de Deus.

Passamos, no meu modo de entender, duas crises. A primeira é a de SDR (Substituição da Revelação) e a segunda de AIB (Anemia Intelectual Bíblica).

A crise de substituição é notória porque se pode perceber em cada crente outras preocupações diferentes quanto a um domínio no conhecimento da Revelação de Deus. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará”, “Antes medita de dia e de noite para que tudo te vá bem”, são explicitações da própria Palavra de Deus quanto ao poder dela em nos ajudar.

A anemia Intelectual Bíblica é também forte porque vemos a pouca profundidade de conhecimento que se reflete na vida e nas conversas de muitos crentes. Tudo se torna muito fraco e superficial quanto não temos intimidade com a Palavra. Tropeçamos com mais facilidade, sofremos mais, temos menos opções de escape nas diversas situações porque nos falta sabedoria. Até quando pregamos parecemos pouco interessantes porque o sermão vira uma “reza”.

Sei, tanto quanto qualquer um de vocês, o quanto é duro acordar cedo no domingo. Sei o quanto o conhecimento é caro. Sei o quanto a comunhão com Deus e a igreja pode ser cheia de altos e baixos. Sei que o caminho é longo, apertado e cheio de espinhos. Mas quero mesmo assim deixar este convite, ainda que pudesse convocá-lo a ser aluno da EBD, para que nos domingos pela manhã você viesse estudar a Bíblia conosco e assim ser curado a SDR e da AIB, duas novas doenças silenciosas que atacam a alma de cristãos pelo nosso país afora.

Pastor José Martins Júnior

Julho de 2006

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar