O propósito é que as pessoas cuidem melhor de sua alma e de seus corações, não dando espaço para sofrimento e uma vida fracassada. Fomos chamados para viver para Deus, viver para Cristo, e nossa vida deve glorificar a Deus. Nosso coração, mente, pensamentos, podem ser fonte de benção e firmeza como de tropeço. Uma vida radicalmente ligada a Cristo começa com um coração radicalmente pertencente a Ele.
- A Bíblia, ou os autores bíblicos sempre falam de coração, mente, entranhas, alma, espirito. Em alguns momentos estas palavras são sinônimas.
- Para diferenciar, falamos na Teologia de Dicotomia e de Tricotomia. Didaticamente a Tricotomia faz uma distinção interessante: corpo, alma e espírito. Eu, na verdade tenho bastante dificuldade para diferenciar assim por entender como uma unidade.
- Ainda falamos da seguinte forma, quando falamos de espirito, alma, corpo: estrutura e psíquico: mente.
- Nessa nossa tradução coração pode ser traduzido ou substituído por mente, ficando assim: ¨acima de tudo, guarde os seus pensamentos, pois deles dependem toda a sua vida¨.
- Minha maior preocupação é o claro sofrimento que vemos nas pessoas de nosso tempo e mesmo na igreja: depressão, ansiedade, solidão, pessoas presas a empregos, relacionamentos, vidas inteiras que são pedra de tropeço, incomodo, gente que poderia ser livre, mas anda presa porque não muda de mente.
- Tenho ainda por preocupação uma incoerência de nosso modo de viver. O quanto cuidamos da saúde do corpo, de bens materiais (tem gente que não deixa um arranhãozinho no carro de jeito nenhum), mas poucos cuidam de fato do seu coração e de seus pensamentos.
Por que é importante guardar a mente, coração ou os pensamentos?
- Nele está a origem de todos os males da nossa vida – Marcos 9: 42-47– nosso membros não tem vontade própria, são comandados por nossa vontade e mente.
- Nele se travam as grandes batalhas da nossa vida – Romanos 7: 14-25– o pecado reside em nós, mas o Espirito Santo também, guerreando para que decidamos pelo bem ou pelo mal.
- Nosso coração aponta para o que de fato valorizamos – Lucas 6: 45 – não somente a nossa voz, mas todo nosso corpo fala aquilo que está em nosso coração. Já ouviram falar de LINGUAGEM CORPORAL?
- Nele reside o que realmente somos e os nossos segredos – conheço um pregado que insistia na tese de que o que somos por dentro não poderia jamais ser exposto sem que passemos uma vergonha ou constrangimento muito grande. Nossos juízos, nossas preguiças, nossa invejas, nossas desconfianças.
- Nossa transformação total começa por lá – Romanos 12: 1-2 – a mudança começa pelo ouvir, se deixar convencer, refletir, analisar e tomar a decisão. De qualquer modo deve ir no sentido de uma decisão.
Conclusões
- Cuidar de nossos corações e pensamento é de fato o mais importante.
- Precisamos da ajuda de Deus e sua Palavra e não podemos descartar ajuda de outras pessoas.
- Quando queremos alguma ou precisamos de alguma mudança saiba que elas sempre devem começar no coração, na mente, e só assim poderão dar certo.