CONFIAR EM DEUS É SEMPRE MELHOR – ISAÍAS 7-8

0 Ações
0
0
0
MENSAGEM PREGADA NO CULTO MATUTINO DE 23 DE JULHO DE 2017

1.   Os capítulos de 7 a 12 trazem o período da aliança sírio-efraimita.

2.   Primeira parte: um recado para que a Acaz não tema a união de Rezim e Peca. Ver 7.1-9. O texto diz que eles temeram muito e Acaz foi para o aqueduto para garantir algum sustento durante o período de guerra que viria. Quais medos podemos ter e quais promessas devemos nos lembrar? Eu sei que sempre há uma crítica contra aqueles que só pensam em bênçãos e que só vivem buscando promessas, mas elas devem ser lembradas, sobretudo por aqueles que obedecem. Algumas: Sustento do Senhor, o pão de cada dia, a palavra na boca na hora certa, sua presença constante.

3.   Segunda parte: negando pedir um sinal, Acaz escolhe confiar em sua própria força. Ver 7.10-12. Apesar de parecer algo bom, na verdade esta rejeitando a Deus e achando que pode resistir os assírios ou mesmo entrar em acordo com eles. Criticamos a dúvida de Tomé, achamos loucura o que Gideão fez, mas vemos neste texto o próprio Deus se pondo a prova.

4.   Ver 7.13-8.10. Terceira parte: a família de Isaias como sinal de Deus, primeiro o filho Sear-Jasube (um remanescente voltará) e depois Maher-shalal-hash-baz (veloz para saquear e rápido para levar embora) e a virgem ou jovem como símbolos de Maria e Jesus. Alguns acham que o Emanuel seria Esequias, mas não é, para a época e o próprio filho de Isaias e depois, de forma completa o próprio Jesus.

5.   Quarta parte: Isaias e convocado a não pensar como os outros. Ver 8.11-18. Alguns estavam apavorados, outros confiando em um acordo. Alguns dizem que a fé é um salto no escuro, mas é uma sentença que deve ser bem analisada. É verdade que não temos uma descrição detalhada de tudo que viveremos, mas temos pelo menos em linhas gerais, ou seja, qual será nosso destino dependendo do caminho que escolhermos.

6.   Quinta parte: no momento de desespero, cuidado com quem procura ajuda? Ver 8.19-20. Há duas ironias no texto: o povo não vai buscar a Deus? Vão deixar os mortos ensinar os vivos?

Resumindo: 

1.   Fomos chamados para nunca temer o mal dos homens, mas sempre confiar em Cristo em suas promessas.

2.   Fomos chamados para confiar única e exclusivamente em Cristo, nem mesmo em nós e em nossa própria força.

3.   Cristo é o cumprimento cabal de todas as promessas de cuidado e bênçãos para o povo de Deus.

4.   Também fomos chamados a não pensar por nós, mas desenvolvermos uma forma cristã de pensar e esta vem pelo conhecimento e reflexão na Palavra de Deus.

5.   Cuidado em momentos difíceis, sempre podemos piorar as coisas!

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar